LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sinistralidade dos transportes: Os problemas que envolvem o transporte de cargas no Brasil

Fatores como estradas esburacadas, trânsito e crime organizado preocupam empresários

(Chapecó) – O segundo dia de seminários na Logistique 2010 iniciou às 16h desta quarta-feira, com o palestrante Sergio Casagrande de Oliveira. O tema sinistralidade dos transportes apresentou os principais problemas enfrentados no setor. Os principais fatores são: más condições das estradas, despreparo da estrutura da policia, trânsito quadrilhas migratórias, concentração de entrega no final do mês e impunidade dos receptadores.

Os furtos são os motivos de maior dor de cabeça para as empresas de transportes. Só em 2009 foram registrados 13.500 furtos de cargas e a estatística para 2010 representa algo em torno de 16 mil roubos, segundo dados da Associação Nacional de Transportes e Logística (NTC). O valor roubado cresce ao passo que o numero de casos diminui, caracterizando furtos qualificados que em 2009 chegaram a R$900 milhões.

Para o palestrante, Sergio Casagrande de Oliveira, os motoristas não são culpados pelos furtos, na grande maioria. “A maioria dos casos acontecem porque os motoristas entregam as cargas. Eles não fazem parte das quadrilhas, mas o sistema os obriga a entregar as cargas sem assaltos ou batidas”, diz.

Os produtos mais furtados são os alimentícios, seguidos por cigarros, eletroeletrônicos e farmacêuticos. Os roubos acontecem em maior numero, 70%, em estradas, 30% dentro das cidade. 70% pela manhã dentro das cidade e 60% nas estradas durante a noite. Os veículos são recuperados em 80% dos casos e 60% dos valores mais elevados são furtados nas estradas.


Fonte: Assessora de Comunicação - Logistique em 28/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário