LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Artigo: Uma luz brilha no fim do túnel...verde, amarela ou vermelha?

Por Marco Antonio Oliveira Neves




Uma luz muito forte brilha no final do túnel. Parece que a tempestade está se dissipando. Será que a calmaria se aproxima?


Tudo (ou quase tudo) aponta para um cenário altamente positivo para os próximos anos. E isso não tem nada a ver com Copa do Mundo ou Olimpíadas. Isso beneficiará muito mais as construtoras licitadas, os políticos diretamente envolvidos com os eventos, os membros dos comitês organizadores e as entidades máximas que representam o futebol e o esporte em geral, como o COI, a FIFA e a CBF. A nós, caberá uma pequena fatia desse saboroso bolo (ou pizza quem sabe).

Voltando à realidade dos mortais, os principais indicadores macro-econômicos de nossa economia parecem estar sob controle. Devemos ter um relativo cuidado com a taxa de inflação, que poderá ser pressionada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda de alguns produtos essenciais; por isso, vale a pena monitorar a evolução do IPCA e IGPM. A boa notícia é que deveremos ter uma safra recorde de grãos neste ano.

Mais preocupante é o nível de endividamento da população, principalmente nas classes B e C, que estão abusando da oferta de crédito. Isso sim poderá levar a uma significativa redução no ritmo de demanda e afetar o ritmo da economia interna caso as dívidas não sejam saldadas. Bastante atenção a esse fato!

Também nos preocupa a crise econômica ainda não superada por importantes países europeus, como a Espanha, que enfrenta uma alta taxa de desemprego que envolve 20% da sua população ativa. Inglaterra, França, Alemanha e Portugal ainda não se recuperaram totalmente. E o que falar da Grécia? Vale lembrar que a União Européia é o principal parceiro comercial do Brasil, respondendo por mais de 20% das exportações tupiniquins. Os norte-americanos, igualmente importantes, têm apresentado oscilações em importantes indicadores econômicos, apontando certa fragilidade da sua economia. Menos mal que tudo segue bem na China. Mas, olhos abertos com a Argentina, importante parceiro do Brasil.

Porém, nada disso deverá comprometer os otimistas índices de crescimento no setor de logística e transportes, bem acima da variação prevista para o PIB brasileiro, que deverá ter um crescimento limitado a 5% ou 6% nos próximos anos, devido a gargalos diversos, sendo um deles a disponibilidade de mão-de-obra qualificada e outro, a logística.

Esclarecido o ambiente externo, vamos nos voltar agora à questão interna, particular de cada Transportadora e Operador Logístico. Afinal, o que está sendo feito na sua empresa para usufruir desse positivo cenário projetado para os próximos anos?

Que tipo de investimento está sendo feito na qualificação, atração e retenção de talentos? O que foi feito, internamente, para ampliar o escopo de atuação da área de Recursos Humanos? Quanto sua empresa tem investido em treinamento?

Vamos falar de vendas. O que avançamos na área comercial? Os vendedores foram capacitados tecnicamente? As vendas tem resultado em maior lucro ou apenas no incremento do faturamento? O índice de retenção de clientes está aumentando? O percentual de vendas atrelado a contratos formais é maior? E qual o acréscimo de vendas proveniente de novos Clientes (oxigenação da carteira)? Por fim, quais novos serviços foram lançados?

E a área operacional, continua sobrecarregada e tendo que "apagar incêndios" cada vez maiores?

Vamos aos custos e formação de preços, áreas vitais para qualquer empresa. Sua empresa apresenta pleno domínio dos conceitos técnicos? O fluxo de custeio é confiável para a formação de preços? Os cálculos são realizados em planilhas paralelas ou a partir de informações oriundas de sua solução de gestão empresarial (ERP)? A informação de rentabilidade é gerada ao longo do mês ou apenas após o encerramento do período de apuração dos resultados, com dias ou meses de defasagem?

E que tal falarmos de tecnologia? A empresa tem investido em novas soluções tecnológicas? Os investimentos realizados em hardware e software trouxeram o retorno previsto? A vida dos seus funcionários melhorou com a implantação de novas ferramentas ou eles se tornaram "escravos" das suas funcionalidades? Sua empresa está mais ágil ou mais engessada?

Não podemos esquecer o Cliente, a razão de nossa existência. O que sua empresa tem feito para SUPERAR SUAS EXPECTATIVAS? Você continua achando que o SAC vai resolver seus problemas ou já partiu para buscar uma solução muito mais ampla, de GRC – Gestão do Relacionamento com os Clientes (conhecido aí fora por CRM)?

E para finalizar esses questionamentos, como sua empresa lida com o marketing? Para ela, isso é um luxo desnecessário? Você ainda acredita que entregar calendário, caneta, chaveiro e outras bugigangas, irá ajudar em alguma coisa? E anunciar na revista A, B ou C, que tipo de retorno trouxe? Tentou algo na web?Já ouviu falar em Inteligência de Mercado?

Bem, existe uma forte e brilhante luz no final do túnel. A cor dela dependerá de você. Afinal, qual a sua cor preferida?

Autor: Marco Antonio Oliveira Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário