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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cabedelo, um modelo de Porto eficiente!

Parceiros elogiam projetos de desenvolvimento logístico

A infraestrutura deficitária e a sobrecarga dos grandes portos brasileiros têm prejudicado várias empresas que dependem dos terminais portuários para descarregar e distribuir sua carga. Nos últimos anos, foram muitas as companhias que sofreram para movimentar suas mercadorias, seja pela costa brasileira – navegação de cabotagem -, seja entre os países. Diante desse contexto, o Porto de Cabedelo se sobressai, não pelo seu tamanho, mas pela sua eficiência. Para seus parceiros, esse é um dos principais diferenciais do terminal paraibano em relação a grandes portos como Pecém, Suape, Santos, Itajaí, que já estão superlotados e acabam gerando custos maiores que os esperados para seus clientes. Além disso, o Porto de Cabedelo ainda traz uma grande vantagem para aqueles que querem comercializar sua mercadoria no Nordeste: o terminal paraibano está localizado num ponto central da região, o que facilita a distribuição e diminui o custo de fretes das mercadorias para todos os estados nordestinos.

Roberto Araújo, diretor da Termisul, uma empresa de logística integrada do Rio Grande do Sul e que atua como parceira do Porto de Cabedelo, destaca que Cabedelo hoje se apresenta como uma ótima opção para diminuir custos e auferir agilidade à distribuição de mercadorias. “A gente vem acompanhado o desenvolvimento do país e estamos vendo várias dificuldades para descarregar mercadoria já que os portos estão lotados. Então, ao buscar alternativas, encontramos Cabedelo, que se mostrou apto para atender a demanda”, disse ele, frisando que a localização do terminal também foi determinante, visto que é bastante estratégica para a relação comercial com o Nordeste.

Para ele, a parceria do porto com a Termisul só veio a agregar mais qualidade ao serviço oferecido pela empresa, que agora pode garantir a agilidade tão requisitada pelos clientes quando se trata de comércio marítimo. “Com um porto flexível, que investe em sua infraestrutura e se preocupa com os custos dos serviços, tudo fica mais fácil”, observa Roberto. E é desse modo que também pensa Melca Farias, consultora de Comércio Exterior da Luma Trading, outra empresa parceira do Porto de Cabedelo, e que atua intermediando e facilitando as importações e exportações através do terminal.

Para ela, é preciso reduzir custos com as importações trazendo o fornecedor até o estado. “Temos a missão de desenvolver o estado, deixá-lo mais forte e essa parceria é primordial para isso. Vamos incentivar as exportações das mercadorias paraibanas e, ao mesmo tempo, atrair os fornecedores estrangeiros para o Estado, que tem um porto sendo preparado para atuar e o Porto de Cabedelo, que nesse contexto, tem se mostrado bastante preparado para atuar na recepção desse fornecedor”, explica Melca, que junto a Roberto Araújo, diretor da Termisul e outros parceiros, a exemplo da Maroja Transportadora, estiveram no estante exclusivo do Porto de Cabedelo na Expo Cargo 2010, uma das mais importantes Feiras do país em se tratando de volume de negócios e que aconteceu no início de novembro, em Porto Alegre (RS).

Na Expo Cargo, realizada semana passada, o diretor comercial do Porto, Francisco Paquet, apresentou aos diversos visitantes do estande da Companhia Docas da Paraíba, o projeto de Cabotagem do terminal que já vem chamado a atenção de diversos investidores, inclusive do Rio Grande do Sul. Lá Paquet também apresentou outras ações em desenvolvimento no terminal como a dragagem, as linhas de containers de longo curso, parcerias com a iniciativa privada para equipar o porto, incentivos do Governo do Estado aos investidores na Paraíba e o a construção de seu Terminal de Containers (TMU), que já tem recursos garantidos pelo PAC II.


Fonte: Paraiba.com.br em 22/11/2010

Notícia postada pelo portal Logística Total

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