LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Noticia: Investimento no Mucuripe.

Porto de Fortaleza terá nova estação de passageiros

Até 2014 o terminal de passageiros Virgílio Távora, do porto do Mucuripe, em Fortaleza, ganhará nova estrutura e será um dos mais modernos de todo o país, ocupando uma área de 5 hectares no total, segundo planos da Companhia Docas do Ceará (CDC).


No momento, o porto é, basicamente, um porto de atracação de cargas, administrado e explorado comercialmente CDC. Em sua estrutura interna, o terminal possui apenas um pequeno salão de embarque e desembarque de passageiros, com banheiros, poucos assentos de espera, sem praças de alimentação e sem quiosques. Tem um estacionamento público e volante, além de um posto de táxi. Segundo Joaquim Bento, assessor técnico de Infraestrutura do porto do Mucuripe, atualmente, a estrutura montada para o embarque e desembarque de passageiros (scanners, palets) durante um cruzeiro marítimo, fica a cargo da operadora de turismo que organiza a viagem.

Ampliar capacidade

O porto do Mucuripe aceita navios de, no máximo, 35 mil toneladas, mas após as obras previstas de dragagem, o porto terá capacidade para receber navios mais pesados, de até 70 mil toneladas. Para receber os turistas que virão para Copa e depois dela, está prevista a construção de um cais de 350 metros de comprimento e uma moderna estação de passageiros. Não será apenas uma reforma, mas, praticamente uma nova construção. Além das obras os planos prevêem a contratação de um novo sistema de segurança, que contará com novos equipamentos de scanners. Segundo a Assessoria de Comunicação do Porto, ainda será feita uma licitação para escolher a empresa que irá realizar o projeto de construção do cais e da nova estação de passageiros.

Os investimentos para as obras estão assegurados dentro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e totalizam R$ 105 milhões. Segundo Pedro Brito (Secretaria dos Portos), o novo portão náutico do Ceará contará com posto da Polícia Federal, alfândega, praça de alimentação, sistema de distribuição de bagagem e serviços de aluguel de carros.

“A nova instalação dará ao Ceará uma condição invejável para atrair navios”, explicou Brito. Em meses sem navios turísticos para atracar, o terminal continuará recebendo navios de carga. As obras estão prehvistas para começar em março de 2011, com prazo de conclusão em 2013, antes da Copa do Mundo.

Navios-hotéis

Existe a possibilidade de que os navios de cruzeiro funcionem como hotéis durante a Copa de 2014. Segundo a Secretaria do Turismo do Ceará, essa opção está sendo avaliada, mas ainda não existem dados sobre a quantidade de leitos que poderão ser ofertados. Neste caso, o porto do Mucuripe cederia o local, além de toda a estrutura da estação de passageiros.

Treinamento

A Companhia Docas acaba de inaugurar um Centro Vocacional Tecnológico Portuário e está capacitando jovens que vivem nas áreas próximas para trabalhar em várias atividades por meio de cursos profissionalizantes e da formação integrada, sobretudo de jovens que vivem em situação de risco próximo ao Porto do Mucuripe.

Carga

Além desses projetos, o porto do Mucuripe está construindo um novo sistema de abastecimento de água para os navios, nova iluminação e uma nova pavimentação, capaz de suportar o empilhamento de até seis contêineres, de forma a aumentar a capacidade dos pátios. Outra melhoria será o aumento dos pontos de eletricidade para atender aos contêineres frigoríficos. As obras do PAC 2 contemplam ainda o aprofundamento (de 11,5 m para 13m) do berço de atracação, onde operam os navios trigueiros. Atualmente, o pólo trigueiro cearense é o segundo operador de trigo do Brasil.

Dragagem

A obra de dragagem (aprofundamento do leito do mar) no porto do Mucuripe foi iniciada em setembro de 2010 e tem previsão para conclusão em maio de 2011. Orçada em R$ 54,6 milhões, a obra é acompanhada por um monitoramento ambiental feito por técnicos do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os trabalhos devem ampliar em até 30% a capacidade de movimentação do terminal portuário cearense. A dragagem deve retirar do mar, até a sua conclusão, 5,95 milhões de metros cúbicos de sedimentos, em uma área equivalente a 2,5 milhões de m² ou 250 campos de futebol. Cerca de 50% da obra já foi concluída, sendo o prazo final em maio de 2001.

Fonte:Portal Copa 2014/Simone Sousa - Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário