LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Ser líder fazendo (e gerenciando) diferença (s)!!!!


Olá Pessoal,

Dando continuidade ao nosso "step by step" rumo a excelência do desenvolvimento de nossas potencialidades segue mais uma pérola sobre liderança, desta vez enviada ao blog pelo meu amigo e Coach (participei de um curso excepcional sobre Liderança Situacional "servido" por ele) Wilson Lourenço.
O Wilson, em uma clara demonstração de Lider Servidor, se propôs a estar nos brindando de tempos em tempos com as preciosidades de seus estudos, conceitos e artigos. Haja vista ser sua a frase na caixa "Bem vindo" desta semana.
Segue abaixo a refeição de hoje, e apreciem... sem moderação!

Abraços.



Ser líder fazendo (e gerenciando) diferença (s).

Por Wilson Roberto Lourenço (*)

Segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, o significado de DIFERENÇA é:

Caráter que distingue um ser de outro ser, uma coisa de outra coisa. / Falta de igualdade ou de semelhança. / Matemática O resto, o que fica de um número ou quantidade da qual se subtrai ou número ou quantidade: a diferença entre 7 e 5 é dois. / Divergência. / &151; S.m. pl. Desavenças, contendas.

Significa também que uma competência dos líderes muito exigida nas empresas é a capacidade de gerir diferenças, gerir divergências, gerir desavenças. Objetivamente falando, liderar pessoas diferentes. E, mais importante, liderar pessoas diferentes de forma diferente.

Cabe a liderança gerar resultados e responder pela sobrevivência e sucesso da empresa. E o sucesso está ligado diretamente ao seu jeito de obter resultados através de seus liderados. Cada integrante de uma equipe tem seus próprios desejos, preferências, traços pessoais, habilidades, etc. Cada ser é único (felizmente). Mas é o somatório dessas diferenças individuais, refletidas em ações coletivas coordenadas pelo líder, é que o sucesso se fará presente.

O líder deve desenvolver suas habilidades para identificar, respeitar, integrar, lidar e tirar o máximo dos “diferentes”. A força de um time não está na “soma das igualdades” e sim no “alinhamento das diferenças”.

Os headhunters sempre buscam oferecer aos seus clientes, candidatos que “fazem a diferença”. Fazer a diferença é também fazer as coisas de forma diferente. Sair do tradicional, se ajustar às mudanças, responder aos novos cenários. O conhecido físico alemão Albert Stein, tinha uma definição incrível sobre a insanidade: “Fazer dia após dia sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”.

Fazer diferente na gestão de pessoas e obter o máximo de sua equipe, necessariamente passam por 3 (três) comportamentos fundamentais: gostar de pessoas, ouvi-las com interesse e abrir espaço em sua agenda de trabalho.

Gostar de pessoas é fundamental, pois demonstra sua preocupação em querer conhecê-las, desenvolvê-las, respeitá-las, reconhecê-las como elas são e, também, aprenderem com elas.

Ouvi-las com interesse é o caminho que você terá que seguir para efetivar o primeiro comportamento. Somente ouvindo e demonstrando interesse é que elas mostrarão de fato o que querem, o que sonham, onde podem produzir mais e como fazê-lo. Se estão precisando de direção (orientação e treinamento) ou se precisam de apoio (confiança, incentivo, suporte).

Abri espaço na agenda significa que você precisará de tempo. Nada acontecerá num passe de mágica. Eu sei que você irá reclamar que tem metas para entregar, projetos para coordenar, clientes para atender, etc., etc.. É verdade. Se você está cuidando de tudo isso, significa que você está cumprindo muito bem as competências de um GESTOR. Não de um líder. E se você, de fato, quer fazer a diferença e ser reconhecido com um líder admirado por sua equipe (e pelos headhunters), está na hora de você abrir mais espaços em sua agenda para gerir pessoas.

Vamos lá, eu sei que você consegue! Você para ser promovido, tirar férias, se envolver em projetos estratégicos e sair mais da operação, necessita ter uma equipe de alta performance.
Para ter uma equipe considerada um “dream team” você terá que desenvolvê-los. Terá que respeitar as diferenças e capitalizá-las. Terá que fazer diferente.

Certamente liderando as diferenças e fazendo diferente é que você se tornará um líder diferente. Que faz a diferença para as empresas.
--
---

Wilson Roberto Lourenço
É Sócio Diretor da Compass Consult e consultor há mais de 15 anos, concentrando-se em Consultoria de Gestão, Estratégia Empresarial, Desenvolvimento Organizacional e Programas de Gerenciamento de Mudanças. Atua também em Executive Coaching, em Desenvolvimento de Executivos e de Equipes de Alta Performance.
Atou como executivo de empresas nacionais e multinacionais. É Bacharel e Mestrando em Administração pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Graduado em Gestão de Negócios pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Especializou-se em Gestão de Mudanças pela Universidade de Berkeley – Califórnia e em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
É credenciado pela Blanchard Inc. em Liderança Situacional e tem qualificação para utilização dos instrumentos HOGAN, MBTI, DISC e QUANTUM. Está concluindo a certificação em coaching pelo Instituto Ecosocial.
Atuou como professor no MBA Executivo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atualmente é professor dos Programas de Pós-Graduação da FAAP – Faculdades Álvares Penteado.
Palestrante em diversos países da América Latina, dentre eles: Colômbia, Venezuela e Equador em temas ligados à Gestão de Pessoas como Liderança, Coaching e Feedback.


E-mail: wilson@compassconsult.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário