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sexta-feira, 8 de abril de 2011

Notícias Logísticas de além-mar!!!

Notícias recebidas de nossos patrícios via informativo do geral@logisticamoderna.com de Portugal.

Na Península Ibérica

Eat Out renova com Conway

O operador logístico Conway renovou o seu contrato com o The Eat Out Group para a Península Ibérica.
Com este contrato, a Conway ficará responsável, até Outubro de 2012, por todas as operações de logística e aprovisionamento de restaurantes de nove marcas diferentes pertencentes a um dos maiores grupos de restauração de Espanha. Além destas operações, a empresa irá ainda gerir todo o circuito administrativo e financeiro, nomeadamente a gestão de pedidos, facturação, informação e auditorias de qualidade. No total serão manipuladas 480 referências em três temperaturas (ambiente, frio positivo e frio negativo).
A parceria entre as duas empresas remonta a 1996, ano em que a Conway começou a trabalhar para a marca Pans&Company. Desde então, o operador logístico tem vindo a incorporar novas marcas. Actualmente o contrato estendeu-se a nove marcas do grupo: Bocatta, Pastafiore, Caffé di Fiore, Fresh&Ready, FrescCo, ADK, Krunch e Pollo Campero, assim como a Pans&Company.
De acordo com Ignasi Iglesias, director corporativo de compras e logística da The Eat Out Group, "o acordo de colaboração com a Conway permite-nos um crescimento sustentável e uma maior eficiência na cadeia de abastecimento, tanto em qualidade como em custos".
 

Para Itália
Garland Trânsitos tem nova rota

O grupo Garland fechou um acordo com a empresa de transportes italiana Fratelli Meoni, que assegura uma nova rota na zona Oeste da Península Ibérica e Sul de Itália.
Assim, a Garland Trânsitos passa a ser representada na região da Toscana, Umbria-Marche e no Sul de Itália, pela empresa Fratelli Meoni.
Com a nova rota, será criada uma sucursal em Vigo, que servirá de suporte ao transporte até Portugal, mais concretamente Maia, às terças e sexta-feiras.
"A área de Itália onde a Fratelli Meoni actua é da máxima importância para Portugal, nomeadamente no que diz respeito à importação, podendo mesmo ser considerada um nicho", disse Peter Dawson, administrador do grupo Garland, acrescentando que a empresa "vê a sua presença reforçada em Itália com serviços garantidos às terças e sextas-feiras, a partir de Milão, Verona/Pádova e Prato".
 

Em Valença
Plano de urbanização avança

O Plano de Urbanização da Área Empresarial de Valença (PUAEV) vai avançar, ocupando uma área total de 860hectares que corresponde às áreas da plataforma logística de Valença e áreas empresariais adjacentes ao parque empresarial.
Em declarações à imprensa local, Jorge Salgueiro Mendes, presidente da Câmara Municipal de Valença (CMV), referiu que "este é um passo fundamental para o reforço do acolhimento industrial e logístico de Valença e para a viabilização da plataforma logística, uma infra-estrutura transfronteiriça da maior importância para a euro-região".
Para a concretização de parte do PUAEV, a CMV celebrou um contrato com a empresa Conceito Original, entidade responsável pela construção, gestão e exploração da plataforma logística de Valença, infra-estrutura que irá ocupar um total de 135 hectares.
O plano pretende "estruturar as funções empresariais e de infra-estruturas da futura plataforma logística, da linha de alta velocidade, bem como dar coesão ao parque empresarial de Valença e possíveis áreas de expansão", referiu Jorge Salgueiro Mendes.
 

Ruptura de stocks
Hospitais com falta de material cirúrgico

Com os cortes apertados nos gastos, os hospitais começam a sofrer de rupturas de stocks, principalmente de material cirúrgico. Já há situações denunciadas à Ordem dos Médicos (OM), que vai lançar este mês um canal informática para denúncias, avançou recentemente o semanário "Expresso".
"Temos conhecimento informal de que existem falhas de material e pressões para usar o mais barato e criámos um canal informático para que os colegas possam reclamar, facilitando a formalização do processo", referiu o bastonário da OM, José Manuel Silva, ao semanário "Expresso".
O bastonário dá exemplo de materiais cirúrgicos que faltam nos hospitais, tais como, próteses, implantes, instrumentos, luvas ou batas.
Sendo raros os casos que vêm a público, o Centro Hospitalar do Alto do Ave é um exemplo vivo de uma denúncia levada a cabo pelo CDS em Fevereiro. Através de uma carta, o director do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular tinha salientado que "nos últimos dois meses tem continuadamente alertado para a não reposição de material básico cirúrgico", acrescentando que "há ruptura de stock, nomeadamente de próteses arteriais e de cateteres de Fogarty".
Contactado pelo "Expresso", o director clínico da unidade, Carlos Guimarães, explicou que "dos materiais apontados, parte deles existia no aprovisionamento e outros aguardavam reposição, em função das notas de encomenda, o que aconteceu de imediato".
De acordo com a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos, a gestão tem de ser feita de uma forma muito rígida, sendo "os stocks reduzidos e escolhidos pelo preço", salienta o presidente Luís Pereira.
Além disso, os hospitais são agora visitados com mais regularidade pela Inspecção-Geral de Finanças, que está a preparar um plano de controlo sobre despesas de diversos tipos.
 

Resultados de 2010
STEF-TFE cresce 3,7%

O grupo STEF-TFE obteve um volume de negócios em 2010 de 2.057,4 mil milhões, o que equivale a um aumento de 3,7% face a 2009. Os resultados estão "em progressão para todas as actividades de transporte e logística do grupo e estável no que diz respeito à divisão marítima", referiu a empresa, em comunicado.
O EBITDA registou um crescimento de 7,7% no ano passado, face a 2009, enquanto o benefício operacional subiu 7,2% no mesmo período de análise.
O resultado financeiro foi de -11,8 milhões de euros, o que representa "uma melhoria de aproximadamente dois milhões de euros durante o ano e se deve a dois factores fulcrais: a optimização das necessidades de fundo de maneio e a conquista pela redução das taxas de juro, que beneficiou plenamente o grupo", segundo o mesmo comunicado.
Tanto os resultados antes de impostos como o resultado líquido, quota parte do grupo cresceram, respectivamente 12,2% e 20,1%.
"Os desempenhos positivos obtidos em 2010 fizeram-se acompanhar de um programa de investimento, apoiado simultaneamente no nível marítimo e no parque logístico em França e na Europa".

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