LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Brasil & Japão!

Brasil restringe importações do Japão

O Ministério da Agricultura e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinaram ontem que, a partir de segunda-feira, a importação de alimentos japoneses ao Brasil sofrerá restrições. Os produtos só poderão entrar no país se houver declaração das autoridades sanitárias do Japão atestando que não há qualquer nível de radiação acima dos limites permitidos.
Em nota técnica, a Anvisa e o ministério informaram, ainda, que farão um monitoramento por amostragem dos importados do Japão.
“Produtos que apresentarem níveis de radionuclídeos acima dos limites permitidos pelo Codex Alimentarius (fórum internacional de normalização sobre alimentos) não serão colocados no mercado e serão devidamente descartados ou rechaçados ao Japão”, dizia o texto, emitido em conjunto pelas duas entidades.

Fiscalização intensificada também em vôos

As amostras serão coletadas pela Anvisa ou pelo ministério. O material será enviado ao Instituto da Radioproteção e Dosimetria (IRD) ou ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Os dois órgãos prometem ainda intensificar a fiscalização nos voos procedentes do Japão “para garantir que viajantes não ingressem no Brasil portando alimentos provenientes daquele país”. Haverá avisos sonoros nos voos para alertar os passageiros.

A exigência de declaração para importação de alimentos entrará em vigor no dia 4, quando for publicada no Diário Oficial a resolução da Anvisa sobre o tema. O governo brasileiro informou que as medidas são de “caráter preventivo”.

“O volume de alimentos importados do Japão é reduzido e não há registro de importação desse tipo de produto ao Brasil após o acidente radionuclear no país”, atesta o Ministério da Agricultura.

A nota informa ainda que não existem voos diretos do Japão para o Brasil e, em algumas escalas, já está sendo realizado o monitoramento de passageiros provenientes daquele país.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário