LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

terça-feira, 5 de abril de 2011

Como a falta de talentos poderá arruinar o seu Supply Chain

Publicado em 23/9/2010 10:53:07 
no Blog do Portal SupplyChain (Ciclo)


São as pessoas que fazem as empresas funcionarem; mas em alguns casos, ao contrário, não funcionam. Você aprendeu na faculdade que o supply chain trata do material certo, na quantidade correta, no local e na hora solicitada pelo Cliente, na condição adequada e a um custo competitivo. Da mesma forma, a área de Recursos Humanos e a gerência de cada departamento têm a difícil missão de encontrar a pessoa certa para o emprego certo, com os conhecimentos e habilidades requeridas, a um custo (salário) adequado. O que acontecerá se você não tiver as pessoas corretas? O que ocorre quando o Talent Supply Chain não funciona de forma eficaz?

Num cenário otimista, de crescimento entre 5% a 7% ao ano, será cada vez maior a dificuldade em obter mão-de-obra qualificada, e serão também cada vez mais perceptíveis os efeitos disso sobre o nosso dia-a-dia. A maioria das transportadoras está enfrentando a enorme dificuldade de encontrar motoristas capacitados para as viagens de média a longa distância, que conduzirão veículos e equipamentos avaliados em R$ 350 mil a R$ 500 mil. Muitas dessas empresas convivem diariamente com a falta de motoristas, e muitas Transportadoras têm de 10% a 15% de seus caminhões parados! Estima-se que exista um déficit de pelo menos 120 mil motoristas no Brasil, no segmento do transporte rodoviário de cargas.

Isso também vale para todas as demais funções na área de Logística e Supply Chain. Faltarão bons analistas de logística, compradores, coordenadores de transportes, supervisores de expedição, auxiliares de faturamento, técnicos de tráfego, operadores de empilhadeira, conferentes, pickers, etc.

A falta de bons profissionais levará a uma maior competição entre as empresas. A taxa de turn-over deverá saltar dos normais 5% para mais de 10% nos cargos administrativos e de apoio à operação, e para 20% a 30% no nível operacional, principalmente junto aos profissionais menos qualificados, envolvidos em atividades braçais.

Os prazos para a conclusão dos processos seletivos deverão duplicar ou triplicar dada a dificuldade em encontrar o profissional ideal. Aumentará também o estresse entre as áreas requisitantes e o departamento de Recursos Humanos. Muitas empresas sequer dispõem de uma área de Recrutamento e Seleção. Gestão de Talentos... nem pensar! Aliás, a Gestão de Talentos será um importante diferencial para reter os melhores profissionais, aqueles que devemos evitar perdê-los. O que a sua empresa está fazendo nesse sentido?

A perda dos bons profissionais é mais do que uma baixa numérica. Significa também a perda de conhecimento na empresa. Como repor essa perda em um curto espaço de tempo? Qual o impacto disso para os Clientes internos e externos? Quanto custará tudo isso?

Na ausência de bons profissionais, teremos funcionários-tampão e muita gente se desenvolvendo, em um processo que pode levar 3 a 5 anos. Isso significa que alguma coisa naquela velha máxima do supply chain (material certo, na quantidade correta, no local e na hora solicitada pelo Cliente, na condição adequada e a um custo competitivo) será prejudicada, comprometendo o nível de serviço e/ou custos. Será que as lideranças das empresas serão compreensivas com as dificuldades existentes?

Por isso, será muito importante investir na formação contínua da equipe de supply chain, na formalização dos processos, na definição de indicadores de desempenho e na aplicação da tecnologia.

Se não bastassem os “gargalos” de infra-estrutura operacional, ainda teremos que lidar com a falta de gente! Prepare-se, pois grandes desafios virão pela frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário