LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ABRALOG



COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE FAZ TERCEIRA REUNIÃO E PROPÕE AÇÕES

 
A Abralog realizou a terceira reunião do Comitê de Sustentabilidade em 21 de outubro de 2014. De acordo com Ricardo Vieira, vice-presidente de Sustentabilidade da entidade, os objetivos da reunião foram: discutir a viabilidade econômica dos inventários de emissões GEE, avaliar sistemas de controle e gerenciamento dessas emissões, discutir os inventários dos operadores participantes do Registro Público de Emissões e debater os planos de mitigação e adaptação para o setor. 

"Temos de pensar em respostas para algumas perguntas importantes", diz Vieira. "Como ampliar a elaboração dos inventários para o setor de transportes e logística, de que forma gerenciar e controlar as emissões evitadas para o processo de certificação, como as empresas estão elaborando os planos de mitigação e adaptação e quais as melhores práticas do mercado em mitigação e adaptação", analisou.

 

 
A reunião contou com apresentações da Eqao, Zatix e Abralog. A Eqao existe há 15 anos e é uma consultoria estratégica para baixo carbono. Sua apresentação abordou a Certificação de Produção Sustentável, o Inventário de Emissões GEE e o Desenvolve São Paulo, agência de fomento paulista que promove o desenvolvimento sustentável para as pequenas e médias empresas do Estado.

Segundo a Eqao, o Desenvolve São Paulo atende empresas com até 300 milhões de reais de faturamento e arca com financiamento que chega a 30 milhões de reais por CNPJ, em caso de empresas de um mesmo grupo. Os recursos são liberados entre 4 e 5meses, e englobam projetos como: Eficiência energética (instalação de equipamentos que reduzam o consumo energético); troca de combustível fóssil para combustível mais limpo para transportes públicos e privados, como gás natural, biodiesel, etanol, eletricidade, outros;renovação de frota de caminhões; Troca de combustível da frota de ônibus de diesel para biodiesel, etanol ou ealétrico; projeto de créditos de carbono, etc.

 

 
Já a Zatix, que se dedica à telemetria, com sistemas de controle e gestão de frotas e os produtos Green Driving e Safe Drivind, lembrou o cenário mundial em que rodam 280 milhões de veículos de frotas comerciais, os quais emitem 5,75% do total de gases do efeito estufa. Mais: emitem 1,6 bilhão de toneladas de CO2 na atmosfera por ano e o número deveículos de frotas comerciais deve subir para 400 milhões até 2020.

A empresa registrou que sistemas de telemetria analisam o comportamento dos motoristas, criam uma espécie de ranking desses profissionais e geram ganho de produtividade, além de conferirem redução de custos operacionais e planejamento e controle. O cálculo de emissão de carbono e poluentes é feito com base em dados de consumo, tipo de combustível e de deslocamento, obtidos dos rastreadores ou fornecidos pelo usuário. Esses sistemas, enfatiza a Zatix, permite a melhoria do modo de condução dos motoristas.

Plano de ação - Várias ações foram definidas ao final da reunião, entre elas cobrar maior fiscalização e auditoria das secretarias estaduais do Rio de Janeiro e São Paulo; cobrar da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo a elaboração de inventário de emissões de GEE para liberação e operação de empreendimentos industriais de médio e grande portes; além de agendar reunião técnica com a Secretaria da Fazenda de São Paulo para discutir a proposta de elaboração de projeto de lei que incentive a fabricação de caminhões verdes (etanol, GNV, GNL) a partir da desoneração tributária de impostos estaduais (ICMS e IPVA).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário