LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Artigo: Oportunidade de negócios bilionária: construindo a cadeia de suprimentos sustentável

A sustentabilidade não é mais vista como um custo adicional, mas sim uma oportunidade de criar valor
A cadeia de suprimentos sustentável revelou-se como uma oportunidade inexplorada para capturar valor e gerar receitas superiores, de acordo com um novo documento técnico divulgado. Enquanto, antigamente, a cadeia de suprimentos era o elo mais fraco do ponto de vista da sustentabilidade, a nova cadeia de suprimentos sustentável, de ciclo fechado, é um imperativo de negócios que pode reduzir as emissões de carbono, proporcionar reduções significativas de custos e melhorar o favorecimento entre os consumidores.
“Fechando o ciclo: construindo a cadeia de suprimentos sustentável” é o novo documento técnico de Lisa Harrington, presidente do Grupo Lharrington LLC, encomendado pela DHL, empresa de logística líder mundial. Isso justifica o fato de as empresas pensarem de forma diferente sobre suas cadeias de suprimentos e “custos” relacionados e se tornarem ecologicamente corretas. O artigo argumenta que as empresas que aplicam melhores práticas de negócios, tal como uma das líderes mundiais do mercado de consumo, reportam redução de custos de quase US$ 1 bilhão, resultante de sua cadeia de suprimentos sustentável, uma vez que não percebem a sustentabilidade como um custo adicional, mas sim como uma oportunidade de criar valor.

Lisa acredita que uma grande mudança de atitude está acontecendo em todos os setores. Os equívocos de que ser “ecologicamente correto” significa ter custos mais elevados já pertencem ao passado. Quando o modelo de cadeia de suprimentos sustentável é executado corretamente, as empresas capitalizam em aumentos de receita e elogios sociais dos clientes, ao mesmo tempo garantindo que suas operações estejam de acordo com as medidas de conformidade exigidas.

“A receita do sucesso é aplicar, corretamente, os quatro princípios fundamentais: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar. A redução está relacionada com a eliminação de resíduos, gerando eficiência; a reutilização envolve a remodelagem do produto; a reciclagem significa garantir que seus resíduos gerados se transformem em oportunidade, e a recuperação é o processo de decompor produtos, que estão no fim de sua vida útil, para capturar valores residuais, como os metais preciosos”, afirma.

Diante de tendências de mercado, como a pressão crescente do consumidor, a necessidade de melhorar a eficiência e reduzir os custos, a forte exigência com a conformidade e a elevação das expectativas de responsabilidade social, as empresas estão reavaliando sua abordagem de gestão da cadeia de suprimentos sustentável. As empresas líderes estão criando valor por meio da modificação de suas cadeias de suprimentos, para gerenciar suas principais entradas e saídas, como energia, carbono, água, materiais e resíduos, de forma a reduzir os impactos ambientais da empresa e gerar novas fontes de receita, a partir de seus resíduos.

O documento técnico identifica as soluções que permitirão às empresas implementar os quatro princípios fundamentais da cadeia de suprimentos sustentável. Um Parceiro Ambiental Estratégico (Lead Environmental Partner (LEP)) cumpre a função de torre de controle, monitorando os fluxos normais e reversos da cadeia de suprimentos para identificar oportunidades que possam proporcionar benefícios ambientais e econômicos aos negócios. A próxima solução é a abordagem de gestão da cadeia de suprimentos em ciclo fechado, que integra a reciclagem de resíduos, a recuperação de valor e o cumprimento de normas de proteção ambiental, por meio de um Parceiro Ambiental Estratégico, que gerencia a coleta, a separação e a reciclagem dos fluxos de resíduos. Por fim, o LEP fornece visibilidade, mediante relatórios de emissão de carbono detalhados, que permitem acompanhar o progresso de uma gestão aprimorada.

Chris Jackson, vice-presidente de Soluções Ambientais da DHL Supply Chain, defende que a cadeia de suprimentos sustentável tornou-se, rapidamente, uma oportunidade e necessidade para as empresas. As companhias que têm demonstrado aplicar as melhores práticas de mercado estão reduzindo seus custos e economizando milhões, ao mesmo tempo garantindo que seus negócios respeitem os padrões de medidas de conformidade atuais, que podem gerar sérios danos quando não são cumpridos.

“O LEP ajuda a ampliar, ainda mais, a redução de custos, com sua capacidade de atuar como um único fornecedor para a gestão de resíduos de uma empresa, garantindo que as melhores taxas de reciclagem possíveis sejam alcançadas e que o processo seja o mais simples possível. Por exemplo, atualmente, a abordagem integrada de parceria está na vanguarda da gestão de resíduos com empresas, recebendo seus embarques e tendo seus resíduos recicláveis coletados pelo mesmo veículo. Ter um parceiro que possa cumprir essa função poupa centenas de milhares de dólares para a empresa em impostos para aterros sanitários, além de reduzir, significativamente, as emissões de carbono”, completa o executivo.

Fonte: Site Revista Mundo Logística

Nenhum comentário:

Postar um comentário