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terça-feira, 5 de julho de 2011

Cinco bons motivos para se preocupar. DESDE JÁ.

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda


Infelizmente, por mais que tenhamos um cenário quase que perfeito para os próximos anos, nem tudo são flores!
Relaciono CINCO bons motivos para você e a sua empresa se preocuparem desde já, para que ambos possam colher os frutos com a bonança prevista para os próximos anos, afinal, estima-se um crescimento entre 5% a 6% ao ano.

1.       Vai faltar (muita) mão-de-obra qualificada.
Isso não é nenhuma novidade. Há alguns anos, tanto Embarcadores como Transportadoras e Operadores Logísticos vêm enfrentando grandes dificuldades com a falta de mão-de-obra qualificada, que abrange desde motoristas e ajudantes, que passa por conferentes, líderes operacionais, e supervisores e que atingem analistas e especialistas de logística e chega a gerentes da área operacional.

Além da inexistência de escolas e faculdades com a devida formação técnica, as empresas enfrentam a concorrência entre si que também querem recrutar os talentos do mercado.

As taxas de turn-over deverão duplicar ou triplicar nos próximos anos, devido à dificuldade de retenção dos melhores profissionais.
2.       (Todos) Os custos logísticos aumentarão.
Foram quase 15 anos de sucessivas perdas para as Transportadoras. Os fretes atingiram patamares preocupantes para a manutenção e sobrevivência das empresas. A alta demanda por transporte, somada às dificuldades geradas para entregas nos grandes centros urbanos e aos contínuos investimentos no gerenciamento de risco, provocarão um aumento de até 20% nos valores dos preços atualmente praticados, em um horizonte de curto prazo. Para o médio e longo prazo projetam-se aumentos ainda mais representativos, dada a incapacidade de atendimento do volume projetado, que deverá crescer de 15% a 30% em 2011 e 2012. Antes elástica, agora a oferta de serviços de transportes reage de forma mais modesta aos apelos do mercado.

Além do aumento dos preços, prepare-se também para um aumento das não-conformidades em transportes, que envolve gastos adicionais com re-entregas, fretes Premium, avarias, devoluções e o pagamento de multas e penalidades financeiras. Isso tudo deverá representar de 10% a 15% a mais do que você gasta atualmente com transportes.

A demanda por espaço físico também será grande, dada a necessidade de expandir fábricas e de comportar o aumento do volume. Não evoluímos adequadamente na gestão de estoques, portanto, ainda pagaremos um alto preço pelos estoques. Os aluguéis de Centros de Distribuição em São Paulo saltaram de R$ 8,00 a R$ 10,00 em 2005 para mais de R$ 15,00 em 2010, chegando a alguns casos, a atingir R$ 18,00 a R$ 20,00.

O que fazer? A palavra-chave é COLABORAÇÃO, MELHORIA CONTÍNUA e OTIMIZAÇÃO.

Desenvolva parcerias com seus parceiros logísticos, reavalie seus processos e tecnologia e otimize aquilo que for possível em sua malha de distribuição.

3.       A logística reversa se tornará uma das principais "dores de cabeça" da sua empresa.
Ainda pouco conhecida por nós brasileiros, a logística reversa tem tudo para se transformar na grande "estrela" do meio logístico.

A equação é simples: pressão por melhores serviços + clientes impacientes e pouco tolerantes + aumento do grau de complexidade da operação logística

Tudo isso provocará uma revolução na forma de atuarmos, seja na distribuição, seja nos Centros de Distribuição.

Estima-se que 10% a 20% do fluxo convencional sejam revertidos em logística reversa. Isso significará maiores controles internos, novos sistemas ou interfaces, revisão de conceitos de gestão (que tal aposentar o FIFO e utilizar o FEFO), renegociação de níveis de serviço, estabelecimento de novas alianças operacionais, etc.

4.       Prepare-se para suportar muita (mais) pressão e aprender a viver na "corda bamba"
Se hoje já está difícil de suportar a pressão, imagine nos próximos anos, num cenário de crescimento contínuo?

Se hoje brotam "gargalos" por toda parte, pense nos problemas que surgirão quando os volumes aumentarem?

Muitas empresas estão projetando dobrar de tamanho até 2015. Isso parece bom, não é? Sim claro. Mas como isso afetará você, pessoalmente e profissionalmente?

Você poderá crescer na empresa, mas também poderá perder o seu emprego. Na logística, a distância entre o céu e o inferno é muito curta.
Portanto, aproveite para rever HOJE tudo aquilo que poderá impactar negativamente sobre você, sua equipe, seus Clientes internos e externos. Que tal um brainstorming ?

5.       Velhos paradigmas e conceitos serão destruídos.
Remover paradigmas não parece ruim, correto? Não para os outros!
Aquilo que "aqui não serve", talvez sirva agora.

Aquilo que "aqui nunca conseguimos implantar", talvez seja urgente agora.

Aquilo que "aqui não dá", terá que dar!

Caminhamos para uma comoditização "nunca antes vista na história deste país". Desculpe o plágio ao presidente Lula, mas as diferenças entre as empresas serão cada vez menores, não importando tamanho da empresa, tempo de mercado ou segmento de atuação. A ascensão das classes C e D contribuirão ainda mais para reduzir essas diferenças.

Precisamos rever conceitos para identificar diferenciais de competitividade, para não perder mercado. Afinal, será cada vez mais difícil conquistar ou manter clientes. E não podemos esquecer que a logística tem um importante papel nisso!


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Postado por Carlos Verdial

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