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sexta-feira, 4 de março de 2011

Variação do Custo do Transporte Rodoviário de Cargas Fracionadas

Fonte: SETCESP

INCTF - DECOPE/NTC – JANEIRO/2010 À JANEIRO/2011
           
O SETCESP comunica aos associados que a variação média do Índice Nacional da Variação do Custo de  Custos do Transporte Rodoviário de Cargas Fracionadas (INCTF DECOPE/ NTC), foi de 7,76% (sete vírgula setenta e  seis por cento), entre fevereiro 2010 e janeiro de 2011 (janeiro de 2011 sobre janeiro de 2010, ou ainda nos últimos 12 meses).
EVOLUÇÃO DO INCTF – JANEIRO/2011




DISTÂNCIAS KM
Custo
R$/TON
Número Índice (Base Jul/94 = 100)
Variação 36 meses
Variação 24 meses
Variação 12 meses
Variação no ano 2010
Variação mensal
%
%
%
%
%
MUITO CURTAS
50
641,25
386,48
19,57
11,23
7,92
0,15
0,15
CURTAS
400
740,51
379,19
19,23
10,69
7,86
0,20
0,20
MÉDIAS
800
943,77
378,09
19,11
10,44
7,7647
0,21
0,21
LONGAS
2.400
1.606,31
384,72
19,32
9,73
7,40
0,25
0,25
MUITO LONGAS
6.000
2.675,12
393,20
18,32
9,08
7,12
0,32
0,32
  Fonte a partir de jul/07: DECOPE/NTC

O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, administração, terminais, coleta e entrega e impostos indiretos.
Nos últimos 12 meses, o preço do diesel na bomba teve uma variação 0,45% passando de R$ 1,9860 por litro para R$ 1,9950 por litro.
No dia 08/06/09 a PETROBRÁS reduziu o preço do litro do óleo diesel em 15% nas refinarias e, ao mesmo tempo, o Governo aumentou de R$ 0,03 para R$ 0,07 por litro a incidência da CIDE e elevou a participação do biodiesel de 3% para 4% por litro de diesel.
Com essas mudanças, a expectativa da PETROBRÁS seria de uma redução de 9,6% no preço do óleo diesel na bomba. Até o fechamento deste documento, a redução estava em apenas (5,27%), ou seja, R$ 1,9950 p/litro ante R$ 2,1060 p/litro, registrado antes do anúncio da redução, muito aquém das expectativas da PETROBRÁS.
No período de Janeiro/11 contra Dezembro/10, o óleo diesel registrou uma variação de 0,61%. Portanto o preço do litro ficou em R$ 1,9950 registrado no mês de janeiro/11, contra R$ 1,9830  do mês anterior, segundo dados da ANP – Agência Nacional do Petróleo.
Os preços dos veículos tiveram uma variação (janeiro/11 contra dezembro/10), de 0,39% no percurso rodoviário e de 1,09% na operação urbana. No caso das carrocerias, a de percurso rodoviário registrou uma variação de 2,15%, o mesmo ocorreu com o preço do equipamento de percurso urbano, que variou 1,02% nesse mesmo período.
As variações dos demais insumos do INCT-FR para os últimos doze meses foram: câmara 29,83%; protetor 32,72%, 18,73% no pneu; 5,23% na recapagem; 59,37% na lavagem; veículo 5,22%; 0,31% na carroceria; (1,21%) no rodoar; 7,5% nos salários e 4,62% nos seguros.
Para os preços médios dos insumos do INCT-Fou, as variações foram: veículo 1,85%, seguido de 1,45% para carroceria; rodoar (4,68%); salário de motorista e ajudante 7,5%; 1,78% para seguros; salário DAT 7,5%; 0,16% pneus; 9,1% câmara; 21,55% para o protetor; (1,76%) recapagem e 36,11% lavagem.
INCTL - DECOPE/NTC – JANEIRO/2010 À JANEIRO/2011
A variação média do Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte Rodoviário de Carga Lotação (INCTL DECOPE /NTC), foi de 6,30% (seis vírgula trinta por cento) de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011 (janeiro de 2011 sobre janeiro de 2010, ou ainda nos últimos doze meses). O INCTL mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo transferência, administração, gerenciamento de riscos, custo valor e impostos.



DISTÂNCIAS
KM
Custo R$/TON
Número Índice (Base out/2003 = 100)
Variação em 12 meses
Variação (%) no ano 2010
Variação (%) mensal
MUITO CURTAS
50
41,81
140,92
7,27
0,07
0,07
CURTAS
400
79,11
141,11
6,49
0,11
0,11
MÉDIAS
800
123,57
141,20
6,30
0,12
0,12
LONGAS
2.400
290,68
140,99
5,83
0,14
0,14
MUITO LONGAS
6.000
658,63
140,78
5,54
0,14
0,14
Este custo inclui custo-peso, GRIS, custo-valor para mercadorias de baixo valor (R$2.148,44/tonelada) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro nem pedágios. Franquia de 4 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$70,28 p/ hora útil parada, ou R$2,67 por tonelada por hora útil.

Em relação ao mês de Dez/10, o preço do cavalo mecânico registrou uma queda de (0,30%), enquanto o semi-reboque registrou um aumento de 0,32%. Nos últimos doze meses, os insumos que apresentaram as variações mais significativas foram: semi-reboque 0,45%; cavalo mecânico 4,26%, seguros 4,08%, salários do DAT 7,5%, salário do motorista 7,5%, 0,00% rodoar, 4,25% recapagem, óleo de câmbio 54,34%, lavagem 78,69% e 7,78% para pneus.
INCT-FR, INCT-Fou, INCVT e INCT-FRIG
A evolução do INCTF do INCTL e dos demais índices (INCT-FR, INCT-Fou, INCVT - Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG - Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorificado), assim como dos insumos do transporte, encontra-se à disposição dos associados do Setcesp. Tais informações podem ser solicitadas ao Departamento de Economia e Estatística pelo e-mail
economia@setcesp.org.br ou pelo telefone (11) 2632-1023 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 2632-1023      end_of_the_skype_highlighting.
 

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