Fonte: SETCESP
INCTF - DECOPE/NTC – JANEIRO/2010 À JANEIRO/2011
O SETCESP comunica aos associados que a variação média do Índice Nacional da Variação do Custo de Custos do Transporte Rodoviário de Cargas Fracionadas (INCTF DECOPE/ NTC), foi de 7,76% (sete vírgula setenta e seis por cento), entre fevereiro 2010 e janeiro de 2011 (janeiro de 2011 sobre janeiro de 2010, ou ainda nos últimos 12 meses).
EVOLUÇÃO DO INCTF – JANEIRO/2011
O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, administração, terminais, coleta e entrega e impostos indiretos.
Nos últimos 12 meses, o preço do diesel na bomba teve uma variação 0,45% passando de R$ 1,9860 por litro para R$ 1,9950 por litro.
No dia 08/06/09 a PETROBRÁS reduziu o preço do litro do óleo diesel em 15% nas refinarias e, ao mesmo tempo, o Governo aumentou de R$ 0,03 para R$ 0,07 por litro a incidência da CIDE e elevou a participação do biodiesel de 3% para 4% por litro de diesel.
Com essas mudanças, a expectativa da PETROBRÁS seria de uma redução de 9,6% no preço do óleo diesel na bomba. Até o fechamento deste documento, a redução estava em apenas (5,27%), ou seja, R$ 1,9950 p/litro ante R$ 2,1060 p/litro, registrado antes do anúncio da redução, muito aquém das expectativas da PETROBRÁS.
No período de Janeiro/11 contra Dezembro/10, o óleo diesel registrou uma variação de 0,61%. Portanto o preço do litro ficou em R$ 1,9950 registrado no mês de janeiro/11, contra R$ 1,9830 do mês anterior, segundo dados da ANP – Agência Nacional do Petróleo.
Os preços dos veículos tiveram uma variação (janeiro/11 contra dezembro/10), de 0,39% no percurso rodoviário e de 1,09% na operação urbana. No caso das carrocerias, a de percurso rodoviário registrou uma variação de 2,15%, o mesmo ocorreu com o preço do equipamento de percurso urbano, que variou 1,02% nesse mesmo período.
As variações dos demais insumos do INCT-FR para os últimos doze meses foram: câmara 29,83%; protetor 32,72%, 18,73% no pneu; 5,23% na recapagem; 59,37% na lavagem; veículo 5,22%; 0,31% na carroceria; (1,21%) no rodoar; 7,5% nos salários e 4,62% nos seguros.
Para os preços médios dos insumos do INCT-Fou, as variações foram: veículo 1,85%, seguido de 1,45% para carroceria; rodoar (4,68%); salário de motorista e ajudante 7,5%; 1,78% para seguros; salário DAT 7,5%; 0,16% pneus; 9,1% câmara; 21,55% para o protetor; (1,76%) recapagem e 36,11% lavagem.
INCTL - DECOPE/NTC – JANEIRO/2010 À JANEIRO/2011
A variação média do Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte Rodoviário de Carga Lotação (INCTL DECOPE /NTC), foi de 6,30% (seis vírgula trinta por cento) de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011 (janeiro de 2011 sobre janeiro de 2010, ou ainda nos últimos doze meses). O INCTL mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo transferência, administração, gerenciamento de riscos, custo valor e impostos.
Em relação ao mês de Dez/10, o preço do cavalo mecânico registrou uma queda de (0,30%), enquanto o semi-reboque registrou um aumento de 0,32%. Nos últimos doze meses, os insumos que apresentaram as variações mais significativas foram: semi-reboque 0,45%; cavalo mecânico 4,26%, seguros 4,08%, salários do DAT 7,5%, salário do motorista 7,5%, 0,00% rodoar, 4,25% recapagem, óleo de câmbio 54,34%, lavagem 78,69% e 7,78% para pneus.
INCT-FR, INCT-Fou, INCVT e INCT-FRIG
A evolução do INCTF do INCTL e dos demais índices (INCT-FR, INCT-Fou, INCVT - Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG - Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorificado), assim como dos insumos do transporte, encontra-se à disposição dos associados do Setcesp. Tais informações podem ser solicitadas ao Departamento de Economia e Estatística pelo e-mail economia@setcesp.org.br ou pelo telefone (11) 2632-1023 begin_of_the_skype_ highlighting (11) 2632-1023 end_of_the_ skype_highlighting.
INCTF - DECOPE/NTC – JANEIRO/2010 À JANEIRO/2011
O SETCESP comunica aos associados que a variação média do Índice Nacional da Variação do Custo de Custos do Transporte Rodoviário de Cargas Fracionadas (INCTF DECOPE/ NTC), foi de 7,76% (sete vírgula setenta e seis por cento), entre fevereiro 2010 e janeiro de 2011 (janeiro de 2011 sobre janeiro de 2010, ou ainda nos últimos 12 meses).
EVOLUÇÃO DO INCTF – JANEIRO/2011
DISTÂNCIAS | KM | Custo R$/TON | Número Índice (Base Jul/94 = 100) | Variação 36 meses | Variação 24 meses | Variação 12 meses | Variação no ano 2010 | Variação mensal |
% | % | % | % | % | ||||
MUITO CURTAS | 50 | 641,25 | 386,48 | 19,57 | 11,23 | 7,92 | 0,15 | 0,15 |
CURTAS | 400 | 740,51 | 379,19 | 19,23 | 10,69 | 7,86 | 0,20 | 0,20 |
MÉDIAS | 800 | 943,77 | 378,09 | 19,11 | 10,44 | 7,7647 | 0,21 | 0,21 |
LONGAS | 2.400 | 1.606,31 | 384,72 | 19,32 | 9,73 | 7,40 | 0,25 | 0,25 |
MUITO LONGAS | 6.000 | 2.675,12 | 393,20 | 18,32 | 9,08 | 7,12 | 0,32 | 0,32 |
Fonte a partir de jul/07: DECOPE/NTC |
O INCTF mede a evolução de todos os custos da carga fracionada, incluindo transferência, administração, terminais, coleta e entrega e impostos indiretos.
Nos últimos 12 meses, o preço do diesel na bomba teve uma variação 0,45% passando de R$ 1,9860 por litro para R$ 1,9950 por litro.
No dia 08/06/09 a PETROBRÁS reduziu o preço do litro do óleo diesel em 15% nas refinarias e, ao mesmo tempo, o Governo aumentou de R$ 0,03 para R$ 0,07 por litro a incidência da CIDE e elevou a participação do biodiesel de 3% para 4% por litro de diesel.
Com essas mudanças, a expectativa da PETROBRÁS seria de uma redução de 9,6% no preço do óleo diesel na bomba. Até o fechamento deste documento, a redução estava em apenas (5,27%), ou seja, R$ 1,9950 p/litro ante R$ 2,1060 p/litro, registrado antes do anúncio da redução, muito aquém das expectativas da PETROBRÁS.
No período de Janeiro/11 contra Dezembro/10, o óleo diesel registrou uma variação de 0,61%. Portanto o preço do litro ficou em R$ 1,9950 registrado no mês de janeiro/11, contra R$ 1,9830 do mês anterior, segundo dados da ANP – Agência Nacional do Petróleo.
Os preços dos veículos tiveram uma variação (janeiro/11 contra dezembro/10), de 0,39% no percurso rodoviário e de 1,09% na operação urbana. No caso das carrocerias, a de percurso rodoviário registrou uma variação de 2,15%, o mesmo ocorreu com o preço do equipamento de percurso urbano, que variou 1,02% nesse mesmo período.
As variações dos demais insumos do INCT-FR para os últimos doze meses foram: câmara 29,83%; protetor 32,72%, 18,73% no pneu; 5,23% na recapagem; 59,37% na lavagem; veículo 5,22%; 0,31% na carroceria; (1,21%) no rodoar; 7,5% nos salários e 4,62% nos seguros.
Para os preços médios dos insumos do INCT-Fou, as variações foram: veículo 1,85%, seguido de 1,45% para carroceria; rodoar (4,68%); salário de motorista e ajudante 7,5%; 1,78% para seguros; salário DAT 7,5%; 0,16% pneus; 9,1% câmara; 21,55% para o protetor; (1,76%) recapagem e 36,11% lavagem.
INCTL - DECOPE/NTC – JANEIRO/2010 À JANEIRO/2011
A variação média do Índice Nacional da Variação de Custos do Transporte Rodoviário de Carga Lotação (INCTL DECOPE /NTC), foi de 6,30% (seis vírgula trinta por cento) de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011 (janeiro de 2011 sobre janeiro de 2010, ou ainda nos últimos doze meses). O INCTL mede a evolução de todos os custos da carga completa, incluindo transferência, administração, gerenciamento de riscos, custo valor e impostos.
DISTÂNCIAS | KM | Custo R$/TON | Número Índice (Base out/2003 = 100) | Variação em 12 meses | Variação (%) no ano 2010 | Variação (%) mensal |
MUITO CURTAS | 50 | 41,81 | 140,92 | 7,27 | 0,07 | 0,07 |
CURTAS | 400 | 79,11 | 141,11 | 6,49 | 0,11 | 0,11 |
MÉDIAS | 800 | 123,57 | 141,20 | 6,30 | 0,12 | 0,12 |
LONGAS | 2.400 | 290,68 | 140,99 | 5,83 | 0,14 | 0,14 |
MUITO LONGAS | 6.000 | 658,63 | 140,78 | 5,54 | 0,14 | 0,14 |
Este custo inclui custo-peso, GRIS, custo-valor para mercadorias de baixo valor (R$2.148,44/tonelada) e PIS/COFINS. Não inclui taxa de lucro nem pedágios. Franquia de 4 horas para carga e descarga. Acima disso, o custo adicional é de R$70,28 p/ hora útil parada, ou R$2,67 por tonelada por hora útil. |
Em relação ao mês de Dez/10, o preço do cavalo mecânico registrou uma queda de (0,30%), enquanto o semi-reboque registrou um aumento de 0,32%. Nos últimos doze meses, os insumos que apresentaram as variações mais significativas foram: semi-reboque 0,45%; cavalo mecânico 4,26%, seguros 4,08%, salários do DAT 7,5%, salário do motorista 7,5%, 0,00% rodoar, 4,25% recapagem, óleo de câmbio 54,34%, lavagem 78,69% e 7,78% para pneus.
INCT-FR, INCT-Fou, INCVT e INCT-FRIG
A evolução do INCTF do INCTL e dos demais índices (INCT-FR, INCT-Fou, INCVT - Índice Nacional do Custo Variável do Transporte e INCTFRIG - Índice Nacional do Custo do Transporte Frigorificado), assim como dos insumos do transporte, encontra-se à disposição dos associados do Setcesp. Tais informações podem ser solicitadas ao Departamento de Economia e Estatística pelo e-mail economia@setcesp.org.br ou pelo telefone (11) 2632-1023 begin_of_the_skype_
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