LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Artigo:Seguro de transporte

Seguro de transporte oferece a modalidade Project Cargo com cobertura para Delay Start Up
Por Aparecido Mendes Rocha*

Para a construção de empreendimentos como indústrias, fábricas, usinas, plataformas off-shore, hidroelétricas, shoppings, hotéis, hospitais, metrô, estádios de futebol, entre outros, são necessários meses ou anos de estudos, pesquisas, planejamento, negociações, captação de recursos financeiros e elaboração de contratos com diversas empresas e profissionais envolvidos para a realização do projeto. Concluída esta etapa, será definido um cronograma para a execução do projeto de construção, montagem e instalação, e a partir daí, tudo estará voltado para a finalização da obra e o start up - o início das atividades do empreendimento.
Qualquer ocorrência de acidente que possa atrasar o star up do empreendimento, representará perdas que podem comprometer o projeto, como os lucros cessantes pelo atraso na obtenção da receita esperada com o projeto e as consequências financeiras com as despesas fixas existentes, agravadas com os custos financeiros por empréstimos contraídos.

Muitos dos equipamentos utilizados na obra e equipamentos que serão instalados para a produção da empresa após o inicio de suas atividades, são adquiridos no exterior e as vezes construídos especificamente para determinada finalidade, o que demanda longo tempo para a sua fabricação. Esses equipamentos têm valores expressivos e são expostos a riscos de perdas e danos materiais durante toda a viagem, desde a saída do recinto do fornecedor, em qualquer parte do território brasileiro em se tratando de transporte nacional e de outros países no caso de transporte internacional, até a entrega no local do projeto.


O Project Cargo é o seguro do transporte de partes e peças (máquinas e equipamentos, etc) para um determinado projeto que tem prazo estabelecido para iniciar suas operações. A apólice de Project Cargo também oferece cobertura para garantir financeiramente o valor dos objetos segurados, os quais estão expostos a elevado potencial de risco durante os transportes que serão realizados. Assim, elimina-se a necessidade do seguro de transporte convencional, pois é especifica para o período daquele projeto.


Atenta a esta realidade, seguradoras brasileiras especializadas e resseguradores internacionais apresentam as coberturas de seguros denominadas Delay Start Up (DSU) e Advance Loss of Profits (ALOP). São seguros relativamente novos no mercado e destinados a cobrir prejuízos decorrentes de sinistros com os objetos segurados, resultando atraso na data do star up previsto para o início das atividades do empreendimento.


A cobertura de DSU é adicional ao seguro de Project Cargo e tem por objetivo cobrir perdas financeiras por conta do atraso no start up do projeto, devido a um sinistro que ocorreu numa parte ou peça durante o seu transporte ou armazenagem temporária. Esse seguro pode cobrir as perdas do lucro bruto, despesas fixas, despesas extraordinárias e lucros cessantes, durante o período indenitário estabelecido e garantir aos segurados e/ou beneficiários das apólices durante suas vigências, o pagamento dos prejuízos existentes, observando as coberturas contratadas.


A cobertura de ALOP é uma cobertura extensiva ao seguro de Riscos de Engenharia e cobre sinistros que possam ocorrer durante a execução da obra e que atrase o start up do empreendimento.


Essas modalidades de seguros chegam em um momento importantíssimo no cenário promissor da economia brasileira, e podem ser oferecidas de forma casada pela seguradora. A expectativa de grandes investimentos nos próximos anos estimula muitos projetos a serem estudados e viabilizados, principalmente pelos grandes investimentos procedentes do exterior, somado ao otimismo do país com o desenvolvimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a exploração do Pré-Sal, a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, além do crescimento natural que o Brasil tem o privilégio de viver.


Para a contratação das coberturas de Delay Start Up e Advance Loss of Profits, é necessário preliminarmente, o preenchimento de um questionário com todas as informações e dados do projeto, objetos segurados e detalhes dos transportes. Com isso, é elaborado um cronograma de inspeções de riscos, que vai acompanhar os embarques dos chamados "itens críticos" (aquelas partes e peças mais importantes e sensíveis do projeto), de forma que possa oferecer subsídios aos subscritores das seguradoras e resseguradoras para avaliação e determinação das coberturas adequadas ao projeto.


As coberturas de DSU e ALOP são condições indispensáveis para os investidores e financiadores de projetos, e a proteção securitária permite a que todos os participantes dos contratos assumam riscos e desafios, contribuindo assim para o crescimento do Brasil.

 
---
Aparecido Mendes Rocha é corretor de seguros especializado em seguros internacionais

Fonte: NetMarinha



Nenhum comentário:

Postar um comentário