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quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Noticia: A logística da Transnordestina

Um dos motivos que levaram o Governo do Ceará a decidir-se pela nova ampliação do Porto do Pecém foi, digamos assim, o namoro que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), controladora da Transnordestina Logística, vinha mantendo com o Governo de Pernambuco para a instalação, no porto de Suape, de um terminal - com píer e berços de atracação de grandes navios - para sua exclusiva operação.
O governador Cid Gomes acelerou as conversas que vinha mantendo há algum tempo com o empresário Benjamin Steinbruch, presidente do Conselho de Administração da CSN, e, diante da pressão pernambucana, abreviou sua decisão.
 
A Ceará Portos, empresa que administra o porto do Pecém - que, provavelmente ainda neste semestre, ganhará o sonhado Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), destinado exclusivamente à carga e à descarga de navio de contêineres - já trabalha no projeto da nova ampliação, que prevê a construção da segunda ponte de acesso, do prolongamento da parte Leste do molhe de proteção e de outro Terminal de Múltiplo Uso para a movimentação de granéis sólidos e de contêineres.
 
A Transnordestina Logística, que constrói, agora em ritmo quase de frevo, a Ferrovia Transnordestina, terá assim, em dois anos, o monopólio do transporte de toda a produção agrícola de boa parte da região nordestina, que se escoará pelos portos de Pecém e Mucuripe.
 
Fonte: Diário do Nordeste (Egídio Serpa)

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