Sua Logística é ÁGIL?
Agilidade é a essência da logística, e podemos traduzir isso em maior flexibilidade e rápida adaptabilidade, fatores fundamentais na gestão da cadeia logística.
Agilidade está relacionada a tempo, e tempo é um importante componente da satisfação dos Clientes. Rápido, mais rápido. Como ser eficaz em um ambiente dinâmico em que os pedidos mudam, a demanda muda, os requisitos de serviço mudam?
Inúmeros desafios são constantemente impostos aos profissionais da área, tornando a cadeia logística cada vez mais complexa, traduzindo-se em uma maior diversidade de produtos, na utilização de diferentes canais de distribuição, no atendimento de requerimentos de serviço individualizados e em Fornecedores e Clientes globais, em prazos de validade reduzidos, maior influência da sazonalidade de final de mês, etc.
E tudo isso deve ser conseguido dentro de um cenário de logística enxuta (lean logistics), ou seja, somos obrigados a fazer MAIS com menos. A questão primordial é como???
A solução passa, obrigatoriamente, pelo "tripé" pessoas, processos e tecnologia. E por detrás de tudo isso, a palavra-chave é COLABORAÇÃO.
O capital humano tem participação decisiva, não importando o cargo ou a função. Agentes inteligentes e capazes de lidar com mudanças serão essenciais nessa nova realidade. Mais do que simplesmente cumprir a rotina diária, os colaboradores precisarão reverter anomalias em melhoria contínua dos processos. E para conseguir isso, em muitas situações precisaremos "desaprender" como fazemos atualmente, e recriar o processo.
Os processos devem ser desenhados a partir dos requisitos de serviço dos Clientes internos e externos. Uma análise pormenorizada dos processos deve eliminar redundâncias, identificar "gargalos" e atividades que não agregam valor.
Nesse cenário desafiador, a VISIBILIDADE é um pré-requisito fundamental. Sem tecnologia não há visibilidade. É necessário visualizar níveis de estoque e a localização dos mesmos, o que está acontecendo com os pedidos de compra, pendências existentes, se os pedidos de venda foram atendidos, etc.
Como disse o sábio Charles Darwin, "não é a mais forte das espécies que sobreviverá, nem a mais inteligente, mas aquela com maior e melhor capacidade de resposta às mudanças".
Resumindo, sobreviverão aquelas empresas que conseguirem antever as mudanças de mercado, e forem flexíveis e ágeis, para, pro ativamente, atender às necessidades e expectativas de seus Clientes, obtendo, com isso, vantagem competitiva.
Are you ready?
Por Marco Antonio Oliveira Neves - Diretor da Tigerlog
Agilidade é a essência da logística, e podemos traduzir isso em maior flexibilidade e rápida adaptabilidade, fatores fundamentais na gestão da cadeia logística.
Agilidade está relacionada a tempo, e tempo é um importante componente da satisfação dos Clientes. Rápido, mais rápido. Como ser eficaz em um ambiente dinâmico em que os pedidos mudam, a demanda muda, os requisitos de serviço mudam?
Inúmeros desafios são constantemente impostos aos profissionais da área, tornando a cadeia logística cada vez mais complexa, traduzindo-se em uma maior diversidade de produtos, na utilização de diferentes canais de distribuição, no atendimento de requerimentos de serviço individualizados e em Fornecedores e Clientes globais, em prazos de validade reduzidos, maior influência da sazonalidade de final de mês, etc.
E tudo isso deve ser conseguido dentro de um cenário de logística enxuta (lean logistics), ou seja, somos obrigados a fazer MAIS com menos. A questão primordial é como???
A solução passa, obrigatoriamente, pelo "tripé" pessoas, processos e tecnologia. E por detrás de tudo isso, a palavra-chave é COLABORAÇÃO.
O capital humano tem participação decisiva, não importando o cargo ou a função. Agentes inteligentes e capazes de lidar com mudanças serão essenciais nessa nova realidade. Mais do que simplesmente cumprir a rotina diária, os colaboradores precisarão reverter anomalias em melhoria contínua dos processos. E para conseguir isso, em muitas situações precisaremos "desaprender" como fazemos atualmente, e recriar o processo.
Os processos devem ser desenhados a partir dos requisitos de serviço dos Clientes internos e externos. Uma análise pormenorizada dos processos deve eliminar redundâncias, identificar "gargalos" e atividades que não agregam valor.
Nesse cenário desafiador, a VISIBILIDADE é um pré-requisito fundamental. Sem tecnologia não há visibilidade. É necessário visualizar níveis de estoque e a localização dos mesmos, o que está acontecendo com os pedidos de compra, pendências existentes, se os pedidos de venda foram atendidos, etc.
Como disse o sábio Charles Darwin, "não é a mais forte das espécies que sobreviverá, nem a mais inteligente, mas aquela com maior e melhor capacidade de resposta às mudanças".
Resumindo, sobreviverão aquelas empresas que conseguirem antever as mudanças de mercado, e forem flexíveis e ágeis, para, pro ativamente, atender às necessidades e expectativas de seus Clientes, obtendo, com isso, vantagem competitiva.
Are you ready?
Por Marco Antonio Oliveira Neves - Diretor da Tigerlog
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