LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Noticia:Possível estaleiro para o Ceará não ficou garantido

Noticiário cotidiano - Indústria naval e Offshore
Qui, 30 de Dezembro de 2010 05:45

O último discurso de Lula no Ceará como presidente da República trouxe as tônicas da despedida e do balanço de seu governo. Nessa prosa, ele se vangloriou por ter sido o presidente que, enfim, desembaraçou alguns dos maiores projetos já pensados para a região Nordeste. O presidente listou a série de empreendimentos em execução na região que trazem em si o potencial de revolucionar a economia local. Como é o caso da transposição das águas do Rio São Francisco, projeto imaginado ainda pelo imperador Dom Pedro I, que está programado para ser finalizado nos próximos dois anos. "O que nem o Imperador conseguiu fazer, o Lulinha de Caetés está fazendo", brincou.

E continuou: "eu quero estar vivo em 2012 para quando a Dilma, o Cid e os governadores do Nordeste forem inaugurar, eu quero tomar o primeiro copo d´água da transposição das águas do rio São Francisco".

Outro projeto que destacou foi a Transnordestina, ferrovia que liga o Porto de Suape, em Pernambuco, ao de Pecém.

"Hoje nós estamos com 12 mil trabalhadores e, se Deus quiser, em 2012 qualquer cearense vai poder pegar um trem aqui em Pecém, chegar lá em Suape, porque essa ferrovia tem que transportar passageiro também, não é só carga não, é transportar ser humano". Apesar do discurso, a obra está prevista para 2013 no Ceará.

Obras cearenses

Já em relação aos empreendimentos cearenses, Lula destacou a siderúrgica, já em avanço, no processo de supressão vegetal, anterior á etapa de terraplanagem. Lula, contudo, não citou a construção de um estaleiro no Estado, que chegou a prometer após o empreendimento Promar Ceará, que seria instalado em Fortaleza, migrar para Pernambuco.

Perguntado sobre o assunto, durante a coletiva com a imprensa, após a cerimônia, o presidente da República afirmou que não poderia prometer o empreendimento, já que está saindo da Presidência, mas acredita ser provável que o ele seja realizado no Estado, em virtude da demanda do mercado nacional para este tipo de projeto.

"A Petrobras tem que contratar uma quantidade de navios, uma quantidade de sondas e plataformas que nós vamos precisar de estaleiro no Ceará, estaleiro em Alagoas, estaleiro em Pernambuco, estaleiro na Bahia, estaleiro no Rio de Janeiro, estaleiro no Espírito Santo.

Se brincar, a gente vai fazer até estaleiro na Pampulha, em Minas Gerais, onde não tem", completou Lula.

O presidente Lula havia solicitado ao presidente da Transpetro um estudo que identificasse outra localização no litoral do Ceará viável para a instalação de um equipamento do tipo. "O que eu posso dizer é que o Ceará é importante para ter um estaleiro, o projeto está sendo feito. E o homem que contrata projeto é exatamente um companheiro do Ceará", disse, em referência a Sérgio Machado.


EM CARIRÉ
Inauguração de barragem é adiada

Construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a barragem do açude Taquara, em Cariré (Norte Cearense), deveria ter sido inaugurada ontem, quando da última visita do Presidente Lula ao Ceará, através de videoconferência, mas acabou não acontecendo por problemas técnicos.

Segundo o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Elias Fernandes, a inauguração oficial só deverá ser feita pela Presidenta Dilma Roussef, no primeiro semestre de seu governo.

Ato inaugural

Na ausência de Lula, o diretor do Dnocs no Estado comandou um ato inaugural simbólico ontem, que contou com representantes do órgão, comunidade local e autoridades.

Açude Taquara

O açude Taquara ocupa uma área de 5 mil m² e contou com investimentos de R$ 120 milhões. Terá capacidade de acumulação de 290 milhões de m³ com o barramento do Rio Jaibaras, no Vale do Acaraú. A obra, que permitirá regularizar o fluxo dos rios Acaraú e Jaibaras, concluída em maio deste ano beneficiará 12 municípios. O açude é o 64º do Ceará e aumenta para 327 o número de grandes reservatórios construídos no Nordeste. Depois de 2 anos de obras, o açude está pronto e, em funcionamento, beneficiará 26 mil pessoas.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)/SÉRGIO DE SOUSA



--
_____________________________________________
Grupo LogMen-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário