LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Artigo: Contagem Cíclica = Inventário Rotativo

Por:Robert Marques
CONTAGEM CÍCLICA




É um sistema de contagem do estoque diário. As contagens de estoques físicos são programadas de modo que cada item seja contado segundo uma programação predeterminada. Dependendo de sua importância, alguns itens são contados várias vezes durante o ano, enquanto outros não os são.
Foco: Redução ou eliminação de perdas.
Importante: Utilização de pessoal treinado e dedicado à contagem cíclica.
 O objetivo da contagem cíclica não é apenas encontrar erros no estoque, mas principalmente identificar a causa do erro e corrigi-la de modo que haja menor probabilidade nova ocorrência.


A CONTAGEM

A freqüência de contagem tem como objetivo contar alguns itens a cada dia de modo que todos os itens do armazém sejam contados no ano, ou antes, de 12 meses. A freqüência que cada item será contado no ano, dependerá de sua quantidade de movimentação ou de valor agregado.

O acompanhamento dos itens inventariados é feita de preverência por um WMS, ou através de um arquivo em excel pelo Supervisor ou responsável.

Critérios da contagem

Para atender o critério de seleção de itens a serem contados, deverá ser utilizada a classificação ABC ou fator FMS no estoque. A seleção dos itens deve ser definido de modo que o início da contagem seja feita à partir da primeira prateleira identificada no armazém, otimizando o lay-out.

O colaborador responsável pela execução da “Contagem Cíclica” , não deve ser da equipe que trabalha no armazém.

Por ocasião da seleção dos itens para contagem, recomenda-se que cerca de 20% dos itens selecionados sejam contados em prateleiras diversas, para que o trabalho não fique concentrado em uma área específica do armazém, caracterizando-se que aquele setor somente voltará a sofrer efeito de conferência quando do início de outro processo da Contagem Cíclica.

A meta anual deve ser a contagem do estoque no mínimo 2 vezes por ano. Em unidades onde há poucos itens estocados a contagem cíclica deve ser superior.

A contagem cíclica deve se fundamentar em + ou – 1% do total de itens estocados, sendo distribuídos seletivamente conforme descrito abaixo:

• Classificação “A” (valores maiores) – 30% dos itens;
• Classificação “B” (valores intermediários) – 17% dos itens;
• Classificação “C” (valores pequenos) – 54% dos itens;

Após a contagem no Armazém, as quantidades encontradas deverão ser conferidas com o registro sistêmicos.

OCORRÊNCIAS

Os itens que apresentarem divergências deverão ser recontados para revalidação da primeira posição.

Caso persista a divergência, deverá ser feita uma verificação sobre a existência de documentos pendentes de recolhimento ou processamento de entrada no sistema.

Os itens divergentes terão que ser submetidos à análise de movimentação, para verificação de ocorrências indevidas, tais como processamento em duplicidade, entradas incorretas, etc.

Esgotadas todas as possibilidades de identificação das causas que geraram as ocorrências de discrepâncias, as sobras e faltas com quantidades, descrição e valores deverão ser incorporados a registro no WMS ou a uma planilha, para ser encaminhada a área de Controle de Inventário, na Controladoria.

Robert Marques

Continua...................

9 comentários:

  1. Me ajudou a conhecer esse processo.

    ResponderExcluir
  2. Estou voltando para a área de Logística, onde trabalhei como Conferente e
    Embalador Líder.
    Obrigado por esclarecer.

    ResponderExcluir
  3. Estou voltando para a área de Logística, onde trabalhei como Conferente e
    Embalador Líder.
    Obrigado por esclarecer.

    ResponderExcluir
  4. trabalho nessa área de inventário, e faço o mesmo procedimento.
    gostaria de saber o que podemos fazer além das contagens cíclicas para manter o estoque com uma acuracidade boa
    aqui onde trabalho em uma logística

    por exemplo coisas que faço: posições vazias, posição SKU, verificação de itens com maior saída, top 50 de itens em LOST (deposito virtual de itens perdidos)
    Alem dessas tarefas tem outras em que osso realizar?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, e quem é o responsável em efetuar os ajustes de saldo de estoque que estiverem errados? a própria logística ou a controladoria?

    ResponderExcluir