LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Artigo: Lean Institute Brasil

PRECISA-SE... HÁ VAGAS... VENHA TRABALHAR CONOSCO

Placas e cartazes colocados nas portas das empresas ou anúncios na web com esses dizeres continuam aparecendo em diversas regiões do país, nos mais variados setores da economia.

Mesmo com a recente redução das taxas de crescimento do PIB, o nível de emprego continua bastante elevado e tende a se manter assim nos próximos meses, gerando o incomum fenômeno da escassez de mão de obra nos mais diferentes níveis de experiência e qualificação.

A macroeconomia tem mecanismos próprios de ajuste, como migrações e imigrações, entrada de novas pessoas no mercado de trabalho, tais como mulheres e trabalhadores informais.

Mas o que uma empresa lean pode fazer para minimizar esses impactos em seu próprio negócio?

  1. Incrementar os esforços para aumento de produtividade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a falta de mão de obra nos Estados Unidos deu origem ao bem-sucedido programa de treinamentos chamado TWI (Training Within Industry).

    Este programa consistia basicamente da padronização do trabalho, utilizado para facilitar e agilizar a aquisição do conhecimento necessário para os trabalhadores atuarem em suas funções de forma mais produtiva e com menos desperdícios; da formação dos supervisores como mediadores das relações humanas, para alcançarem os objetivos do negócio; dos métodos de melhoria contínua do desempenho do trabalho exercido pelos colaboradores; e do esforço para resolução de problemas de sua organização.

    Hoje, a produtividade do trabalho no Brasil continua sendo muito menor do que em países de similar estágio de desenvolvimento econômico. Ainda há muitas empresas, em particular as médias e pequenas, que valorizam muito mais as suas máquinas e equipamentos do que o seu pessoal.

    Para mudar tal cenário, inúmeras ferramentas lean são fundamentais, tal como a ferramenta inspirada no TWI, o trabalho padronizado (ver Léxico Lean, p. 101), que, ao definir uma sequência clara para as atividades, ajuda a eliminar os desperdícios em cada trabalho e, com isso, aumenta-se a quantidade de agregação de valor, produzindo-se mais com menos horas de trabalho.

    Além disso, automações de pequeno custo (principalmente para facilitar a carga e descarga de materiais de máquinas) e a utilização de dispositivos à prova de erros (que param o processo quando surgem anormalidades) ajudam a liberar mão de obra, resultando em mais tempo livre para os trabalhadores desempenharem outras funções.

    A matriz de qualificação (ver Kaizen Express, p.124-125) - uma matriz que apresenta as habilidades necessárias e reais de cada operador por processo também contribui para a absorção mais fácil de novos contingentes de pessoas, mesmo que menos preparadas em experiência e educação formal. E ainda, ela contribui com seus benefícios tradicionais de facilitar a gestão do dia a dia, permitir oportunidade de desenvolvimento pessoal, evitar problemas ergonômicos etc.

    Outros elementos, como a criação de fluxo, a estabilidade básica e o sistema puxado são adicionais que contribuem para o aumento da produtividade.

  2. Solidificar as práticas de desenvolvimento de pessoas. O Plano para Cada Pessoa, os processos de coaching e mentoria através do uso extensivo do A3, a criação de um ambiente de desafios, respeito e aprendizado permanentes podem contribuir para a retenção do pessoal e também podem ser um antídoto eficaz para minimizar o efeito do desligamento de pessoas, já que muitas empresas preferem buscar no mercado de trabalho as pessoas de que necessitam, em parte devido a sua fragilidade no desenvolvimento interno de seus colaboradores.

    Empresas lean mais maduras sofrem ainda mais esse assédio na medida em que empresas em etapas iniciais de sua jornada lean buscam acelerar suas curvas de aprendizado, o que nem sempre acontece pela falta de um ambiente favorável nessas empresas para a iniciativa lean florescer.

    E quando a saída de pessoas acontece, a padronização ajuda a engajar novas pessoas mais rapidamente, pelo menos no nível básico de execução das tarefas.

  3. A busca por maior volume de produção pode ser conquistada com menor quantidade de mão de obra. O crescimento da economia está exigindo novos investimentos para aumento da capacidade produtiva de diversas empresas e setores. É possível se conquistar grandes incrementos de capacidade produtiva em instalações existentes com a adoção da filosofia lean. Além do que, se as novas instalações forem pensadas lean desde sua concepção, elas provavelmente exigirão menos pessoas.

O quadro atual de carência de pessoas para ocupar posições em um mercado de trabalho aquecido pode ser gradualmente resolvido por acomodações e ajustes macroeconômicos. Mas as empresas não precisam esperar. Como vimos, as contramedidas seguidas já fazem parte do arsenal lean. A intensificação da implementação pode ajudar.

José Roberto Ferro
Presidente
Lean Institute Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário