LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A influência da localização de Centros de Distribuição, ou, A relatividade na distribuição.


Dizer que a localização de um Centro de Distribuição é algo relativo não é lugar comum. Muitas vezes ele poderá estar distante de um fornecedor e bastante próximo do outro, distante de um cliente, mas da mesma forma ao lado de outro. Leve em conta empresas como a SINGER e a NIKE, por exemplo, ambas totalmente descentralizadas, tanto a sua produção e também a sua distribuição com distancias às vezes continental, e nem por isso deixaram de serem empresas eficazes e de repercussão internacional. Como vivemos na era de alta tecnologia, tudo pode ser rápido e eficaz se dispormos de sistemas capazes e processos de movimentação e transportes eficazes. A empresa, independente de sua localização, poderá atender os requerimentos dos clientes dentro do prazo acordado e com a qualidade garantida.

A relatividade de sua localização está intimamente ligada a formula de Einstein onde E=mc2. No logistiquês podemos dizer que Eficiência na distribuição é igual ao volume movimentado vezes o dobro de sua região coberta.

Ficou complicado? Vou tentar melhorar!

Um Centro de Distribuição (CD) só será eficiente, em termos de cobertura de área de atendimento, se você obtiver a condição de distribuir seu produto (não importando a quantidade ou dimensões de seus lotes) em uma área duas vezes maior do que sua atual localização permite.

Para chegar a este ponto, variáveis como marketshare, carteira regional de clientes, numero de pontos de venda e canais de distribuição devem estar sub-dimensionados e em franca expansão.

Evidencio que esta minha abordagem é apenas um estopim para uma análise mais acurada que veremos em outras postagens.

´ it thinks before making´

Robert Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário