LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Artigo: Começamos a pensar em Logistica para 2014?

Por Hélio Meirim



Quando o juiz apitou a final do grande jogo entre Holanda e Espanha, nós brasileiros ficamos tristes, por não conseguirmos, mais uma vez, ver nossa seleção chegando ao pódio. O hexa agora é projeto para 2014.

No país do futebol, realizar uma copa do mundo depois de tanto tempo, é um grande sonho, mas também um grande desafio. Diversas entrevistas de nossos dirigentes maiores (da esfera esportiva e política) destacam a renovação da seleção, festa, alegria, sustentabilidade, transparência nos gastos … mas penso que além destes ingredientes, que são muito importantes, devemos pensar no grande desafio logístico de um evento desta magnitude.

Temos que pensar, organizar, planejar e executar com maestria, ações relacionadas a infraestrutura necessária para receber a grande quantidade de pessoas e equipamentos que, vem assistir e trabalhar em uma copa do mundo.

Além dos estádios que precisam atender as normas da FIFA, temos que pensar nos Aeroportos, Rodoviárias, Portos, Hotéis, Transporte de Carga e de Passageiros, pois como sabemos o fluxo de pessoas e equipamentos antes e durante a copa do mundo é gigante.

Precisamos pensar em como as pessoas se deslocarão até o estádios. Temos transporte público suficiente e de qualidade para fazer o transporte de grandes massas?

Precisamos pensar em uma boa informação para os visitantes. Hoje quando um visitante desembarca no porto, aeroporto ou na rodoviária temos um bom sistema de informação para ele?

Precisamos pensar no trânsito no entorno dos estádios. Hoje, grande parte dos nossos estádios é encravado no meio de um bairro residencial. Podemos citar o Maracanã no Rio de Janeiro, que em dias de grandes clássicos regionais já gera um grande transtorno as escolas, hospitais e moradores devido a grande quantidade de pessoas que chegam e saem do estádio. Como estaremos planejando os corredores para chegada e saída dos torcedores? E os moradores, hospitais, universidades e escolas que ficam sediadas no entorno do estádio, como chegaremos e sairemos destes locais em dias de jogos?

Precisamos pensar no deslocamento entre as cidades onde teremos jogos. Normalmente no Brasil fazemos muitos trajetos de avião. Nossos aeroportos estarão preparados para o grande aumento de pessoas viajando? Fico imaginando a ponte aérea Rio – São Paulo em uma segunda-feira pela manhã.

Precisamos pensar nas questões hoteleiras e turísticas, pois muitos profissionais e torcedores que vem para a Copa do Mundo, precisam se hospedar, se alimentar e aproveitam para conhecer as cidades. Teremos programas especiais para que os turistas (que serão em grande número) visitem os principais pontos turísticos das cidades onde estarão hospedados?

Precisamos pensar nas questões de segurança para todo este grande contingente que as cidades reeceberão;

Precisamos pensar no que fazer com as construções após a copa do mundo para não ficarmos com um elefante verde e amarelo em cada cidade sem possibilidade de uso pela população após o evento.

Bem, como podemos ver, não é só preparar nossos craques para tentarmos o Hexa em 2014.

Além de torcedores, precisamos pensar e atuar como gestores logísticos de um grande evento em que teremos participantes de diversas nacionalidades. Nossa organização estará sendo propagando a imagem de nosso país para todo o mundo.

Logo é preciso se preparar para o grande fluxo de materiais, informações e pessoas que a copa de 2014 trará para nosso País.

Acredito que reunimos profissionais qualificados para realização da copa do mundo com sucesso. No entanto, precisamos que estes profissionais dediquem um tempo a reflexão das questões logísticas deste evento.

Rumo ao Hexa !!!

_________________________________________________________________________
Hélio Meirim, executivo de Logística com atuação em empresas nacionais e multinacionais tendo desenvolvido projetos no Brasil e no Exterior. Mestre em Administração com MBA em Marketing, Logística, Análise de Sistemas e Docência Superior. Professor universitário em cursos de MBA, pós-graduação e graduação e colunista de diversos periódicos de logística.

Extraido de: http://www.transportabrasil.com.br/2010/08/comecamos-a-pensar-na-logistica-para-2014/

Nenhum comentário:

Postar um comentário