LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

terça-feira, 24 de agosto de 2010

TRANSMODAL

A TRANSMODAL é o único evento voltado para a região norte e nordeste reunindo em um mesmo ambiente; feira de negócios, seminários técnicos e congresso, direcionados para o transporte intermodal e a logística. Durante três dias, os executivos oriundos dos principais setores da economia regional, embarcadores e profissionais de comercio exterior, juntamente com os empresários do setor de transportes de carga e de passageiros; transportadores autônomos, profissionais de logística e de manutenção vão poder ter acesso ao que existe de mais moderno no mercado nacional e internacional.


Criar um ambiente no Nordeste para que os profissionais do setor possam trocar experiências através do acesso a novas informações, encontrar e fazer novos amigos e principalmente realizar contatos com a finalidade de gerar mais negócios entre os próprios expositores e o publico visitante é o principal objetivo da TRANSMODAL BRASIL.

A Feira atende os anseios do empresário nordestino contribuindo para o seu desenvolvimento profissional gerando assim oportunidades que possam atender a demanda atual de crescimento de todos os setores da economia.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

NOTICIA: Feira de transporte intermodal e logística em Fortaleza/CE

Fortaleza vai sediar feira de transporte intermodal e logística


Entre os dias 1o. e 3 de setembro, o centro de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Fortaleza, será palco do principal evento voltado para o setor de logística e do transporte intermodal. ]

Com a presença de nomes importantes do cenário nacional, como o presidente da Associação Brasileira de Transportes Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, e do Fernando Nicácio, superintendente no Nordeste da Infraero, a Transmodal – Feira e Seminário de Transporte Intermodal e Logística vai, a partir das 15 horas, mostrar aos profissionais do segmento no Ceará tudo que ocorre no cenário nacional e internacional no momento.

Durante a programação, haverá ainda visita técnica ao novo terminal de cargas do aeroporto Pinto Martins, aproximando os operadores e embarcadores locais. O terminal de Fortaleza é considerado hoje um dos melhores de cargas aéreas do país.

A Transmodal é um evento promovido pela Montte Empreendimentos, promotora de feiras com sede em Pernambuco, e tem o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil, além do apoio das principais entidades de logísticas do país como a Associação Brasileira de Logística (Aslog) e a Associação Nordestina de Logística (Anelog). Também conta com o apoio local do Sindace, Sindpneus, Sindiembalagens e Sindicomis.

Entre as empresas que estão presentes no evento destaca-se a Autotrac, Ceará Diesel, Avianca e a GTS Logistics.


Maiores informações pelo site WWW.montte.com.br.

FONTE: Sistema FIEC / CNI

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O trânsito, literalmente em suas mãos!

Em minhas não muito, mais valiosas, viagens percebi que umas das formas de você conhecer a educação e o jeito de ser de uma determinada localidade é analisar como as pessoas se comportam no trânsito, no fluxo continuo e cotidiano dentro de seus veículos.


Lembro de um dos desenhos do Walt Disney onde o personagem Pateta, na figura de um homem educado e equilibrado, se transforma em um furioso motorista a bordo de seu automóvel. Na verdade, aquela tipologia se evidencia forte de forma coletiva nas grandes cidades.

Mas, mesmo de forma discreta e individual, podemos ver a quanto anda a inversão de personalidades do trânsito para a vida cotidiana, bem como a massificação de comportamentos diante da normalidade que se trata a má educação no volante.

Vejamos, e seja sincero!

Quantos sinais vermelhos você furou esta semana, e quantos outros motoristas você viu fazendo o mesmo? Não estamos falando aqui de um sinal furado as três da manhã em um cruzamento historicamente sujeito a assaltos, mas furado na ida ou na volta do trabalho por exemplo.

Quantos xingamentos fez esta semana por ter a sua frente um veículo convergindo para a esquerda ou direita sem dar o sinal de seta? Nesta análise você pode incluir o motorista na sua traseira quando fizeste o mesmo.

Quantas ultrapassagens fez pela direita?

Quantas paradas em locais proibidos?

Quantas vezes não atendeu o sinal de mão do pedestre para atravessar a faixa? (em cidades como Brasília e Salvador basta apenas a menção de colocar o pé na faixa que os veículos param. Informo que estas cidades são no Brasil.)

Quantas vezes reduziste a velocidade na via apenas para passar pelo foto sensor, ou as vezes que conversou alegremente no celular não percebendo o sinal aberto, ou jogou papel de bala, bituca de cigarro, lata de bebida, e etc, pela janela de seu veículo, ou, ou, ou, ...

Enquanto escrevia este texto não fiquei muito feliz em contar quantas vezes agi ou vi estas situações da janela do meu carro, imagino que nem você. (se estiver enganado ao seu respeito, me desculpe)

O trânsito somos nós, eu, você, o seu vizinho, sua esposa e todos com carta de motorista; e não placas, sinais e faróis.

Seja educado no trânsito e seja Logisticamente integrado ao processo de movimentação continua a uma cidade melhor.

Mas agora quero lhe fazer um convite!

Corrija a si mesmo. Não punitivamente, mas evolutivamente. E vamos começar com um pequeno gesto, pequeno mesmo, pois bastará você balançar o dedo mínimo e anelar da mão direita. Dê sinal ao fazer uma convergência ou mudança de direção.

O pisca de seu carro existe, pode ter certeza.

Uma coisa é certa, agindo assim você pelo menos não ouvirá mais aquela buzina ofensiva do carro de atrás, além de evitar possíveis engavetamentos.



Até mais,



Robert Marques

A influência da localização de Centros de Distribuição, ou, A relatividade na distribuição.


Dizer que a localização de um Centro de Distribuição é algo relativo não é lugar comum. Muitas vezes ele poderá estar distante de um fornecedor e bastante próximo do outro, distante de um cliente, mas da mesma forma ao lado de outro. Leve em conta empresas como a SINGER e a NIKE, por exemplo, ambas totalmente descentralizadas, tanto a sua produção e também a sua distribuição com distancias às vezes continental, e nem por isso deixaram de serem empresas eficazes e de repercussão internacional. Como vivemos na era de alta tecnologia, tudo pode ser rápido e eficaz se dispormos de sistemas capazes e processos de movimentação e transportes eficazes. A empresa, independente de sua localização, poderá atender os requerimentos dos clientes dentro do prazo acordado e com a qualidade garantida.

A relatividade de sua localização está intimamente ligada a formula de Einstein onde E=mc2. No logistiquês podemos dizer que Eficiência na distribuição é igual ao volume movimentado vezes o dobro de sua região coberta.

Ficou complicado? Vou tentar melhorar!

Um Centro de Distribuição (CD) só será eficiente, em termos de cobertura de área de atendimento, se você obtiver a condição de distribuir seu produto (não importando a quantidade ou dimensões de seus lotes) em uma área duas vezes maior do que sua atual localização permite.

Para chegar a este ponto, variáveis como marketshare, carteira regional de clientes, numero de pontos de venda e canais de distribuição devem estar sub-dimensionados e em franca expansão.

Evidencio que esta minha abordagem é apenas um estopim para uma análise mais acurada que veremos em outras postagens.

´ it thinks before making´

Robert Marques

FLASH: TI e Logística

Cada vez mais a Logistica e TI caminham juntas!!!!

  • O proprietário da internet é o governo dos Estados Unidos;
  • Provedores de serviços aplicativos (Application Service Provider – ASP) são empresas que realizam a hospedagem de sites de pessoas físicas ou empresas.
  • A presença na internet permite à empresa aumentar sua visibilidade, pois ela pode ser visitada a qualquer momento e de qualquer local, disponibilizando informações sobre seus produtos e serviços e realizando negócios eletronicamente;
  • As b-webs Alianças incluem os operadores de redes de dados, as empresas de logística e os bancos;
  • Como exemplos de dispositivos móveis podem ser citados os PCs, servidores web, notebooks, os smartphones e os PDAs;
  • Os sistemas SCM e CRM complementam os sistemas ERP. Enquanto os sistemas ERP são voltados para os processos externos com fornecedores e clientes, os sistemas SCM e CRM são voltados aos processos internos.
  • Uma assinatura digital é um método de autenticação digital da identidade do emissor de uma mensagem. O objetivo desse recurso é cumprir as funções de uma assinatura manuscrita, porém no ambiente digital;

Gargalo logístico eleva custo e pode travar a produção

Problemas e desequilíbrios na infraestrutura, gargalos e nós na logística e pesada burocracia. Esse diagnóstico não é de hoje, mas vem se acirrando com a rápida expansão econômica. "Faltou alguém dizer que o Brasil cresceria como está crescendo e que o mundo compraria como vem comprando", diz Reinaldo Moura, fundador e diretor do Grupo IMAM, especialista em gestão industrial e técnicas ligadas a ela, como qualidade e produtividade, logística, movimentação, armazenagem e embalagem de materiais, entre outras.
Para ele, o impacto dessas deficiências é visível na dificuldade de escoamento da produção, que, nos últimos anos, vem se multiplicando. "Produzir é relativamente fácil. O problema é ver-se diante de filas de navios e caminhões nos portos", diz. Pior, segundo ele, "é que esses problemas entram numa reação em cadeia cujos resultados são custos elevadíssimos."

Um navio parado à espera para atracar, dependendo da época do ano, pode custar, por exemplo, entre US$ 30 mil e US$ 80 mil por dia. E eficiência nesse setor, afirma Moura, se mede pelo menor tempo de permanência no porto. Esses e outros problemas de infraestrutura em aeroportos, rodovias e ferrovias fizeram com que os custos logísticos no Brasil consumam anualmente cerca de 15% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Secretaria Especial de Portos (SEP). Nos Estados Unidos, que estão longe de ser exemplo em logística, como a Holanda, Bélgica ou a Alemanha, o custo é de 8% do PIB.


Embora o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estime que os investimentos em portos, ferrovias e transporte rodoviário cheguem a R$ 76 bilhões nos próximos três anos, há uma série de fatores que precisam ser contornados para a concretização efetiva. Para o setor portuário, que é responsável por 75% a 85% do total das exportações e das importações brasileiras, em termos de valor, o banco acredita que R$ 14 bilhões serão direcionados. Mas esses recursos parecem não ser suficientes.


O Instituto de Pesquisas Econômicas (Ipea) avalia que serão necessários pelo menos R$ 43 bilhões para atacar os gargalos. E apenas R$ 10 bilhões, ou cerca de 23% desse montante, estão previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ou seja, faltam R$ 33 bilhões, montante que terá de ser desembolsado pela iniciativa privada. "Precisamos de segurança jurídica, de menos burocracia e da não interferência política no setor", diz Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).


O Ipea avalia que são necessárias novas instalações portuárias, além de acessos terrestres aos terminais. Afirma ainda que há urgência de espaços para movimentação de cargas, dragagens, sistemas de segurança, sinalização, saneamento e eletrificação dos portos.


Em 2009, os portos movimentaram 760 milhões de toneladas entre exportações e importações, 70% acima do apurado dez anos antes, de acordo com a ABTP. A estimativa para os próximos quatro anos é movimentar pelo menos 1 bilhão de toneladas por ano. Esse crescimento pode ser afetado pela carência de acessos rodoviários e ferroviários. Estimativas do Ministério da Agricultura apontam que 20% da safra de grãos (mais de 20 milhões de toneladas) são embarcados em portos distantes dos locais de produção.


Para reduzir em parte os custos logísticos para pelo menos 10% do PIB, a SEP elaborou, em 2007, o Plano Nacional de Dragagem (PND), que receberá R$ 1,6 bilhão do PAC. "Trata-se de um dos maiores programas de dragagem do mundo, mas deveria estar muito mais adiantado", diz Manteli, da ABTP.


O PND deve receber R$ 1 bilhão do PAC 2, parte de um total de R$ 3,78 bilhões destinados a obras gerais em portos. Entre os projetos está o da ampliação do Porto de Santos, orçado em R$ 1 bilhão. O investimento permitirá dobrar a capacidade do porto.


Indagado sobre como as empresas estão enfrentando essas deficiências e gargalos em logística - responsável por prover infraestrutura necessária, equipamentos e informações para poder escoar a produção e, claro, exportar parte dela - Moura, do IMAM aponta três saídas. Primeiro, antecipar as necessidades para não interromper a produção. Depois, construir mais e maiores armazéns e centros de distribuição. E, finalmente, investir em equipamentos e sistemas para administrar o excesso de produtos.

Fonte: Valor Econômico

domingo, 8 de agosto de 2010

Colação de Grau 2010.2 - FATEC/AEC

Curso EAD... Colação de Grau EAD!!!!

Foi uma festa.  Parabéns a todos.


Apenas alguns post´s, pois marcado está em nossas memórias.
(Todos os Formandos-Novos Tecnólogos)
(Da esquerda para a direita) Prof. Figueiredo, formando Robert Marques, Prof.a. Terezinha e formando Paulo Pereira.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Colação de Grau - Turma 2008/5 - Gestão Logística AEC

GRANDE EVENTO!!!!!!

Ocorrerá no próximo dia 07 de Agosto, sábado às 19h30 na AEC, a cerimônia de Colação de Grau da turma de 2008/5 do curso Superior de Graduação em Gestão Logística.
A FATEC Internacional de Curitiba, através da AEC-Associação Educacional Cearense como seu pólo presencial, foi a primeira faculdade a ofertar o curso de Logística em solo Cearense.
Uma nova leva de profissionais, envolvidos com o momento efervescente da Logística no Estado, desponta para aprimorar nosso cenário Logistico.


SUCESSO a todos!!!!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Artigo: Começamos a pensar em Logistica para 2014?

Por Hélio Meirim



Quando o juiz apitou a final do grande jogo entre Holanda e Espanha, nós brasileiros ficamos tristes, por não conseguirmos, mais uma vez, ver nossa seleção chegando ao pódio. O hexa agora é projeto para 2014.

No país do futebol, realizar uma copa do mundo depois de tanto tempo, é um grande sonho, mas também um grande desafio. Diversas entrevistas de nossos dirigentes maiores (da esfera esportiva e política) destacam a renovação da seleção, festa, alegria, sustentabilidade, transparência nos gastos … mas penso que além destes ingredientes, que são muito importantes, devemos pensar no grande desafio logístico de um evento desta magnitude.

Temos que pensar, organizar, planejar e executar com maestria, ações relacionadas a infraestrutura necessária para receber a grande quantidade de pessoas e equipamentos que, vem assistir e trabalhar em uma copa do mundo.

Além dos estádios que precisam atender as normas da FIFA, temos que pensar nos Aeroportos, Rodoviárias, Portos, Hotéis, Transporte de Carga e de Passageiros, pois como sabemos o fluxo de pessoas e equipamentos antes e durante a copa do mundo é gigante.

Precisamos pensar em como as pessoas se deslocarão até o estádios. Temos transporte público suficiente e de qualidade para fazer o transporte de grandes massas?

Precisamos pensar em uma boa informação para os visitantes. Hoje quando um visitante desembarca no porto, aeroporto ou na rodoviária temos um bom sistema de informação para ele?

Precisamos pensar no trânsito no entorno dos estádios. Hoje, grande parte dos nossos estádios é encravado no meio de um bairro residencial. Podemos citar o Maracanã no Rio de Janeiro, que em dias de grandes clássicos regionais já gera um grande transtorno as escolas, hospitais e moradores devido a grande quantidade de pessoas que chegam e saem do estádio. Como estaremos planejando os corredores para chegada e saída dos torcedores? E os moradores, hospitais, universidades e escolas que ficam sediadas no entorno do estádio, como chegaremos e sairemos destes locais em dias de jogos?

Precisamos pensar no deslocamento entre as cidades onde teremos jogos. Normalmente no Brasil fazemos muitos trajetos de avião. Nossos aeroportos estarão preparados para o grande aumento de pessoas viajando? Fico imaginando a ponte aérea Rio – São Paulo em uma segunda-feira pela manhã.

Precisamos pensar nas questões hoteleiras e turísticas, pois muitos profissionais e torcedores que vem para a Copa do Mundo, precisam se hospedar, se alimentar e aproveitam para conhecer as cidades. Teremos programas especiais para que os turistas (que serão em grande número) visitem os principais pontos turísticos das cidades onde estarão hospedados?

Precisamos pensar nas questões de segurança para todo este grande contingente que as cidades reeceberão;

Precisamos pensar no que fazer com as construções após a copa do mundo para não ficarmos com um elefante verde e amarelo em cada cidade sem possibilidade de uso pela população após o evento.

Bem, como podemos ver, não é só preparar nossos craques para tentarmos o Hexa em 2014.

Além de torcedores, precisamos pensar e atuar como gestores logísticos de um grande evento em que teremos participantes de diversas nacionalidades. Nossa organização estará sendo propagando a imagem de nosso país para todo o mundo.

Logo é preciso se preparar para o grande fluxo de materiais, informações e pessoas que a copa de 2014 trará para nosso País.

Acredito que reunimos profissionais qualificados para realização da copa do mundo com sucesso. No entanto, precisamos que estes profissionais dediquem um tempo a reflexão das questões logísticas deste evento.

Rumo ao Hexa !!!

_________________________________________________________________________
Hélio Meirim, executivo de Logística com atuação em empresas nacionais e multinacionais tendo desenvolvido projetos no Brasil e no Exterior. Mestre em Administração com MBA em Marketing, Logística, Análise de Sistemas e Docência Superior. Professor universitário em cursos de MBA, pós-graduação e graduação e colunista de diversos periódicos de logística.

Extraido de: http://www.transportabrasil.com.br/2010/08/comecamos-a-pensar-na-logistica-para-2014/