| A XVII CNL será realizada no Expo Center Norte, de 17 a 19 de setembro de 2013 | |
Durante duas horas, você vai acompanhar e debater com Bernardo Figueiredo o Programa de Investimentos em Logística, no qual estão previstos recursos da ordem de R$ 180 bilhões.
Rodovias: duplicação de 7,5 mil quilômetros a serem executados pela iniciativa privada, com com recursos de R$ 42 bilhões, R$ 23,5 bilhões nos próximos cinco anos. Ferrovias: R$ 91 bilhões, sendo R$ 56 bilhões também nos próximos cinco anos, para construir 10 mil quilômetros de trilhos. Portos: R$ 20,2 bilhões para que o setor privado amplie a capacidade dos portos públicos; outros R$ 30,6 bilhões serão destinados a ampliação e construção de Terminais de Uso Privado (TUPs).
Para você ver como é importante acompanhar o relato de Bernardo Figueiredo, aqui vão alguns números que demonstram o que o segmento de logística pode ganhar com os programas saindo do papel:
- A soja produzida no Centro-Oeste é 10% mais barata do que a americana, mas ao chegar na China, por exemplo, está 10% mais cara em função do custo do transporte no Brasil.
- Para transportar um contêiner de grãos ao porto gasta-se US$ 1.790,00, contra US$ 621,00, em média, de países concorrentes.
- Movimentar um contêiner em Santos custa US$ 360,00, contra US$ 197,00 em Cingapura, US$ 190,00 Roterdã e US$ 270,00 em Hamburgo.
- Levamos 15 dias par enviar um produto da fábrica até as loja, ou ao porto, operação que deveria ser coberta em não mais que 10 dias.
- Temos 30 mil km de trilhos, a Índia 63 mil, China, 77 mil, Rússia, 87 mil e os Estados Unidos, 220 mil.
- Custo logístico das empresas no Brasi: entre 11 e 12% do PIB. Europa 10%, Estados Unidos 8%, China 8%.
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