LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

domingo, 11 de novembro de 2012

Artigo: QUE TAL DESENVOLVER A SUA ÁREA DE ENGENHARIA LOGÍSTICA?

Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, 
Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda 

Através da engenharia logística podemos desenvolver e implantar soluções técnicas altamente personalizadas às nossas necessidades e expectativas, e diferenciadas das soluções adotadas pelos principais concorrentes. 

Contar com inteligência em logística deixou de ser um caro luxo e se transformou em um importante diferencial competitivo. Afinal, você pretende se tornar um sobrevivente bem sucedido ou uma estatística de mortalidade entre as empresas que não mais existem? 

A logística está entre as três competências básicas de qualquer empresa. Cada vez mais ganha importância entre as atividades essenciais das empresas como Produção, Vendas, Pesquisa e Desenvolvimento, Finanças, etc. 

Várias são as aplicações práticas da inteligência logística. Envolve desde pequenos aperfeiçoamentos na operação atual, passa pela implantação de soluções que envolvam novas competências na gestão e na operação logística e chega a projetos inéditos, que tratem por exemplo, da construção de um novo Centro de Distribuição ou da implantação de um sistema WMS, que movimentarão cifras representativas. 

Sem uma área de engenharia logística, por exemplo, como viabilizar de forma bem sucedida, a atuação da sua empresa no comércio eletrônico? Como poderemos separar caixas ou itens individualmente, embalá-los da forma adequada e entregar no prazo e nas condições acordadas com o Cliente? 

Outro exemplo de aplicação seria o redesenho e redimensionamento da malha logística, reavaliando o modelo operacional existente, o nível de serviço aos canais de distribuição utilizados e os custos correspondentes. 

Infelizmente não existe uma formação específica para Engenheiros Logísticos no Brasil, equivalente a Engenharia Civil ou Engenharia da Produção. O aprendizado ocorre na prática, na base da tentativa e erro. Importantes horas acabam sendo desperdiçadas nessa atribulada missão. 

O trabalho da engenharia logística é incessante. Atua sob uma perspectiva de aperfeiçoamento contínuo, na qual os desafios são cada vez maiores. Aumenta o grau de complexidade, exigindo do Engenheiro Logístico conhecimentos cada vez mais específicos, como legislação fiscal / tributária, seguros em transportes, estatística avançada, pesquisa operacional, engenharia econômica, etc. 

Dispor de um ou mais recursos dedicados pode parecer caro. Não dispor de pessoal capacitado e dedicado a acrescentar novas competências logísticas poderá custar mais caro ainda! Por isso, trate a engenharia logística como algo essencial, e não supérfluo. Não encare como custo, mas como investimento, um investimento que permitirá à sua empresa transpor fronteiras até então desconhecidas! 

Capacite a sua equipe e colha os resultados! Boa sorte! 

TREINAMENTO - FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS LOGÍSTICOS - TURMA IX 
CONFIRMADO 

26 a 29/11 das 08h00 às 20h00 - SP 
Investimento - 3.000,00 em 5x de 600,00 

A Tigerlog oferece este treinamento desde 2005, que já capacitou mais de 270 profissionais da área e oito turmas formadas. 

Faça parte desta turma! Inscreva-se! 

Maiores informações através do e-mail treinamento@tigerlog.com.br com Beatriz Tierno, ou através do site 
www.tigerlog.com.br 

Vejam também nosso novo portal de treinamentos online 
www.e-tigerlog.com.br 

Fábrica de Logística, veja mais acessando 
www.fabricadelogistica.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário