quinta-feira, 11 de setembro de 2014
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Artigo Tigerlog: Termos fiscais.
Os termos fiscais e suas repercussões no campo logístico
Artigo escrito por Dirceu Antonio Passos, Consultor Tributário da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda.
Por exemplo, quando dizemos que determinado transporte será feito com "Transbordo" não podemos esquecer que se este transbordo não for feito com veiculo de nossa propriedade é entendido pela fiscalização como um "Redespacho",portanto, tributado pelo ICMS a cada troca de veiculo ou de modal.
Para a fiscalização do ICMS o simples fato de assumir a responsabilidade de efetuar um transporte já o enquadra como contribuinte do ICMS, em outras palavras, para a Legislação do ICMS, não há necessidade de um Transportador possuir veículos para ser enquadrado como transportador e conseqüentemente, contribuinte.
A diferença básica entre "Transportador" e "Agenciador" é simples: "Transportador" é o agente contratado mediante remuneração para deslocar mercadoria de um ponto a outro.
"Agenciador" é aquele que se encarrega de exercer profissionalmente a atividade de intermediador responsável por encontrar meios de transporte para terceiros. Neste caso, passa a ser contribuinte do ISS e não do ICMS.
Com o advento do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) fica mais fácil para a fiscalização detectar erros na concepção dos termos fiscais nos serviços de transporte e aplicar multas.
No campo da armazenagem, quantas empresas, abriram um "Armazém Geral" quando na verdade só queriam ter um"Depósito Fechado" para armazenar suas próprias mercadorias.
O ônus desta escolha errada é grande, a começar pelo dever de cumprimento de rígidos controles de fiscalização que é submetido o "Armazém Geral", tais como, necessidade de arquivamento de documentos na Junta Comercial, nomeação de fiel de armazém, publicação de seus atos em jornal de grande circulação, etc.
O problema é que muitas empresas só se dão conta que cometeram erro na escolha quando são notificadas pela fiscalização.
Importante notar que a diferença básica entre "Armazém Geral" e "Depósito Fechado" está no que se pretende fazer do armazém: se for armazenar mercadoria própria, deve-se abrir uma filial denominada "Depósito Fechado", se for armazenar mercadorias para terceiros, obrigatoriamente, deve-se abrir uma empresa denominada "Armazém Geral".
Assim, também dá para sentir o transtorno ao Operador Logístico em ter optado por abrir um "Depósito Fechado" quando na verdade se pretendia armazenar mercadorias para terceiros (abrir um "Armazem Geral").
O caminho neste caso é longo a começar por desfazer o erro, isto porque a fiscalização do ICMS poderá autuar tanto quem armazena mercadorias de forma irregular, como também a quem envia mercadoria para um estabelecimento não habilitado para a armazenagem de mercadorias de terceiros, ou seja, que não se enquadre na Legislação do Armazém Geral, regida pelo Decreto 1.102 de 1903.
Há também muito Operador Logístico pretendendo usar o "Saldo Credor do ICMS" para comprar caminhão, combustíveis, etc., sem saber que somente poderá usar o "Crédito Acumulado do ICMS" para estas aquisições.Importante notar que, "Saldo Credor" é gênero em que o "Crédito Acumulado" é espécie.Resumidamente, "Saldo Credor" é a diferença favorável ao contribuinte, decorrente de um total de créditos maiores que os débitos e que inclui todas as operações da empresa.
Já o "Crédito Acumulado" (que é permitido para uso na aquisição de caminhões, combustíveis, etc.) decorre de operações incentivadas, tais como, alíquotas diversificadas, redução de base de cálculo, isenções ou não incidências do imposto com manutenção dos créditos.
Enfim, usar os termos fiscais corretamente nas operações logísticas do dia a dia é também uma questão de planejamento tributário e estratégico.
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Nota:Ambev fornece celulares a caminhoneiros para melhorar logística
A fabricante de bebidas já forneceu 1.100 celulares para caminhoneiros, e projeta atingir o total de 3.500 motoristas que trabalham para a empresa até o final de 2015. Até lá, todos os centros de distribuição terão um novo sistema de acompanhamento das mercadorias.
Pelo celular, o funcionário recebe a lista de entregas e informa as que já foram feitas, as mercadorias devolvidas e os motivos das devoluções. O aparelho é rastreado em tempo real por uma equipe da empresa que acompanha a movimentação dos motoristas e das cargas.
O "tracking", como é chamado, já está em operação em centros de distribuição de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que corresponde a cerca de 30% da frota da empresa, que é terceirizada. Até outubro deverá chegar em Minas, Brasília, Paraná e Rio. O tempo médio de rota do motorista caiu 8%, onde o sistema já está em uso, segundo a Ambev.
"Daremos um salto em redução de custo com ganhos na segurança e no meio ambiente", diz Vinicius Barbosa, vice-presidente de logística e suprimentos da Ambev. A iniciativa deve amenizar os crescentes gastos com diesel e mão-de-obra.
Barbosa não revela o quanto a Ambev desembolsa com logística, mas diz que "são bilhões". A Ambev faz cerca de 113 mil viagens ao mês.
Fonte: Folha de S. Paulo
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
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terça-feira, 12 de agosto de 2014
Palestra on-line: Simulação em Logística - construindo modelos na prática
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que será ministrado por Thiago Brito (Genoa Logística & Supply Chain). :: Data: 21/08/2014 Resumo da Palestra: A cada usuário também será fornecida uma chave trial do software AnyLogic, além de uma série de tutorias. Conheça mais sobre simulação e o software AnyLogic! MundoLogística Webinars são palestras on-line gratuitas para auxiliar no seu desenvolvimento profissional. Para assistir ao Webinar basta realizar o seu cadastro e no dia e hora marcados, acessar o link que será enviado para o seu email. Você necessitará apenas de um computador ou tablet com acesso à internet e áudio para assistir à palestra. Participe! | ||
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quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Noticia: Empresas japonesas buscam oportunidades em logística e infraestrutura
Oito empresas e uma associação de produtores de café do Japão participaram nesta última sexta-feira de uma reunião com o ministro da Agricultura, Neri Geller, em Brasília, na qual manifestaram interesse em investir em ferrovias, rodovias, hidrovias e portos.
Segundo Geller, não foi assinado nenhum acordo de cooperação com o governo japonês. Entretanto, empresas do setor financeiro, como seguradoras, e, principalmente, da área de infraestrutura e logística, sondaram quais as reais demandas que o Brasil apresenta atualmente para investimento.
Os representantes das empresas quiseram saber qual a expectativa de investimentos em logística necessários hoje para potencializar o escoamento das produções brasileiras de soja, café e de carnes de frango, suína e bovina, segundo o ministro.
"Aqui foi discutida a questão dos investimentos privados, para sentir do governo brasileiro se há espaço e segurança para as empresas japonesas fazerem investimentos no Brasil", contou Geller.
Segundo o ministro da Agricultura, os investidores japoneses têm grande potencial de atuar no Brasil para "nos ajudar a resolver gargalos de infraestrutura". "Apenas uma das empresas que estiveram aqui já investiu US$ 500 milhões no Porto de Itaqui (MA) e outra disse ter US$ 140 bilhões em oferta de seguros para auxiliar empresas de infraestrutura", afirmou.
"Colocamos para eles que temos capacidade de ampliar produção agrícola, mas temos gargalos em infraestrutura e essas empresas atuam em logística e querem investir no Brasil", disse Geller
Acompanhados do vice-ministro da Agricultura do Japão, Issao Harihara, estiveram no encontro representantes das companhias japonesas Mitsui, Mitsubishi e Sojitz, entre outras.
Fonte:Valor Econômico\Cristiano Zaia | Brasília
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Palestra on-line: Simulação em Logística - construindo modelos na prática
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que será ministrado por Thiago Brito (Genoa Logística & Supply Chain). :: Data: 21/08/2014 Resumo da Palestra: A cada usuário também será fornecida uma chave trial do software AnyLogic, além de uma série de tutorias. Conheça mais sobre simulação e o software AnyLogic! MundoLogística Webinars são palestras on-line gratuitas para auxiliar no seu desenvolvimento profissional. Para assistir ao Webinar basta realizar o seu cadastro e no dia e hora marcados, acessar o link que será enviado para o seu email. Você necessitará apenas de um computador ou tablet com acesso à internet e áudio para assistir à palestra. Participe! | ||
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segunda-feira, 4 de agosto de 2014
sábado, 2 de agosto de 2014
No ESTADAO: Aplicativo conecta caminhoneiro à carga
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