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segunda-feira, 25 de julho de 2016

Artigo: Má operação ainda é maior causa de ruptura e perda

Melhorias em processos do próprio supermercado podem reduzir de forma considerável esses problemas. 

Veja como

Falta de processos, ruptura, quebras, equipe mal preparada são males que aprofundam a perda de vendas em um momento difícil. O varejo alimentar precisa encarar de verdade esses problemas , para gerar maior receita e lucro em épocas magras e gordas. Algumas redes até buscam soluções, mas muitas vezes de maneira pontual ou precária e, pior, sem continuidade. Os investimentos acabam perdidos ao longo do tempo, por falta de persistência e práticas apropriadas. O que fazer?

Para controlar perdas e ruptura é preciso desenvolver uma equipe com senso de propriedade. Do pessoal da limpeza à diretoria, todos devem saber aonde a empresa quer chegar, de que forma e qual o papel que cada um deve desempenhar
Luis Lobão Mendes
Diretor da HSM Performance

1. Estoque
Às vezes um produto tem baixa performance porque está sempre em ruptura ou porque as versões disponíveis não são as preferidas do público. Não dá para cortar o estoque das mercadorias sem analisar bem os dados.

2. Atenção!
Para evitar a ruptura é importante considerar a sazonalidade de cada categoria. E os repositores devem ser sempre orientados a priorizar o que sai mais rápido, lembra Ari Kertesz, sócio da McKinsey.

3. Reposição
É preciso saber quantas horas ou dias o item fica na gôndola, para conhecer os intervalos de reposição. Isso vem do cruzamento dos dados de recebimento, estoque, reposição, checkout e compras, ensina Kertesz.

4. Foi-se o tempo de fazer a reposição apenas no visual. Porém circular pela loja continua sendo importante para apontar situações inesperadas.

5. "Não é possível acabar com a ruptura, Mas é possível mantê-la em 1%. A partir de 3%, gera muito prejuízo" Ari Kertesz

6. Estabelecer metas e recompensas é uma forma de estimular a equipe a atacar as perdas e a ruptura.
E é preciso levar em conta que o combate começa no recebimento dos produtos. Deve-se avaliar, por exemplo, qualidade, prazo de validade e checar se foi entregue aquilo que o comercial pediu. Vicente Falconi

7. Tempo de giro
Medir estoque também é essencial para conter perdas e ruptura. Deve-se considerar a quantidade do item disponível e o tempo de giro. Isso com base no histórico de vendas e nas sazonalidades. Estoque parado não gera lucro.

8. Os sistemas de informática
"Alguns varejistas não sabem medir quebras. Ele diz que está entre 5% e 6%, mas quando medimos, chega-se a 9% ou 10%. Sem bons sistemas de informática, não tem como apurar corretamente", Vicente Falconi.

Deixar de comprar apenas por medo de queda nas vendas é um erro. Acaba provocando ruptura e acarretando ainda mais perda de receita.

Praticamente metade dos itens que apresentam ruptura na gôndola estão disponíveis no CD ou depósito da loja. "O problema é a falta de bons processos"
diz Ari Kertesz, sócio da consultoria McKinsey

"Os funcionários aprendem, mas não se empenham em manter o processo de controle de perdas. Eles precisam entender que as perdas comprometem a saúde da empresa e, portanto, o próprio emprego e o próprio bolso"
Vicente Falconi


Fonte: http://www.sm.com.br/

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