ANRAP Destaca Importância da Remanufatura para a Sustentabilidade
A convite do Sindipeças, a ANRAP palestrou na Automec 2013 sobre a importância do processo de remanufatura para um mundo mais sustentável.
Campinas, 14 de Maio de 2013 – A ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, a convite do Sindipeças realizou palestra na Automec 2013 (18/04) e destacou a importância do processo de remanufatura na cadeia produtiva, especialmente para a preservação do meio-ambiente. BorgWarner, Bosch, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett, Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (Divisão LuK), TRW Automotive e ZF (com a linha de embreagem SACHS) compõem a lista de empresas associadas à ANRAP.
Segundo Jefferson Germano, presidente e membro da ANRAP, o foco do processo de remanufatura é "reduzir", "reusar" e "reciclar". Por isso, proporciona um menor consumo de matéria prima, água, energia elétrica, entre outros materiais, além de reduzir resíduos na cadeia produtiva. Isto porque o fabricante, que detém a tecnologia de produção, é capaz de expandir a vida útil das peças não mais utilizáveis e retorná-la ao mercado, com garantia de originalidade e procedência.
Um levantamento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apontou que em Abril/ 2013 o número de veículos em circulação no Brasil chegou à 77 milhões, destes 56% correspondem à automóveis. Caminhões e ônibus correspondem à 3% e 0,6% respectivamente. O sudeste é a região com maior concentração de veículos (cerca de 39 milhões), seguido pelo sul (16 milhões), nordeste (12 milhões), centro-oeste (7 milhões) e norte (3 milhões). "Com o crescimento da frota brasileira de veículos, cresce a responsabilidade ambiental. Cada vez mais, o mercado tem a consciência de que o processo reverso de distribuição e a remanufatura de produtos são essenciais para a preservação do meio ambiente", ressaltou Jefferson.
Alguns fabricantes comercializam as peças com base de troca. Neste caso, além do benefício do preço do produto – que é mais competitivo para os aplicadores e consumidores finais - a remanufatura também garante que a peça não mais utilizável tenha um descarte correto e, por fim, não contamine o meio ambiente. Por isso, a devolução de peças não mais utilizáveis em bom estado de conversação para os fabricantes é extremamente importante.
Atualmente, as empresas associadas à ANRAP realizam a remanufatura de motores, motores de partida, embreagens, compressores, freios a disco, caixas de direção, turbinas e caixas de câmbio. A ANRAP tem atuado em diversas frentes para difundir o conceito dos produtos remanufaturados no mercado ao demonstrar suas vantagens para a manutenção de qualidade de veículos.
Sobre a ANRAP
A Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, ANRAP, foi criada em 1994 a partir da associação dos fabricantes Cummins, Bosch, SACHS Automotive e TRW Automotive. Desde então, atua em diversas frentes para difundir o conceito da remanufatura no mercado. Para isso, tem demonstrado aos aplicadores, profissionais de manutenção e usuários as vantagens do produto remanufaturado de qualidade na manutenção de veículos. Atualmente, os principais fabricantes de autopeças do país estão associados à ANRAP: BorgWarner, Bosch, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett, Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (Divisão LuK), TRW Automotive e ZF (com a linha de embreagem SACHS). Para mais informações sobre a ANRAP e seus associados, acesse: www.anrap.org.br ou fale com:
Oxy News
Cláudia Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário