LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Inventário de estoque reduz perdas e aumenta rentabilidade

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

 

Inventário de estoque reduz perdas

e aumenta rentabilidade do comércio

 

 

Além de vender muito, e vender bem, o que o varejo pode fazer para melhorar seus resultados? Uma das alternativas que está sendo cada vez levada em conta pelos comerciantes é a redução de perdas para aumento da rentabilidade. Com a concorrência acirrada, um centavo está valendo cada vez mais no varejo, e ganha aquele que percebe que o controle sobre suas mercadorias é fundamental para evitar as avarias. Segundo Adalberto Novaes, diretor operacional da Contagem Inventários, empresa especializada em inventário de estoque e controle de perdas, os varejistas começaram a perceber que o domínio de seus produtos e estoques gera um aumento significativo no lucro.

 

"A prevenção de perdas é uma forma eficiente de melhorar o resultado do varejista. Isso é quase uma questão de sobrevivência. Um supermercado tem uma média de 3% de lucro líquido e um índice de perdas de cerca de 2%, o que representa grande parte do lucro. Com esses números a gente pode ter uma noção da importância da prevenção", avalia. De acordo com o empresário, esse montante geralmente não é percebido pelo empresário que não realiza o inventário, mas é necessário atentar para a questão.

 

A maioria das empresas já se preocupa com o problema, porém a contagem é feita pelos próprios colaboradores e de forma manual, com a prancheta. Esse controle de estoque ganha ainda mais eficiência quando é feito de forma terceirizada. "A terceirização evita que o empresário necessite diminuir a quantidade de colaboradores em suas funções habituais para que eles realizem a contagem. Além disso, ele não precisa parar as atividades do estabelecimento durante o processo, uma vez que podemos realizar esse serviço de madrugada ou nos fins de semana", aponta Adalberto Novaes. Além da agilidade, outro ponto positivo do serviço da Contagem Inventários é a automatização do procedimento. "Nós fazemos o levantamento do estoque e cruzamos os dados obtidos com o valor que a empresa acha que tem descobrindo parte das diferenças. Sem essa automação, os empresários não têm como totalizar as perdas", reforça.

 

Nos supermercados Deskontão, do Grupo KarneKeijo, esse assunto é levado a sério. De acordo com a gerente da rede, Roberta Couceiro, as três unidades do atacarejo contam com variadas estratégias de redução de perdas, entre elas a manutenção de uma equipe que atua na elaboração de inventários diários de estoque e no controle dos produtos na prateleira. Além disso, alguns colaboradores atuam na redução das avarias, que são as perdas dos produtos.

 

"Uma das coisas que acontece com freqüência é que pessoas pegam produtos da prateleira e depois, se decidem não levar, abandonam estes itens nos carrinhos. Quando isso acontece com um produto perecível, a exemplo de um frio, esse item corre o risco de estragar. Para prevenir este tipo de perda, estamos investindo em fiscalização. Esse é apenas uma das estratégias", avalia a gerente.

 

De acordo com Roberta, todo investimento em redução de perdas é válido, uma vez que essas ações têm como objetivo diminuir as despesas. "Em um mercado tão competitivo, toda ação que venha minimizar os custos é válida. No caso das perdas, o que a gente deixa de perder pode ser revertido em lucro", destaca.

 


Fonte: EXECUTIVA PRESS




Nenhum comentário:

Postar um comentário