PLANO
DE FIDELIZAÇÃO NO
TRANSPORTE
CONTRATADO DE TERCEIROS, QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
Diante de um mercado
de distribuição rodoviária onde a contratação de transporte terceirizado está cada
vez mais competitiva, criar e gerir políticas que
possibilitem, junto aos esforços comumente apreendidos, a retenção de
transportadores autônomo-contratados nas operações de movimentação Logística é
de fundamental importância.
Acredito que
mantendo um relacionamento estreito com os motoristas, contratados pelos Operadores
de Transporte ou pelo próprio embarcador, pode se alcançar um diferencial
atrativo de oferta de cargas, bem como maior retenção de parceiros nas
operações de distribuição.
Fidelizam-se
pessoas e relacionamentos pessoais, não parcerias profissionais. A fidelização
é gerada em um compromisso informal, pois se houver formalidade torna-se “contrato”.
Por isso os pontos aqui levantados buscam atingir de forma holística o
entendimento quanto à importância das “pessoas físicas” nas operações de
transporte.
Fidelidade
não se compra, conquista-se em longo prazo por meio de atitudes que transmitam
confiança, respeito e atenção. É um processo continuo um compromisso de toda
área de contratação da Logística.
Para tanto, faz-se
necessário ofensivas de fidelização que empreendem um baixo custo inicial, mas
que gerem um forte impacto no sentimento de importância nas relações com
motoristas com um forte apelo de comprometimento por parte do embarcador.
SUGESTÕES NA
FIDELIZAÇÃO
Iniciativas
como implantação de Cartão Fidelidade a motoristas carreteiros autônomos em
prestação de serviços aos contratadores de fretes, onde a oferta de carga contratada
será registrada no cartão fidelidade do motorista através de marcações de
carimbos, acompanhadas dos visto do responsável pelo carregamento é uma excelente
forma de monitorar esta relação de fidelidade.
Há exemplo
posso citar a experiência de um grande fabricante de eletroeletrônicos, onde foi
utilizada a prática de cartões fidelidade. Cada cinco marcações dando direito à
um almoço durante o carregamento por parte da empresa, dez marcações um kit de
produtos da empresa e cinco cartelas um brinde especial.
Seja qual
for o benefício ofertado deverá ser realizada a entrega do mesmo com toda a
importância que o parceiro merece. Com registro fotográfico e divulgação da
ação no jornal interno, de forma a valorizar a iniciativa e o beneficiário
dela.
Outras ações
podem versar na divulgação da empresa como ponto de embarque na região, com a
distribuição de portas-documento ou lixeiras veicular a cada embarque de carga realizado.
FIDELIZE, E
CONTROLE O RELACIONAMENTO.
A estratégia
de fidelização solicita muitos esforços, mas é realmente um diferencial
competitivo para o Embarcador na atração e retenção de prestadores de serviço em
longo prazo.
Iniciar
ações de elaboração, projeção e planejamento de iniciativas de fidelização é o
primeiro passo na direção de um forte cadastro de parceiros de transportes, e a
certeza de gerir uma carteira de terceiros comprometidos com você durante os
tempos de baixa na demanda de veículos no mercado.
Por Robert
Marques, Administrador Logístico.
Ótimo artigo, estou fazendo um trabalho acadêmico com o mesmo assunto e foi de grande valia a referência. Obrigada
ResponderExcluirSempre as ordens Milena. Sucesso em seu trabalho acadêmico.
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