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quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Artigo: Fidelização no Transporte Contratado de Terceiros.


PLANO DE FIDELIZAÇÃO NO
TRANSPORTE CONTRATADO DE TERCEIROS, QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Diante de um mercado de distribuição rodoviária onde a contratação de transporte terceirizado está cada vez mais competitiva, criar e gerir políticas que possibilitem, junto aos esforços comumente apreendidos, a retenção de transportadores autônomo-contratados nas operações de movimentação Logística é de fundamental importância.

Acredito que mantendo um relacionamento estreito com os motoristas, contratados pelos Operadores de Transporte ou pelo próprio embarcador, pode se alcançar um diferencial atrativo de oferta de cargas, bem como maior retenção de parceiros nas operações de distribuição.

Fidelizam-se pessoas e relacionamentos pessoais, não parcerias profissionais. A fidelização é gerada em um compromisso informal, pois se houver formalidade torna-se “contrato”. Por isso os pontos aqui levantados buscam atingir de forma holística o entendimento quanto à importância das “pessoas físicas” nas operações de transporte.

Fidelidade não se compra, conquista-se em longo prazo por meio de atitudes que transmitam confiança, respeito e atenção. É um processo continuo um compromisso de toda área de contratação da Logística.

Para tanto, faz-se necessário ofensivas de fidelização que empreendem um baixo custo inicial, mas que gerem um forte impacto no sentimento de importância nas relações com motoristas com um forte apelo de comprometimento por parte do embarcador.

SUGESTÕES NA FIDELIZAÇÃO

Iniciativas como implantação de Cartão Fidelidade a motoristas carreteiros autônomos em prestação de serviços aos contratadores de fretes, onde a oferta de carga contratada será registrada no cartão fidelidade do motorista através de marcações de carimbos, acompanhadas dos visto do responsável pelo carregamento é uma excelente forma de monitorar esta relação de fidelidade.

Há exemplo posso citar a experiência de um grande fabricante de eletroeletrônicos, onde foi utilizada a prática de cartões fidelidade. Cada cinco marcações dando direito à um almoço durante o carregamento por parte da empresa, dez marcações um kit de produtos da empresa e cinco cartelas um brinde especial.

Seja qual for o benefício ofertado deverá ser realizada a entrega do mesmo com toda a importância que o parceiro merece. Com registro fotográfico e divulgação da ação no jornal interno, de forma a valorizar a iniciativa e o beneficiário dela.

Outras ações podem versar na divulgação da empresa como ponto de embarque na região, com a distribuição de portas-documento ou lixeiras veicular a cada embarque de carga realizado.


FIDELIZE, E CONTROLE O RELACIONAMENTO.

A estratégia de fidelização solicita muitos esforços, mas é realmente um diferencial competitivo para o Embarcador na atração e retenção de prestadores de serviço em longo prazo.

Iniciar ações de elaboração, projeção e planejamento de iniciativas de fidelização é o primeiro passo na direção de um forte cadastro de parceiros de transportes, e a certeza de gerir uma carteira de terceiros comprometidos com você durante os tempos de baixa na demanda de veículos no mercado.


Por Robert Marques, Administrador Logístico.

2 comentários:

  1. Ótimo artigo, estou fazendo um trabalho acadêmico com o mesmo assunto e foi de grande valia a referência. Obrigada

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  2. Sempre as ordens Milena. Sucesso em seu trabalho acadêmico.

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