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terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Artigo:Câmara técnica discute questão logística no Ceará

A agenda 2012 da CTLOG/CE inicia na segunda quinzena de janeiro com palestra da empresa Macrologística Consultoria, que apresentará estudo anterior sobre a logística do Ceará

O Ceará, apesar de já ter feito muito no campo da logística, ainda precisa avançar mais para aproveitar as oportunidades que estão se apresentando. A avaliação é do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, ao participar na última sexta-feira (9/12), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), do terceiro encontro da Câmara Temática de Logística do Ceará (CTLOG/CE), que reuniu durante todo o dia empresários e representantes do setor público e da academia.

No evento foi apresentado pelo professor Bosco Arruda o estudo intitulado Caracterização e Análise dos Sistemas Produtivo e Macrologístico na Região Nordeste enquanto suporte à localização de empreendimentos: Foco no papel da ferrovia Transnordestina, que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), visando mostrar os principais gargalos e soluções para a logística no estado.

Dentre os problemas evidenciados no estudo foi destacada a necessidade de integração dos modais viários e de planejamento logístico sistêmico. Segundo ele, o trabalho visa reforçar o equipamento macrologístico como indutor de desenvolvimento das economias regionais. "A utilização da ferrovia no escoamento da produção é vital para reduzir custos logísticos, energéticos e a poluição", disse Bosco Arruda.

Roberto Smith ratificou a importância do planejamento logístico. "Temos um retardamento de planejamento logístico em níveis nacional, regional e estadual", afirmou, segundo quem é necessário se fazer um esforço de planejamento mais estruturado para dar condições à iniciativa privada de tomar decisões. Para ele, o papel da Adece é induzir a integração dos atores envolvidos na questão logística no estado.

A burocracia brasileira e a carência de autonomia na gestão portuária foram outros problemas citados pelo presidente do Porto de Santos, José Roberto Serra (foto, à direita), que apresentou o exemplo de sucesso da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Apesar de citar entraves como as operações do pré-sal por operários da Petrobras, a proximidade com Cubatão, o turismo e o crescimento das cidades de Santos e Guarujá que resultou na invasão do Porto, ele falou sobre as projeções para a movimentação de cargas do principal terminal portuário do país, que estima fechar 2011 com a movimentação de 101 milhões de toneladas. A perspectiva para 2014 - ano da Copa - é de aproximadamente 121,3 milhões de toneladas. Em 2024, a projeção é que a movimentação chegue a 229,7 milhões de toneladas.

Representantes da Companhia Docas do Ceará e da Ceará Portos também apresentaram relatos sobre ações desenvolvidas pelos portos de Pecém e Mucuripe. Para Carlos Matos Lima, presidente da Câmara Temática de Logística do Ceará e diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), organismo da FIEC, a proposta do fórum de conhecer o que está sendo feito em termos de logística no Ceará e de alinhamento das ações existentes foi bem sucedida, à medida que foi aberto o espaço para trazer à tona outros estudos já realizados anteriormente. "O grande desafio é a integração de todos os estudos existentes em relação à logística do estado."

Ele lembra que a questão da logística tem papel importante e transversal para o desenvolvimento econômico do estado e, por isso, precisa ser vista como estratégica em termos de planejamento, que passa naturalmente pela câmara setorial. Carlos Matos diz que as cadeias produtivas são quase sempre fragmentadas e, sem que haja um modelo intermodal que permita a sua junção, não será possível ao estado avançar. O dirigente do INDI destaca que é fundamental proporcionar uma melhor relação possível entre o setor produtivo e o poder público.

Para Roberto Smith, o papel da Adece, ao criar as câmaras temáticas, foi oferecer um ambiente de inter-relação entre o governo e o segmento privado a fim de que se possam resolver os gargalos existentes. Segundo ele, por isso mesmo tem incentivado que cada fórum trabalhe planejamentos estratégicos com o estabelecimento de metas a serem buscadas. Smith afirmou que a Adece tem procurado atrair investimentos para o estado, mas, para que isso se concretize, é preciso haver conhecimento das necessidades e desafios a serem superados. Ele disse também que o governador Cid Gomes quer semanalmente manter encontro com uma câmara setorial para ouvir as demandas e antecipou que a CT Log Ceará será uma das primeiras.

A agenda 2012 da Câmara Temática inicia na segunda quinzena de janeiro com palestra da empresa Macrologística Consultoria, que apresentará aos seus integrantes estudo anterior sobre a logística do Ceará. No dia 9 de fevereiro, está agendada também a primeira reunião da CT Log Ceará em 2012. "Começamos bem e não podemos perder tempo para melhorar a logística do Ceará", completou Carlos Matos.

Instalada em 20 de setembro deste ano, em encontro realizado na Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), a CT Log Ceará foi criada com o objetivo de apontar, discutir, equacionar e propor soluções às principais demandas ligadas ao sistema de infraestrutura cearense como os transportes rodo-ferroviário e aeroviário, dentre outras.

O órgão colegiado criado pela Adece é composto por representantes de 20 entidades privadas, organizações não governamentais e órgãos públicos relacionados com a cadeia produtiva do setor. São eles: Adece, FIEC, Aprece, BNB, Ceará Portos, DER, Infraero, Companhia Docas, Infraero, Faec, Unifor, Natcon, Petrobras, Sebrae/CE, Setcarce, Sindace, Transordestina Logística e UFC.

Fonte:FIEC

Um comentário:

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