O Projeto de Incentivo à Cabotagem será discutido durante o 1º workshop que acontecerá amanhã, dia 20, em Fortaleza. De acordo com a SEP (Secretaria Especial de Portos), que organiza o evento, a utilização do modal minimiza o custo da operação e melhora a logística dos portos nacionais.
O coordenador geral de Gestão da Informação da SEP, Luiz Hamilton Lima Mendonça, apresentará o modelo ideal de utilização do transporte de cabotagem sob o enfoque da realidade do Estado do Ceará. Serão identificadas as cargas potenciais na área de influência do Porto do Mucuripe, bem como a elaboração de um cronograma de ações para o incremento da cabotagem a partir de Fortaleza.
Entre os presentes estarão os operadores portuários do Porto do Mucuripe e representantes de mais de 40 sindicatos ligados à movimentação de cargas.
Projeto de Incentivo à Cabotagem
O objetivo do Projeto de Incentivo à Cabotagem é incrementar a cabotagem entre os portos do Brasil. Atualmente, o modal rodoviário concentra 58% do transporte de cargas no Brasil, contra 25% de representação do modal ferroviário e 17% da fatia do aquaviário. De acordo com a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) indicam que a cabotagem cresceu 111% entre os anos de 2002 e 2008.
O encontro acontecerá no prédio da Federação das Indústrias do Ceará, das 8h30 às 10h30.
Fonte: Guia Marítimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário