quarta-feira, 14 de julho de 2010
Noticia: Projeto do terminal do Porto do Mucuripe será licitado
Projeto do terminal do Porto do Mucuripe será licitado
A Companhia Docas do Ceará (CDC) e a Secretaria Especial de Portos (SEP) começaram a preparar a licitação para a formatação do projeto básico do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe, em Fortaleza. A obra deve começar no início do próximo ano.
"O Porto do Mucuripe é essencialmente industrial e comercial, mas também recebe navios de passageiros", ressalta o presidente da Companhia Docas, Paulo André Holanda. O futuro terminal, ele explica, será construído para dar ao porto um espaço próprio e exclusivo para embarque e desembarque de passageiros, com maior operacionalidade e conforto.
Segundo, a SEP, o órgão e a Companhia Docas preparam para esta semana a documentação da licitação do projeto básico. Paulo explica que esta etapa inclui o convênio entre os órgãos para a obra e os planos de trabalho, entre outros documentos. A licitação visa, além do projeto básico, os estudos técnico-econômicos e os estudos e relatórios de impacto ambiental.
A obra é considerada de caráter prioritário e faz parte do pacote de ações para a Copa do Mundo de 2014. De acordo ainda com a Secretaria de Portos, o investimento é estimado em R$ 98 milhões. O valor envolve a construção do terminal, um cais de atracação, estacionamento e a pavimentação e urbanização de área do porto. As obras devem durar dois anos.
"O terminal vai dar uma estrutura diferenciada, melhorada, para receber bem todos os navios que vierem a Fortaleza", comemora o secretário do Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia. Ele ressalta que realmente havia a necessidade do terminal por questões de conforto para os usuários. "É obra fundamental. O Ceará recebe muitos navios", diz.
"Para a Copa do Mundo é fundamental", completa o secretário. Bismarck detalha que, na Copa de 2014, o porto deve representar uma média de quatro mil leitos com a atração de navios de passageiros. De acordo com a Companhia Docas, somente no período de novembro do ano passado e maio deste ano o porto recebeu um total de 43 navios de passageiros.
E-Mais
O presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, diz que o futuro terminal de passageiros deve ter uma estrutura semelhante ao terminal do Aeroporto Internacional Pinto Martins.
O futuro terminal deve ter, além dos setores de Polícia Federal e de outros órgãos de segurança, opções de comodidade e conforto como restaurantes, lojas e outros pontos voltados ao usuário. >Paulo afirma que, com a profundidade do porto após a dragagem, em 14 metros, o terminal fica em condições de receber navio de passageiros de qualquer dimensão.
A coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Turismo Nacional (Prodetur) em Fortaleza, Josenira Pedrosa, diz que o calendário de navios de passageiros no Mucuripe é o ano inteiro, mas tem maior volume nos períodos de alta estação.
''A gente tem uma previsão de demanda crescente deste tipo de turismo na cidade. Ano a ano isso vem crescendo", aponta.
O secretário do Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia, lembra que "o Governo do Estado, no início, até queria fazer" a obra, mas o ministro Pedro Brito (Portos) prometeu tocá-la via Secretaria dos Portos.
Fonte: O Povo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário