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segunda-feira, 21 de julho de 2014

15ª EDIÇÃO DO MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS

Curso de Pós-graduação Lato sensu que atende aos requisitos do MEC e da legislação educacional em vigor.
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BENEFÍCIOS:

 

Aumento salarial
Melhorar a sua empregabilidade
Melhoria no desempenho profissional de imediato

Aquisição das melhores técnicas sobre como elaborar projetos

Assimilação do conhecimento dos facilitadores

Conhecimento para elaborar projetos com as melhores práticas do PMBOK

Aumentar a sua networking
Maior valorização no mercado

Participação de comunidade virtual de estudo, parceria e troca de experiência

Preparação para a Certificação em *Project Management Professional* –PMP® - Profissional de Gerência de Projetos 

 

 

OBJETIVOS:

Qualificar gestores de projetos para gerenciar grandes projetos e  obter a Certificação em *Project Management Professional* -PMP® - Profissional de Gerência de Projetos 

do Project Management Institute - PMI®.

 

METODOLOGIA:

O curso será desenvolvido em caráter interativo e vivencial, com utilização de material didático completo, incluindo:

·Apresentação dialogada de conceitos

·Apresentação de roteiro detalhado com instruções para elaboração de projetos 

·Compartilhamento de práticas e experiências dos participantes

·Resolução individual e em grupo de estudos de casos

·Recebimento do Kit - um conjunto completo de ferramentas informatizadas para realização de projetos

 

​Link do curso​: http://goo.gl/vsBstW 



HORÁRIO E LOCAL:

  • Sábado e Domingo: das 8h às 12h – 13 às 17;  - CURSO MENSAL (Um final de semana por mês)
  • SHOPPING AVENIDA - Av. D. Luis, nº 300 - Terceiro Andar - L3 (Brasil Trainning) 

  

COORDENAÇÃO:

Prof.José Bezerra, Doutor em Engenharia Elétrica pela UFCG e Universiy of Maryland at College Park (EUA), Mestre em Ciência da Computação pela UFCG. 

Elaborou, fundou e coordenador o Mestrado em Informática. Elaborou,  implantou e coordenou 12 turmas do MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS.  

Trabalha no Banco do Nordeste do Brasil a mais de três décadas.

 




 

Tel: (85) 3032-7104 
(85) 8853-9000 Celular OI:  


Logística Tributária e Fiscal


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Livro Logística Livro Logística Livro Logística Livro Logística
Indispensável a gestores logísticos que necessitam de informações
sobre como tratar os aspectos tributários nas operações logísticas
Um panorama geral dos aspectos fiscais e tributários relacionados às atividades mais importantes do segmento logístico: a armazenagem, o transporte e outras atividades logísticas.
É direcionado ao gestor logístico, passando uma visão macro de como se dá a tributação das atividades logísticas e evidenciando cuidados e atenção a serem tomados durante as operações.
O livro não entra na seara acadêmica de discussões conceituais que envolvem o ICMS. Traz a experiência prática vivida pelos autores no dia a dia das empresas do segmento logístico, apresentando a difícil missão de conciliar uma legislação arcaica, sobretudo em relação ao ICMS, com a dinâmica e evolução das operações comerciais da área.
Por conta da "era digital" (SPED, CT-e, MDF-e etc.), expõe a importância das empresas redobrarem a atenção e os cuidados na hora da estruturação das operações e definição dos procedimentos pertinentes.

Inscreva-se no Prêmio FedEx Profissional e Projeto de Logística do Ano



Caso não esteja visualizando as imagens, acesse aqui
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II FÓRUM BRASILEIRO DOS USUÁRIOS DE PORTOS - faça sua inscrição



II FÓRUM BRASILEIRO DOS USUÁRIOS DE PORTOS - faça sua inscrição
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II FÓRUM BRASILEIRO DOS USUÁRIOS DE PORTOS
11 DE AGOSTO DE 2014 - HOTEL SÃO FRANCISCO - RIO DE JANEIRO

Palestrantes

Objetivos

  • Analisar os impactos reais da Reforma Portuária de 2013 para os exportadores e importadores;
  • Identificar estratégias competitivas dos exportadores e importadores que contribuem para melhorar a agilidade, eficiência e custos logísticos (exemplos: Transporte internacional, fretes abusivos, armazenagem,  demurrage , THC e outras), e, principalmente possibilitam preços melhores de mercadorias ao consumidor final, no Brasil e no exterior;
  • Propor o associativismo, como instrumento indispensável dos exportadores e importadores, para exigir da ANTAQ (http://www.antaq.gov.br) e outros órgãos anuentes e reguladores do comércio exterior e da infraestrutura de transportes, a aplicação integral do marco regulatório atual, bem como, propor melhorias visando reduzir o custo Brasil.

Programa
08h40 – Abertura.
09h - Painel I – Melhoria da competitividade do país por meio dos portos (ações e estratégias de curto, médio e longo prazos, referentes à segurança jurídica, aumento do número de terminais e diminuição de custos portuários para exportadores e importadores brasileiros).
  • Antonio Henrique Pinheiro Silveira - secretário-executivo da Secretaria de Portos da Presidência da República;
  • Ana Junqueira - diretora do Departamento de Competitividade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC;
  • Luiz Henrique de Vasconcellos Carneiro - diretor-presidente dos Terminais Portuários MultiRio e MultiCar; 
  • Washington Barbeito - presidente da Transroll.
10h40 – Intervalo para café.
11h – Debates
12h30 – Intervalo para almoço (livre).
14h – Painel II – O papel das Associações de Usuários para a competitividade do país (como a força do associativismo pode contribuir para a quebra de paradigmas na logística do comércio exterior e o aumento da competitividade das exportadoras e importadoras – ações e estratégias).
  • Mário Povia - diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq;
  • Luiz Fayet - assessor de Logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA
  • Fernando Correia - diretor da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - Funcex;
  • Carlos Cavalcanti - diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp;
15h40 - Intervalo para café.
16h – Debates - participação especial de representantes de futuras associações de usuários.

17h30 – Encerramento – por José de Freitas Mascarenhas, presidente do Conselho de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Coordenação técnica:
Osvaldo Agripino
Realização:
Revista Portos e Navios
Apoio:
Associação de Usuários dos Portos da Bahia - Usuport
Associação de Usuários dos Portos de Santa Catarina - Usuport SC
UPRJ - Site dos Usuários dos Portos do Rio de Janeiro
Mário Povia
Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq
Antonio Henrique Pinheiro Silveira
secretário-Executivo da Secretaria de Portos (SEP) - a confirmar
Luiz Fayet
Consultor de Logística da CNA
Carlos Cavalcanti
Diretor do Departamento de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - Fiesp
Luiz Henrique de Vasconcellos Carneiro
Diretor-presidente dos Terminais Portuários MultiRio e MultiCar
Washington Barbeito
Presidente da Transroll
Osvaldo Agripino
Consultor Jurídico Usuport SC e UPRJ
Paulo Villa
Diretor-Executivo da USUPORT da Bahia
Andre de Seixas
Coordenador e criador do Site dos Usuários dos Portos do Rio - UPRJ
Ana Junqueira
Diretora do Departamento de Competitividade do MDIC
Fernando Correia
Diretor da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior - Funcex
Jacob Kunzler
Diretor-Presidente da USUPORT SC

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Noticia: Abre-se a temporada de Cursos - PRONATEC

Sest Senat disponibilizará 80 mil vagas pelo Pronatec para o 1º semestre do ano

Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil
Conforme o governo federal, 60% das matrículas do Programa foram feitas por jovens com idade entre 17 e 29 anos. Neste ano, o programa chegará a 4,2 mil cidades brasileiras e, até o final de 2014, o Pronatec deverá atingir a meta de oito milhões de jovens matriculados.
Das 5,7 milhões de matrículas já realizadas, quatro milhões foram em cursos de qualificação profissional e o restante em cursos técnicos.
A duração mínima das formações é de 160 horas/aula. O primeiro módulo é básico para todas as formações e os estudantes aprendem noções de atendimento eficaz, informática, português, matemática, postura no ambiente de trabalho, respeito ao meio ambiente e relações interpessoais. Depois há o módulo específico de cada capacitação.
Demanda
Um exemplo de grande procura é o município de Sobral, no Ceará, onde o Sest Senat está com inscrições abertas para preencher vagas em 61 turmas do Pronate. No ano passado, a unidade capacitou três mil jovens por meio do Pronatec. Até o final deste ano, o número deve chegar a oito mil, sendo metade já nos primeiros seis meses.
“Em Sobral, a participação do Sest Senat no Pronatec tem sido muito rica porque a carência de mão de obra qualificada na região é grande”, diz o instrutor Breno Souza Noleto. “Os cursos chegaram em um bom momento, porque a região está em expansão e os empresários buscam funcionários com maior formação”.
Segundo o instrutor, a demanda pela qualificação é grande por parte dos jovens e as turmas, após abertas, se completam em até 15 dias.
O município de Uruguaiana (RS) também é um exemplo de procura. Em 2013, todas as 540 vagas abertas por meio do programa foram preenchidas. Para 2014, a meta é dobrar este número.
“Todas as turmas saíram empregadas. No caso do curso de Recursos Humanos, todos os estudantes saíram com uma chance de estágio”, comenta a coordenadora, Ana Paula Claus. Nessa unidade houve situações em que a demanda por trabalhadores era tão grande que faltou pessoal, como no caso da Usina Eólica de Santana do Livramento, que espera a formação de mais operadores de retroescavadeira.

Noticia: Raio X nas estradas Cearenses


Scanners agilizam fiscalização no estado do Ceará

Relatório elaborado por técnicos do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) indica que os scanners utilizados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) para conferir as mercadorias que entram e saem de território cearense estariam tornando o trabalho de fiscalização mais rápido e eficaz. O documento integra o processo referente à auditoria operacional realizada em postos de fiscalização da Sefaz. A ação será julgada em breve pelo TCE. A auditoria buscou verificar o desempenho e a sustentabilidade dos equipamentos de raio-x.

O trabalho, que durou de janeiro a dezembro de 2012, foi feito por técnicos da 13ª Inspetoria de Controle Externo do TCE, criada na atual gestão para tratar de assuntos ligados à tecnologia da informação (TI), como a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade dos aparelhos adquiridos pelo Estado do Ceará.

Segundo o relatório técnico, os scanners atendem aos objetivos propostos pela Sefaz, que investiu R$ 97 milhões para implementar o projeto, pioneiro no país. O documento registra, por exemplo, que o grau de satisfação dos servidores que atuam com a ajuda dos aparelhos de raio-x teria aumentado.

Abrangência

Atualmente, dispõem da tecnologia os postos de Tianguá e Penaforte. Aracati e Asa Branca também deverão receber as máquinas. Há, ainda, um scanner móvel, que fica a maior parte do tempo no Pecém, devido ao grande fluxo de cargas.

Na época da auditoria, apenas Tianguá tinha o aparelho. Os técnicos do TCE, então, comparam os resultados daquele posto com o de Penaforte para auxiliar a embasar o relatório.

Comparativo

De janeiro a junho de 2012, o número de autos de infração lavrados em Tianguá cresceu 8% em relação a igual período de 2011. A receita decorrente dos autos teve alta de 12%. O registro de veículos subiu 25%.

Já em Penaforte, que não tinha scanner, o total de autuações no primeiro semestre de 2012 caiu 70%, e a receita apresentou decréscimo de 60%. O registro de veículos cresceu 5%. De acordo com o relatório técnico, os postos analisados têm volume de cargas semelhante.

Recomendações

"A partir da auditoria, propomos à Sefaz medidas que podem ser adotadas para evitar a descontinuidade ou paralisação dos scanners. É uma forma de ajudar o órgão, que está aberto a mudanças necessárias, a fazer readequações", afirma a titular da Secretaria de Controle Externo do TCE, Giovanna Adjafre.

Segundo ela, uma das recomendações feitas foi a elaboração de um plano de continuidade de negócio, relacionado ao uso de scanners na fiscalização de mercadorias em trânsito.

"Isso porque há uma suposta dependência da Sefaz em relação à empresa fornecedora dos aparelhos, que também é responsável pelos serviços de operação dos scanners, o que traz riscos ao órgão caso haja quebra de contrato", diz a secretária.

Também são recomendações do TCE: arquivo de imagens geradas pelo scanner em formato livre; elaboração de um plano de sustentação, contendo as ações de contingência que permitam a continuidade do fornecimento da solução de TI em eventual interrupção contratual; e um projeto apropriado de segurança contra incêndio e pânico para o posto de Tianguá.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sefaz informou que, como a auditoria foi realizada em 2012, todas as mudanças recomendadas pelo TCE foram aceitas e executadas pelo órgão.

Técnicas

Para avaliar o desempenho e a sustentabilidade do uso do equipamento de raio-x, foram verificados aspectos relacionados à governança de TI e segurança física e da informação. Para tanto, foram realizadas entrevistas, vistorias nas instalações e observação direta.

O relator do processo é o conselheiro Pedro Timbó. Já foi feito reexame por parte da 13ª Inspetoria de Controle Externo. Atualmente, a ação está em análise no Ministério Público de Contas (MPC) para emissão do parecer. Em seguida, voltará ao relator para ser analisada e julgada em plenário.

O TCE informa que novos projetos de auditorias operacionais estão sendo elaborados.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)

Artigo: Fusões e aquisições logísticas


Estrangeiros lideram fusões e aquisições em logística, diz PwC


Pela primeira vez, grupos estrangeiros lideraram o número anual de fusões e aquisições no setor de transporte e logística no Brasil - segundo relatório exclusivo elaborado pela consultoria PwC. Das 30 transações anunciadas em 2013, 57% tiveram participação de investidores de fora do país.

"É um engano comum pensar que geralmente são os estrangeiros que mais fazem aquisições, pois na verdade as brasileiras é que costumam dominar as operações. Por isso, o resultado de 2013 foi uma surpresa para nós", diz Ernani Mercadante, sócio da PwC. Em 2010, a participação dos investidores fora do país era de apenas 23%. Desde então, houve aumento da participação dos estrangeiros ano a ano até ser registrado o recorde do último ano.

"Quando existe uma demanda grande por melhorias de infraestrutura, como em portos, isso atrai o interesse do investidor. Ele sabe que, se existe uma deficiência [de operação], provavelmente será atrativo", afirma Mercadante.

Segundo ele, as empresas nacionais do setor acabaram se voltando em 2013 às oportunidades de investimento em concessões de infraestrutura - como aeroportos e rodovias. "Principalmente as grandes construtoras ficaram voltadas a aeroportos. Galeão, por exemplo, foi vencido pela Odebrecht. O de Confins foi pela CCR [dos grupos Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido ], também nacional".

De qualquer forma, ele avalia como positiva a entrada de empresas de fora do país. "Não tenho dúvida de que é um bom sinal. É um fator positivo para a economia, porque mostra a confiança do investidor", diz.

Entre as operações, está a venda da Valor da Logística Integrada (VLI) - braço criado pela Vale que teve participações compradas pela japonesa Mitsui e pelo fundo Brookfield Asset Management. Também está na lista a compra da Prumo Logística (ex- LLX, o projeto portuário do grupo EBX) pela EIG Management Company.

Mercadante lembra ainda que, em 2013, o braço logístico da mexicana Femsa - engarrafadora da Coca-Cola - comprou a empresa brasileira de cargas fracionadas Expresso Jundiaí. "Esse mercado de cargas expressas tem apresentado um bom movimento. A gente já viu várias aquisições nesse subsegmento nos últimos anos, como a TNT comprando a Expresso Araçatuba e a Fedex comprando a Rapidão Cometa ", afirma.

Ainda em 2013, a norte-americana de serviços de transporte aéreo Erickson Air-Crane comprou o braço de logística aérea da HRT, a Air Amazonia. A brasileira EBX Holding e a norte-americana BP Products North America formaram a joint venture Marine Fuel EX (MFX), que irá lidar com logística de combustíveis marítimos no porto do Açu (RJ).

A Raízen, joint venture entre Cosan e Shell, comprou a participação restante de 33,3% no Terminal Exportador de Álcool de Santos (Teas). Ainda houve compra e venda de participações minoritárias na Gol Linhas Aéreas pelo Bank of America Merrill Lynch (BofA) e investidores privados.

O levantamento da PwC mostra ainda o crescimento de participação dos investidores financeiros, que respondiam por apenas 5% das operações em 2006 e alcançaram 33% em 2013. "Mas os estratégicos dominam amplamente as operações. São investidores que estão à procura de retornos de longo prazo", diz.

Fonte: Valor Econômico/Fábio Pupo | De São Paulo


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Obs.: O Senac reserva-se o direito de alterar as datas ou cancelar o curso, caso o número de participantes não atinja o mínimo previsto.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Investimentos em Centros Logísticos e CLIAs

Caso não esteja visualizando, acesse aqui.
 
O Fórum de Investidores e Operadores em Centros de Distribuição Acontecerá no dia 20 de fevereiro de 2014 na cidade de São Paulo. O encontro é resultado do momento de mudanças na regulação promovidas pela antiga MP 612 e também pelo substancial aumento da demanda pela utilização de Armazéns Logísticos. Novos investidores entraram nesse mercado, construindo armazéns com tecnologia e facilidade para escoar todos os tipos de mercadorias em um único ponto.
Dentre os principais temas do fórum estão:
A demanda do mercado por centros de distribuição
Possibilidades de "joint ventures" com empresas de construção de CDs e empresas
Como transformar condomínios em Portos Alfandegários (Centro Logístico e Industrial Aduaneiro –CLIA)
Captação de recursos privados para construção, ampliação e transformação de CDs em CLIAs
O emprego da tecnologia para operação do complexo de armazenagem
Novos equipamentos que auxiliam o monitoramento e fluxo de mercadorias
 
Estes e outros temas serão discutidos pelos
principais profissionais do setor, incluindo:
Alexander Supply
Miebach Consulting Brazil
André Castro Carvalho
Prefeitura de São Paulo
Celso Queiroz
ABRALOG
Cesar Meireles
ABOL
Daniel Bio
Gerente de Desenvolvimento de Negócios – SAP
Jacob Alfredo Stoffels Kaefer (PSDB-PR)
Câmara dos Deputados
Luis Augusto Opice
ABOL
Luis Claudio Martão
C&A
Luiz Manoel Mascarenhas
ABCLIAS
Pedro Francisco Moreira
ABRALOG, representante do Ministério da Fazenda
entre outros
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entre em contato com a VIEX Americas
telefone 11-50516535
luciano@viex-americas.com
Fórum de Investidores em Operadores
em Centros de Distribuição
20 de fevereiro de 2014

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Telefone: 11 5051-6535
e-mail: info@viex-americas.com
Site: www.viex-americas.com
 
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