LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Noticia: Abre-se a temporada de Cursos - PRONATEC

Sest Senat disponibilizará 80 mil vagas pelo Pronatec para o 1º semestre do ano

Victor José, repórter do Portal Transporta Brasil
Conforme o governo federal, 60% das matrículas do Programa foram feitas por jovens com idade entre 17 e 29 anos. Neste ano, o programa chegará a 4,2 mil cidades brasileiras e, até o final de 2014, o Pronatec deverá atingir a meta de oito milhões de jovens matriculados.
Das 5,7 milhões de matrículas já realizadas, quatro milhões foram em cursos de qualificação profissional e o restante em cursos técnicos.
A duração mínima das formações é de 160 horas/aula. O primeiro módulo é básico para todas as formações e os estudantes aprendem noções de atendimento eficaz, informática, português, matemática, postura no ambiente de trabalho, respeito ao meio ambiente e relações interpessoais. Depois há o módulo específico de cada capacitação.
Demanda
Um exemplo de grande procura é o município de Sobral, no Ceará, onde o Sest Senat está com inscrições abertas para preencher vagas em 61 turmas do Pronate. No ano passado, a unidade capacitou três mil jovens por meio do Pronatec. Até o final deste ano, o número deve chegar a oito mil, sendo metade já nos primeiros seis meses.
“Em Sobral, a participação do Sest Senat no Pronatec tem sido muito rica porque a carência de mão de obra qualificada na região é grande”, diz o instrutor Breno Souza Noleto. “Os cursos chegaram em um bom momento, porque a região está em expansão e os empresários buscam funcionários com maior formação”.
Segundo o instrutor, a demanda pela qualificação é grande por parte dos jovens e as turmas, após abertas, se completam em até 15 dias.
O município de Uruguaiana (RS) também é um exemplo de procura. Em 2013, todas as 540 vagas abertas por meio do programa foram preenchidas. Para 2014, a meta é dobrar este número.
“Todas as turmas saíram empregadas. No caso do curso de Recursos Humanos, todos os estudantes saíram com uma chance de estágio”, comenta a coordenadora, Ana Paula Claus. Nessa unidade houve situações em que a demanda por trabalhadores era tão grande que faltou pessoal, como no caso da Usina Eólica de Santana do Livramento, que espera a formação de mais operadores de retroescavadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário