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terça-feira, 28 de abril de 2015

Os 7 Segredos Para Você Melhorar a Sua Comunicação


Olá, 

Os 7 Segredos Para Você Melhorar a Sua Comunicação

A dificuldade de se expressar é um problema recorrente entre profissionais e um dos principais obstáculos que as pessoas enfrentam para obter resultados. A inabilidade de comunicação leva à má compreensão de objetivos, que contribui para perdas de resultados.
A informação mal transmitida e mal digerida causa conflitos nas equipes, o que, além de improdutivo, é desgastante para todos os envolvidos. Veja como aprimorar sua capacidade de melhorar a sua comunicação:

1 Tenha um objetivo

Antes de começar uma conversa, pense no resultado. Quando começar a falar, diga a seu ouvinte o que você pretende (motivo). "Revele, em uma ou duas frases, o que será tratado", diz Reinaldo Polito, professor de expressão verbal do Instituto Reinaldo Polito, de São Paulo.

2 Aprenda a ouvir

Um bom jeito de ser ouvido com atenção é mostrar a seu interlocutor que ele faz parte da solução. Isso ajuda a pessoa a se comprometer. Para incluir o outro na conversa, use o pronome "nós", que deixa claro que há algo a ser compartilhado. "Use o 'você' somente para elogiar", diz Vera Martins, da Assertiva, consultoria de São Paulo.
Demonstre que a conversa não é unilateral e que você também está aberto a ouvir. 

3 Pergunte mais

Procure compreender a perspectiva da outra pessoa, fazendo perguntas para esclarecer o assunto. Repetir as palavras do interlocutor ajuda a conferir se você interpretou o que foi dito corretamente.
Para direcionar a conversa, formule questões objetivas quando tiver dúvidas, do tipo: "Quando isso aconteceu?". Se o assunto precisar de esclarecimentos, use perguntas amplas, como: "Por que você chegou a essa conclusão?".

4 Fique atento ao tom da voz

Em uma comunicação face a face o Tom da Voz representa 38%, a palavra 7% e o Corpo 55%. Nada pior do que ouvir pedido de desculpas ou elogio que soa falso. A maneira como as pessoas interpretam o que é dito não depende apenas do conteúdo,­ mas também da forma como se fala. Lembre-se que o tom da voz e a postura corporal transmitem mensagens. "Evite o sarcasmo e a ironia", diz Reinaldo Passadori. Fale com naturalidade.


5 Use "e" em vez de "mas"

Se quiser fazer um elogio, evite construções do tipo "Adorei a ideia, mas será que podemos adaptá-la?". Quando se fala "mas", o interlocutor desconsidera o elogio e fixa a atenção na crítica.

6 Pratique a empatia

A diversidade de pontos de vista é enorme porque todo mundo tem os próprios valores e influências que moldam o jeito de enxergar o mundo. Por isso, a melhor maneira de se fazer entender é tentar se colocar no lugar do outro para imaginar como determinada informação será encarada. "Pense em como gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do outro", diz Reinaldo Polito.

7 Faça cursos que ajude a melhorar sua comunicação

Por mais que você se comunique bem sempre terá algo em que você pode melhorar, então faça cursos que mostre como melhorar a sua comunicação. Por exemplo Teatro para Executivos.


Abraços,

Prof. Dr. José Bezerra
Instituto Capacitação BSB, AV. DES. MOREIRA, 1701-S 802, FORTALEZA, CEARÁ 60170001, Brazil

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