LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Notícia: ANRAP FAZ RETROSPECTIVA DOS 19 ANOS DA ASSOCIAÇÃO



ANRAP FAZ RETROSPECTIVA DOS 19 ANOS DA ASSOCIAÇÃO

Empresas associadas, parceiros e entidades do setor fazem um balanço do histórico da ANRAP e apontam tendências da remanufatura. A ANRAP acredita que nos próximos 5 anos os produtos remanufaturados corresponderão a 20% do mercado brasileiro de reposição.

Campinas, 28 de Junho de 2013 – A ANRAP, Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, promoveu almoço em Campinas/SP (21/06) para empresas associadas, parceiros e entidades do setor em comemoração aos 19 anos da associação. O encontro abordou as conquistas da ANRAP ao longo dos últimos anos e a visão da associação sobre as tendências da indústria de produtos remanufaturados.

BorgWarner, Bosch, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett, Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (Divisão LuK), TRW Automotive, ZF (com a linha de embreagem SACHS), dentre outras e entidades como o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) compareceram ao evento.

"A remanufatura surgiu há quase 20 anos com alguns fabricantes que necessitavam combater o mercado de produtos reparados de qualquer maneira, sem nenhuma tecnologia, procedimentos ou normas tecnológicas. Para isso, os fabricantes passaram a realizar o processo de remanufatura internamente, o que hoje já é uma tendência", disse Jefferson Germano - Presidente e Membro do Comitê ANRAP e Gerente de Aftermarket da Knorr-Bremse para o Brasil e América Latina.

O executivo lembrou ainda que ao internalizar os processos de remanufatura, os fabricantes passaram a contribuir para a preservação ambiental devido à redução da emissão de gases de efeito estufa, geração de resíduos e consumo de matéria-prima, energia e água. Além da reciclagem, a remanufatura promoveu o aumento da oferta de empregos e a lucratividade sustentável da indústria, uma vez que o foco principal da associação é contribuir para o Programa Global de Sustentabilidade.

Segundo balanço, a ANRAP realizou 06 workshops em 2012 e já programou mais seis novas edições para este ano em diferentes regiões do país. Para 2013, a associação irá ainda manter participação ativa em feiras e exposições do setor, bem como sua parceira com o Maxxi Training (divisão do Grupo DPaschoal) que promoveu treinamentos para cerca de 15.000 profissionais do mercado em 2012 e espera capacitar mais de 30.000 profissionais até o final deste ano -  o objetivo é a qualificação dos aplicadores no reparo de veículos para a redução do tempo de manutenção e a entrega do veículo nas mesmas condições de uso, atendendo às normas de segurança e durabilidade do produto.

"Sem dúvida, a disseminação do conceito da remanufatura é considerada o maior ganho da ANRAP ao longo de quase 20 anos de existência", enfatizou Jefferson.  Hoje, os produtos remanufaturados já correspondem a 6% do mercado brasileiro de pós-venda. No mundo o percentual de produtos remanufaturados chegou a 16%, na América do Norte a 20% e na Europa e Oriente Médio a 11%, segundo Estudo da Carlisle & Company. A ANRAP acredita que nos próximos 5 anos os produtos remanufaturados corresponderão a 20% do mercado brasileiro de reposição.

A ANRAP destacou ainda os atuais desafios do setor de produtos remanufaturados, como a bitributação de impostos (visto que são aplicados os mesmos impostos dos produtos novos), as barreiras da logística reversa para o retorno de cascos ao fabricante (peças não mais utilizáveis e consideradas matérias-primas do processo de remanufatura) e a crescente complexidade dos processos de reparo. "Com a frota brasileira cada vez mais nova, mais componentes eletrônicos de última geração são utilizados na composição dos produtos, o que torna o reparo das peças cada vez mais complexo. Por isso nós, fabricantes, investimos continuamente para uma restauração completa e atualização tecnológica do produto remanufaturado para uma manutenção de qualidade, maior durabilidade do veículo e segurança ao usuário", destacou Jefferson.

Sobre a ANRAP

A Associação Nacional dos Remanufaturadores de Autopeças, ANRAP, foi criada em 1994 a partir da associação dos fabricantes Cummins, Bosch, SACHS Automotive e TRW Automotive.  Desde então, atua em diversas frentes para difundir o conceito da remanufatura no mercado. Para isso, tem demonstrado aos aplicadores, profissionais de manutenção e usuários as vantagens do produto remanufaturado de qualidade na manutenção de veículos. Atualmente, os principais fabricantes de autopeças do país estão associados à ANRAP: BorgWarner, Bosch, Cummins, Delco Remy, Eaton, Garrett, Knorr-Bremse, Schaeffler Brasil (Divisão LuK), TRW Automotive e ZF (com a linha de embreagem SACHS). Para mais informações sobre a ANRAP e seus associados, acesse: www.anrap.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário