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sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Logística no Jornal da Globo - Setembro de 2012

É maravilhoso ver a eficácia de sistemas logísticos quando são tratados com importância pelas empresas. Geram bons resultados, com solidez e continuidade. 




Excelente reportagem da Globo.

Os "Big Dogs" da Volvo


Os cavalos mecanicos que chamamos no Brasil de Bicudos possuem a alcunha de "Big Dogs=Cachorões" nos EUA.
Com 27% na Matriz de Transportes nos EUA (fonte BTS 2005), o rodoviário é uma passarela para o modo de vida "on the road" Americano.
Pense no km/L destes bebedores de Diesel......

Gestão Logística???!!!!!

"É a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo bidirecional e a armazenagem de forma eficiente e eficaz, de bens, serviços e informações relacionadas entre o ponto origem e o ponto de consumo, a fim de atender os requisitos dos clientes"

(Traduzido do original no site: http://cscmp.org/aboutcscmp/definitions.asp)


Mais uma do Rodrigo Acras- Colunista Mundo Logística


Logística, gestão por processos e a manufatura enxuta

Na gestão de processos, o termo ruptura é utilizado para descrever atividades ou relacionamentos que de alguma forma não agregam valor, ou que não deveriam existir, ou que precisam de ajustes importantes. Nos mapeamentos de processo que tenho feito, geralmente quando uma etapa logística entra em cena, o produto que sai de uma atividade é igual ao que entra. A peça que entrou na caixinha de transporte é a mesma peça que sai do outro lado, só que agora em outro local. O material que entra na caixinha de armazenagem é o mesmo que sai, só que agora alguns dias mais tarde. Dependendo do conceito de valor (que não pretendo discutir agora), pode-se se dizer que as atividades logísticas por si só já são rupturas e que, no limite do limite, deveriam ser eliminadas (ou reduzidas ao máximo possível).

O pessoal do lean trata como vilões máximos os famosos 7 desperdícios. Os muda (無駄) definidos por Taiichi Ohno. Excesso de produção, transporte, movimento, espera, processo, estoque e defeitos. Se são desperdícios é porque não agregam valor, ou seja, em um desenho de processos aparecerão como rupturas. Bom, alguns destes desperdícios são gerenciados por nós logísticos. Poderíamos ser definidos então como gestores de rupturas de processos de negócio, mas este título não cairia muito bem.

A conclusão é relativamente simples. Logística, para a gestão por processos, é ruptura. Para o lean é um conjunto de desperdícios. Mas ainda não inventaram tecnologia para acabar com a nossa raça. Sendo assim, sobram três opções, sentar e chorar é a primeira. Não recomendo. Simplificar ao extremo, sabendo que se o cliente pudesse, não pagaria um centavo sequer pelo nosso trabalho, é um pouco melhor. Encontrar maneiras de agregar valor ao transporte, à armazenagem e à movimentação de materiais é a melhor delas.

Na hipótese da simplificação, preferida dos japoneses, para cada desperdício existe uma infinidade de técnicas que resolvem o problema. Alguns exemplos: excesso de produção (produção puxada, heijunka ou nivelamento de carga, redução do tempo de setup e TPM), transporte(linhas em fluxo, sistema puxado, organização por fluxo de valor, kanban), movimento (5S, disposição no ponto de uso, one-piece flow, design da estação de trabalho), espera (puxado pelo fluxo posterior, produção no takt time, medições dentro do processo, jidoka, TPM),processo (linhas em fluxo, one-piece pull, 3P, lean design), estoque(kanban externo, desenvolvimento do fornecedor, linhas de one-piece flow, redução de set-up, kanban interno) e defeitos (gembasigma, pokayoke, one-piece pull, qualidade integrada ao processo, 3P, jidoka).

Se além de simplificar você quiser embutir valor onde ele ainda não existe, vários cases de sucesso com os quais você pode se inspirar estão bem documentados. Empresas ocidentais são mais dadas a este tipo de solução. O case de postergação da diferenciação da Benetton é um clássico na redução de estoques e agilidade no atendimento a pedidos. O case Zara, no lançamento de novos produtos é o sonho de consumo de qualquer revisão de processos. A Dell transformou a logística reversa de produtos com defeito (tradicionalmente desperdício puro) em vantagem na agilidade de assistência técnica, fazendo com que a própria DHL cuidasse, no ponto mais próximo do cliente, da manutenção dos equipamentos devolvidos. E o case Barilla de gerenciamento dos estoques no ponto de venda (VMI)? Bom, são vários e vários, todos de uma forma ou de outra focados na inversão da lógica dos processos de negócio, na tentativa de adicionar valor onde valor antes não existia.

No final das contas, de uma forma ou de outra, simplificando ou reinventando, algo deve ser feito se não quisermos que nos reconheçam pelos motivos errados.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Nota: Transito na rotatória do Estádio Castelão

As obras do Castelão vão de vento em popa!
Porém os "carros" que navegam ao lado deste grande navio precisam ficar atentos para não naufragar.
Nos horários de pico a região está intransitável. Uma confusão!
Ai vão 03 dicas.....

Dica 1: Evite passar pelo balão do Castelão;
Dica 2: Evite passar pelo balão do Castelão;
Dica 3: Se passar pelo balão do Castelão tenha muita paciência.

Notícia:Aliança Navegação e Logística investe em frota própria de caminhões em Manaus


A Aliança Navegação e Logística, recebeu, em agosto, 5 novos cavalos mecânicos e 30 carretas para aumentar a atuação no atendimento ao transporte rodoviário na região de Manaus. Denominado Transportadora Aliança, o departamento da empresa no município passa a contar agora com 10 cavalos e 80 carretas para atendimento local, reforçando as atividades da empresa instalada ali desde 2002  para atender ao mercado varejista e ao Polo Industrial de Manaus, com o foco em transportes de entrega e coleta de produtos diversos.

“Somos a única unidade de negócios no Brasil com estrutura direcionada ao transporte rodoviário”, informa Daniel Malta, gerente da filial de Manaus. Segundo explica, atualmente, a Transportadora Aliança é responsável por 34% dos transportes rodoviários realizados em Manaus pela Aliança Navegação e Logística. “Também utilizamos outras empresas parceiras em razão das características do mercado e da logística local, pois primamos pela qualidade e pontualidade na prestação do serviço aos clientes”, complementa.

Com a frota nova, a empresa passará de 35 transportes/dia para 50 transportes/dia. “Somos o único armador com frota própria no serviço rodoviário para atendimento de um mercado específico. Estamos iniciando a implantação do TMS (Transportation Management System) para melhorar ainda mais a gestão dos caminhões”, ressalta. 

De acordo com o executivo, para o segundo semestre, a Transportadora Aliança passará a oferecer transporte para cargas direcionadas ao complexo portuário, tanto de longo curso como cabotagem. “E para 2013, planejamos a aquisição de mais 5 cavalos e 20 carretas. Com isso, aumentaremos o volume de transportes/dia em 30%”, finaliza.


Fonte: Site MundoLogística.com.br

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

05.09.2012 - COOTRAVALE É DESTAQUE EM HISTÓRIA DE COOPERAÇÃO NO ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS

 

A Assembleia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, para reforçar a importância desse Ano, foi escolhido o slogan "Cooperativas constroem um mundo melhor", refletindo o compromisso do cooperativismo para o desenvolvimento global.

 

No seu dia-a-dia a Cootravale busca colocar na pratica ideias inovadoras de sustentabilidade visando o bem estar de seus cooperados e da comunidade na qual esta inserida. Acompanhe a história de Cooperação da Cootravale no link abaixo: http://issuu.com/ano2012/docs/quintaedicao?mode=window&backgroundColor=%23222222

Dentre os objetivos do Ano Internacional das Cooperativas, destacam-se:

  • Aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico e para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
  • Promover a formação e o crescimento das cooperativas.
  • Incentivar os governos a estabelecer políticas, leis e regulamentos propícios para a  formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.

 

Acompanhe, divulgue o Ano Internacional das Cooperativas e ajude a construir um mundo melhor. 

 

http://www.ano2012.coop.br

 

 

 

 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Artigo: Logistica Ceará

Operação tartaruga

Logística de cargas é prejudicada

 
Sindicato da categoria garantiu que produtos perecíveis e medicamentos não serão comprometidos

Responsáveis pela entrada da maior parte dos produtos importados do Estado, os portos do Mucuripe e do Pecém deverão ter o tempo de liberação das cargas aumentado nos próximos dias por conta do estado de greve decretado pelos auditores fiscais da Receita Federal. Um impacto negativo de médio prazo já foi admitido pela CearáPortos e tem como agravante a entrega de todos os cargos de chefia dos funcionários da Aduana do Ceará, ontem.


Durante ato de ontem, fila de 14 navios foi formada no Porto do Mucuripe FOTO: ALCIDES FREIRE


De acordo com o presidente da delegacia do sindicato da categoria (Sindifisco) no Ceará, Marcelo Maciel, os fiscais estão utilizando todos os prazos previstos e legais para entregarem os documentos necessários da emissão das licenças necessárias para a liberação das cargas, o que resulta em um tempo superior ao normal. É a chamada "operação padrão", na qual eles dizem ser mais rigorosos.

Acúmulo

"Normalmente, nós trabalhamos com amostragem. Com o que nós chamamos de avermelhamento das cargas, vamos aumentar o tamanho da amostragem e, consequentemente, aumenta o tempo de despacho e causar um acúmulo de cargas e navios", explica o chefe da seção de fiscalização da alfândega do Mucuripe, Guilherme Studart. Maciel ainda garantiu que nenhum navio transportador de medicamentos ou produtos perecíveis será submetido a este regime de trabalho.

Já no aeroporto Internacional Pinto Martins, o delegado do Sindifisco estimou um atraso de baixa relevância, pois bagagens de mão e de viagem em geral não passam pelo crivo deles. "Apenas as grandes cargas passam, mas lá (no aeroporto) as maiores são de flores e peixes ornamentais - que são perecíveis - e a estes não aplicamos a operação padrão", afirmou.


Cargas com peixes ornamentais, assim como flores, não passam pela operação padrão no aeroporto, que tem tido atrasos pequenos FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Fila é entrave

Durante o ato de ontem, em conjunto com os servidores em greve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os auditores informaram sobre a existência de uma fila de 14 navios no Porto do Mucuripe e outros nove navios no Porto do Pecém, devido às ações dos dois grupos de servidores.

Sobre o Pecém, a CearáPortos, empresa que administra o terminal, negou a existência da fila e afirmou não ter conhecimento de atraso no desembarque por conta da greve da Anvisa. Porém, reconheceu que o regime de trabalho do pessoal da Receita deve impactar negativamente na liberação das cargas em um futuro próximo.

Zona secundária

Outra atividade exercida pelos fiscais e que deve sofrer o impacto do ritmo dos trabalhos é o da chamada zona secundária, "responsável pelos tributos internos, como imposto de renda, IPI e as contribuições sociais", segundo Maciel.

Operação crédito zero

Nestas ações, os servidores estão exercendo o que se chama de "Operação Crédito Zero", na qual "estão trabalhando apenas naquilo que corre o risco de trazer prejuízo imediato para a União". Os resultados negativos dessa ação só devem ser previstos no balanço trimestral divulgado em setembro próximo, segundo os servidores.

Preocupação

O estado de greve dos auditores foi decretado desde 18 de junho. Na entrega dos cargos, na manhã de ontem, o inspetor chefe da alfândega do Mucuripe, Helder Costa, disse "manifestar grande preocupação em relação ao porto" e que vai comunicar a situação à "superintendência regional para ela avaliar melhor o movimento junto ao governo federal". A atitude dos servidores da Receita no Ceará segue uma determinação nacional do movimento. A iniciativa ainda afetou os escritórios dos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte e Fortaleza, além da sede da Superintendência Regional do órgão - localizada também na Capital cearense. O impasse é sobre o decreto 777, que autoriza servidores estaduais e municipais a exercerem o papel dos federais.

Outra reivindicação da categoria são os reajustes salariais. A negociação com o governo federal deve ocorrer entre os dias 13 e 17 deste mês.

Alíquota única de ICMS nos portos prestes à vigência

Prevista para entrar em vigor em janeiro de 2013, a resolução 72/11, que estabelece alíquota única de 4% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos importados em operações interestaduais, foi o principal assunto da palestra "Oportunidades de Negócios com Grandes Fornecedores Mundiais através dos Portos Cearenses". O evento foi realizado ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio de seu Centro Internacional de Negócios (CIN), em Fortaleza.


No mês de maio, o Diário do Nordeste ampliou debate sobre as relações comerciais com a África, foco do Fórum Brasil África, realizado na Unifor

De acordo com um dos palestrantes, o professor e executivo da área de comércio exterior no Ceará, Carlos Gouveia, a medida de aplicação da alíquota única promete reduzir a chamada "guerra dos portos", abrindo oportunidades de negócios com grandes fornecedores mundiais por meio dos portos cearenses.

Neste deste cenário favorável, a palestra discutiu iniciativas do comércio exterior cearense a partir desse novo panorama. "Os empresários cearenses, ao invés de buscarem produtos no eixo Sul e Sudeste, vão passar a fazer esse processo diretamente do exterior, utilizando os portos cearenses. Com isso, vão desenvolver esse canal dentro do Estado, proporcionando melhor arrecadação, emprego, de renda e desenvolvimento do estado", justifica o palestrante.

Rota Brasil-Cabo Verde

A Comissão de Comércio Exterior, a Câmara Brasil Portugal no Ceará e a Câmara Brasil Angola no Ceará irão realizar amanhã o "Canal aberto: Cabo Verde como HUB para a África".

O café da manhã deverá discutir a retomada das negociações entre Brasil e Cabo Verde - prevista para outubro deste ano - como fomento de exportação de produtos do Nordeste brasileiro para a África. O evento contará com representantes de entidades ligadas à economia local, regional e nacional.

O Porto do Mucuripe já foi porta de saída de mercadorias cearenses há oito anos e possui proximidade com o Cabo frio, país em questão.


ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Inscrições abertas para o 1 Congresso Ceaense de Gerenciamento de Projetos

 

Inscrições Abertas.

Palestras (05 e 06 de setembro):

•         Filiado e estudante | R$ 450,00

•         Não sócio e não filiado | R$ 700,00

Cursos (06 de setembro)

•         Filiado e estudante | R$ 650,00

•         Não sócio e não filiado | R$ 900,00

(*) Valor para cada curso de 8 horas.

Descontos e promoções:

· Até o dia 15/08 os inscritos terão 20% de desconto

· Até dia 31/08 os inscritos terão 10% de desconto

· Até dia 31/08 os inscritos nos cursos poderão participar das palestras do dia 05/09

FORMAS DE PAGAMENTO

Depósito / Transferência para a conta do PMICE: Os dados bancários são: Banco 237 Bradesco, Agência 0769-2, Conta 17.924-8, Project Management Institute Seção Ceará, CNPJ 06.138.890/0001-89.

Informar nome do depositante na transferência/depósito. Guardar e apresentar o comprovante se solicitado.

Pagamento com Cartão de Crédito, em dinheiro ou cheque:
 Se encaminhar ao Capítulo PMICE para realizar o pagamento. Procurar pela Srta. Mariangela no horário das 08:00h às 14:00h. Av. Senador Virgílio Távora, 1901 Sala 601 ; Telefone para contato 3032.2626.

 

INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO NO CONGRESSO

 

  • *É indispensável anexar um documento comprovando a situação de estudante.
  •  Disponibilizaremos no site um sistema que permitirá gerar a sua inscrição e realizar o pagamento da mesma.
  • A inscrição somente estará efetuada após a confirmação do pagamento.
  • Ao se cadastrar você deverá informar um e-mail, que será seu login e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá realizar a sua inscrição
  • Cadastre-se, emita seu boleto bancário e pague-o via home-banking ou diretamente em qualquer banco.
  • Certifique-se de que o e-mail informado na ficha esteja correto, pois todas as informações pertinentes ao evento serão enviadas para ele.
  • O CPF é um campo de identificação do congressista. O seu preenchimento é obrigatório.

 

Observações:

  • O pagamento com Cartão de Crédito poderá ser parcelado em até 3x, sem juros.
  • Na data da realização do evento, uma máquina da CIELO estará disponível no local para inscrições com pagamento por Cartão de Crédito.



 

 


Eliseu Castelo Branco Junior,PMP


Notícias - Carreira

O que você não deve fazer nas redes sociais

Atitudes a serem evitadas para que você tenha uma boa imagem no mundo digital

São Paulo - Fotos íntimas, comentários inconvenientes, perfis mal-acabados. As redes sociais estão cheias de gente se expondo, ou sendo exposta, de maneira inadequada. Isso prejudica a imagem profissional. Hoje, todo empregador consulta as redes sociais para espiar um candidato. "Faço todas as análises possíveis", diz Fábia Barros, gerente da Across, consultoria de RH de São Paulo.

Ser interesseiro
O comportamento interesseiro desgasta a imagem digital. Use as redes de maneira participativa e procure ajudar os outros. As oportunidades geralmente aparecem quando você se reconecta com pessoas com as quais havia perdido contato. Aproveite para falar de trabalho.

Levantar prova contra si mesmo
Ao pedir que um ex-colega de trabalho o apresente via rede social para uma vaga de emprego, certifique-se de que essa pessoa gostou de ter trabalhado com você. Ninguém recomenda um profissional em que não confia.

Colocar fotos inadequadas
Não dá para ser engraçado o tempo todo e para todo mundo. Colocar aquela foto sua pagando mico com os amigos, bebendo nas festas e usando sua roupa de praia preferida é uma péssima atitude. Bloqueie essas imagens e esteja certo de que apenas seus amigos possam visualizá-las.

Adicionar desconhecidos
Adicionar alguém impulsivamente pode conectá-lo a um contato inconveniente. Ao convidar alguém para sua rede, é interessante enviar uma mensagem de apresentação. É uma maneira sutil de informar quais interesses, em sua opinião, vocês podem ter em comum.

Abandonar o perfil
Apenas ter um perfil online é suficiente para fazer contatos. Deixa-lo às moscas, sem atualização de cargo, curso e informações em geral, pode afastar suas conexões.

Criar um perfil sem foto
Há pessoas que criam perfis nas redes sociais mas não confiam suficientemente nelas para adicionar uma foto pessoal. Isso é um erro, pois o objetivo da rede é ser visto. Se você adicionar uma foto, será sete vezes mais provável que as pessoas entrem em contato, segundo estatísticas do LinkedIn, rede social de contatos profissionais.

Deixar comentários desagradáveis de colegas no perfil
Quase todo mundo tem aquele amigo, tio ou prima que gosta de fazer comentários sobre quanto você gosta de tomar cerveja, sobre momentos íntimos em família ou sobre algum momento embaraçoso que você viveu. Por isso, faça sempre a manutenção dos recados que seus contatos deixam e, se necessário, apague-os, sem sentir remorso.

Escrever banalidades
Evite escrever besteira. Ainda que você seja um profissional dedicado, vai soar como desocupação. Pare de ficar escrevendo o que comeu, que está cansado, que comprou um sapato lindo na liquidação ou qualquer outra coisa que não tenha relação alguma com seu trabalho.

 

Fonte: Exame