LOGISTICS

LOGISTICS
Movimento Eficiente !!!

Logisticamente Antenado Headline Animator

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Artigo:O logístico com o papel principal

O logístico com o papel principal

2011-09-05

Não é fácil opinar na importância do ambiente logístico em momentos que queremos que sejam de recuperação. Existem várias logísticas mas todas elas têm um denominador comum: a luta contra o tempo tentando ao máximo a sua compressão para tornar cada vez mais produtiva a nossa cadeia de abastecimento. Neste ambiente que ainda estamos a passar onde a palavra poupança está na ordem do dia, temos que respirar a responsabilidade de contribuir ainda mais para dentro das nossas organizações e diminuir o impacto psicológico que todo este panorama negativo nos esteve a causar nos últimos tempos.

A Logística de facto, sendo uma área de actividade transversal veste bem esse papel. Cada vez mais as operações logísticas numa empresa, seja ela de que ramo de actividade for, têm que possuir a capacidade de flexibilidade e de adaptação às realidades sociais onde se inclui também a conjuntura económica num ambiente de Micro, Meso ou Macro Logística. A partir do momento em que a logística se tornou como "a actividade de todos os ganhos se for bem gerida", passou a ter um papel fulcral na compressão e eliminação da "matéria gorda" que os dirigentes das empresas se lembram ainda mais em tempos de crise e colocam como primordial nos objectivos a atingir. É assim a vida de um logístico, gratificante pelo papel principal que agora tem, ingrata porque está inserido num ambiente de indicadores muito objectivos e de constante compressão.

Começamos agora a ter indicadores mundiais de retoma económica em alguns dos principais mercados. Para todos nós em geral esta notícia é obviamente positiva mas para um logístico em particular que está habituado a pensar "produtividade" muitas vezes em ambientes adversos é a continuação de uma caminhada que se pode tornar mais motivante porque vê o seu trabalho atingir resultados mais depressa. Mas acima de tudo compete aos dirigentes das empresas aproveitarem os momentos recém passados onde se teve que fazer reengenharia de processos em todos os seus departamentos para minimizar os tempos difíceis, terem a capacidade de continuar um trabalho agora de consolidação dessas mudanças.

Como? Entre outras coisas optimizar cada vez mais as suas cadeias de abastecimento, assumir em alguns casos que a logística e os logísticos têm uma intervenção fundamental nesse processo de optimização. Em suma, assumir que é na optimização constante das cadeias de abastecimento que se podem continuar a poupar euros, tendo sempre presente a recente aprendizagem nos tempos em que agora mais do que nunca é vital uma focalização constante para os gastos desnecessários.

A aprendizagem inovadora continua a assumir papel preponderante no sucesso de um profissional de logística. Nesta constante procura de melhores resultados, as possibilidades de erro devem diminuir. O erro diminui se aprendermos, e as formações práticas e inovadoras continuam a ter o seu lugar fixo de importância em todas as organizações. Como optimista que sou, tenho o hábito de retirar de uma má experiência sempre o lado positivo. Nestes tempos difíceis os logísticos ficaram com a importância do seu papel reforçada porque tiveram a habitual capacidade de focar o seus objectivos que nunca foram muito diferentes como por exemplo: ajudar na decisão da tipologia de uma embalagem para a decisão de fabricação de um determinado artigo, decidir o melhor método de armazenagem ou o melhor meio de transporte. Para tomar as melhores decisões temos que aprender e estarmos actualizados.

O nosso papel principal reforçou-se, imaginem se a retoma for uma realidade crescente o que vamos poder fazer…

 

Carlos Machado (Director de Logística da Rodo Cargo – Grupo Barraqueiro)

 Fonte: http://www.24horasdelogistica.sfori.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário