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segunda-feira, 25 de julho de 2016

Artigo: Má operação ainda é maior causa de ruptura e perda

Melhorias em processos do próprio supermercado podem reduzir de forma considerável esses problemas. 

Veja como

Falta de processos, ruptura, quebras, equipe mal preparada são males que aprofundam a perda de vendas em um momento difícil. O varejo alimentar precisa encarar de verdade esses problemas , para gerar maior receita e lucro em épocas magras e gordas. Algumas redes até buscam soluções, mas muitas vezes de maneira pontual ou precária e, pior, sem continuidade. Os investimentos acabam perdidos ao longo do tempo, por falta de persistência e práticas apropriadas. O que fazer?

Para controlar perdas e ruptura é preciso desenvolver uma equipe com senso de propriedade. Do pessoal da limpeza à diretoria, todos devem saber aonde a empresa quer chegar, de que forma e qual o papel que cada um deve desempenhar
Luis Lobão Mendes
Diretor da HSM Performance

1. Estoque
Às vezes um produto tem baixa performance porque está sempre em ruptura ou porque as versões disponíveis não são as preferidas do público. Não dá para cortar o estoque das mercadorias sem analisar bem os dados.

2. Atenção!
Para evitar a ruptura é importante considerar a sazonalidade de cada categoria. E os repositores devem ser sempre orientados a priorizar o que sai mais rápido, lembra Ari Kertesz, sócio da McKinsey.

3. Reposição
É preciso saber quantas horas ou dias o item fica na gôndola, para conhecer os intervalos de reposição. Isso vem do cruzamento dos dados de recebimento, estoque, reposição, checkout e compras, ensina Kertesz.

4. Foi-se o tempo de fazer a reposição apenas no visual. Porém circular pela loja continua sendo importante para apontar situações inesperadas.

5. "Não é possível acabar com a ruptura, Mas é possível mantê-la em 1%. A partir de 3%, gera muito prejuízo" Ari Kertesz

6. Estabelecer metas e recompensas é uma forma de estimular a equipe a atacar as perdas e a ruptura.
E é preciso levar em conta que o combate começa no recebimento dos produtos. Deve-se avaliar, por exemplo, qualidade, prazo de validade e checar se foi entregue aquilo que o comercial pediu. Vicente Falconi

7. Tempo de giro
Medir estoque também é essencial para conter perdas e ruptura. Deve-se considerar a quantidade do item disponível e o tempo de giro. Isso com base no histórico de vendas e nas sazonalidades. Estoque parado não gera lucro.

8. Os sistemas de informática
"Alguns varejistas não sabem medir quebras. Ele diz que está entre 5% e 6%, mas quando medimos, chega-se a 9% ou 10%. Sem bons sistemas de informática, não tem como apurar corretamente", Vicente Falconi.

Deixar de comprar apenas por medo de queda nas vendas é um erro. Acaba provocando ruptura e acarretando ainda mais perda de receita.

Praticamente metade dos itens que apresentam ruptura na gôndola estão disponíveis no CD ou depósito da loja. "O problema é a falta de bons processos"
diz Ari Kertesz, sócio da consultoria McKinsey

"Os funcionários aprendem, mas não se empenham em manter o processo de controle de perdas. Eles precisam entender que as perdas comprometem a saúde da empresa e, portanto, o próprio emprego e o próprio bolso"
Vicente Falconi


Fonte: http://www.sm.com.br/

Confenar anuncia parceria com a Maxilabor


Confenar anuncia parceria com a Maxilabor

Motoristas das Revendas Associadas à Confederação poderão realizar exames toxicológicos com desconto


A Confenar - Confederação Nacional das Revendas da Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição anuncia parceria com a Maxilabor, centro de Referência Internacional em análises toxicológicas.

Motoristas da Rede terão descontos especiais ao realizar exames toxicológicos. A oferta atende a Lei 13.1013/2015, e a Portaria MTPS Nº 116 de 13/11/2015,popularmente conhecida como Lei do Motorista que exige a realização desse tipo de análise nas renovações ou migração de categoria e que autoriza coletas de material biológico.

Um dos principais benefícios da parceria, é que os resultados dos exames são enviados diretamente para as revendas, o que garante o domínio integral dos resultados. O desconto estará acessível para todas as revendas da rede, que se tornarão pontos oficiais de coleta e receberão treinamento especializado para manipular os kits para recolhimento de material biológico.

"A Confenar valoriza e preserva o bem estar de seus colaboradores. A Maxilabor é um dos seis laboratórios credenciados pelo DENATRAN para  efetuar os exames toxicológicos em motoristas.Estamos felizes em proporcionar mais uma parceria de sucesso.", afirma Pedro Luiz Ciccotti, Diretor de Negócios e Parcerias da Confenar.


 

Números Confenar


A Confenar possui 110 revendas afiliadas e mais de 500 empresários ligados à rede. As revendas Ambev associadas à Confederação geram 23.000 empregos diretos e cerca de 70.000 indiretos, além de prestar atendimento a cerca de 1 milhão de pontos de venda em todo o País dentro do sistema Ambev de distribuição.

Juntas, as Revendas filiadas faturam mais de R$ 14 bilhões ao ano e possuem uma das maiores frotas do Brasil, com 9.740 veículos. Desses, 4.200 são caminhões, sendo 750 caminhões utilizados nas operações de puxada (transferência de produtos da fábrica para a Revenda), 2.750 caminhões nas operações de entrega, 700 caminhões terceirizados, 2.800 motos, 2.200 automóveis/utilitários e cerca de 540 empilhadeiras.

A Confenar investe, anualmente em média, mais de R$ 15 milhões em autopeças, R$ 4 milhões em uniformes, R$ 30 milhões em seguros, R$ 3 milhões em treinamento, entre outros.

As frotas têm consumo anual de R$ 210 milhões em óleo diesel (combustível e lubrificante) e R$ 12 milhões em pneus.

 


 

Fonte: PLANIN – Assessoria de Imprensa da Confenar

Angélica Consiglio  

 


quinta-feira, 21 de julho de 2016

Artigo - Custos logísticos podem definir a boa rentabilidade do negócio

Custos logísticos podem definir a boa rentabilidade do negócio

Por Josana Teruchkin*

O momento atual tem exigido de empresários e gestores uma série de ações. Hoje é fundamental trabalhar com planejamento e orçamento, condições básicas para o controle e boa rentabilidade dos negócios. E isso diz respeito à logística também. A Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML) estima que o custo com logística em uma empresa equivale, em média, a 19% do seu faturamento. Um custo tão relevante para nossos clientes aumenta a importância da nossa missão em ajudá-los a equilibrar a participação dos custos logísticos no seu negócio e melhorar sua rentabilidade.

Para isso, além da consultoria da área de projetos/operações para entender e buscar melhorias operacionais, temos que ter competitividade, ou seja, custos atrativos em um momento tão difícil. Produtividade, inovação e gestão, olhando para dentro de casa, é fundamental. O desafio está em ter boa gestão de custos, acompanhar, controlar e manter os números alinhados. As empresas organizadas, cada dia mais se aprimoram nesse entendimento. O detalhamento da receita, margens de lucratividade por negócio, por rota, assim como os custos operacionais e administrativos, precisam ser muito bem analisados, comparados com o previsto no orçamento, criticados, justificados, melhorados. Quem não mede e não controla, não consegue enxergar e pode comprometer enormemente o seu resultado.

Na Sulista há muitos anos trabalhamos com uma base orçamentária e um plano de metas. Fomos aprimorando ano a ano os nossos controles, determinamos um índice mínimo aceitável de rentabilidade para os negócios, investimos em tecnologia, treinamos nossa equipe para ter uma cultura analítica com foco no resultado.

Diante desses ajustes, algumas coisas mudaram. Passamos a enxergar nosso negócio no detalhe, fazer as mudanças necessárias, dispensar negócios não rentáveis, melhorar nossa produtividade para reduzir o custo do serviço prestado. O mercado sente isso e, mesmo em tempos difíceis na economia, conseguimos alavancar negócios.

Diferencial para o mercado

Acreditamos que vivenciar as operações do cliente, entender com ele quais são os pontos de atenção, utilizar nossa experiência e estrutura operacional para fazer diferente, trabalhar fortemente na identificação e correção das ineficiências do processo logístico é o que faz diferença.

Como exemplo podemos citar um de nossos clientes que tinha um amplo escopo de transporte de carga lotação, fluxo de saída de materiais para entrega a clientes e fluxo de entrada de materiais na fábrica. As cargas se originam em diversos pontos de coleta e entrega. Estas operações eram totalmente “descasadas”, ou seja, não se conversavam. Atuamos em conjunto com o cliente mapeando todas as rotas e desenhando um projeto de sinergia do fluxo de saída e entrada de mercadorias. O caminhão que entrega é o mesmo que retorna com matéria prima produtiva. Parece simples, mas em uma operação de grande volume, esta sinergia precisa de muita interação para acontecer. O novo formato operacional implantado trouxe uma condição de produtividade interessante, com redução dos custos logísticos.

Exibindo Josana Teruchkin 2.jpg

*Josana Teruchkin é diretora executiva da Transportadora Sulista

Fonte: Vogg.com.br

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Agenda Confenar chega a 15ª edição


Agenda Confenar chega a 15ª edição

Em 2016, o maior evento de distribuição de bebidas do País será realizado em Foz do Iguaçu e terá a participação de presidentes de grandes empresas nacionais

 

A Confenar – Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição promove no mês de agosto a 15ª edição do Agenda Confenar, maior evento de distribuição de bebidas do País. Com o tema "De volta para o futuro", a convenção será realizada entre os dias 17 e 19, no Hotel Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O objetivo desta edição é ressaltar os fundamentos das ferramentas de eficiência DPO (Distribution Process Optimisation) e SPO (Sales Process Optimisation), que auxiliam os times na busca pela excelência operacional. O encontro contará também com conteúdos especiais, incluindo o Projeto Clinicas, que capacita por meio de treinamentos os profissionais que desejam se informar a sobre Lei do Motorista e demandas trabalhistas.

O Agenda Confenar 2016 também irá debater a importância da gestão eficiente de custos e ganhos de produtividade como diferenciais para atingir as metas e objetivos das equipes. Para abordar temas relativos aos negócios das Revendas em um cenário desafiador além de culturas de empresas líderes o evento contará com o Momento Presidente, com a participação de renomados executivos do mercado nacional, como David Abramo, da Randon, Luiza Trajano do Magazine Luiza,  Bernardo Paiva, da Ambev, e Victor Simas, da Confenar.

"Estamos ansiosos para mais uma edição do Agenda Confenar. O evento é o nosso principal encontro no calendário anual e, por isso, possui uma enorme importância para a rede de Revendas associadas. É sempre uma honra para nós promover uma convenção rica de aprendizado, informações e troca de experiências, que auxilia nossos parceiros a compreender as demandas da rede e nossos objetivos anuais", afirma Victor Simas, presidente da Confenar.

Simultaneamente ao Agenda Confenar, acontecerá a renomada ExpoConfenar, feira de exposição de equipamentos, produtos e soluções, que conta com a participação dos principais fornecedores da Confederação.

 

Anote em sua agenda:

Agenda Confenar 2016

Data: 17 a 19 de agosto (quarta a sexta-feira)

Local: Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort - Rodovia das Cataratas, Km 2,5, 2345 - Vila Yolanda, Foz do Iguaçu - PR, 85853-000 --  www.bourbon.com.br

 

Números Confenar

A Confenar possui 110 revendas afiliadas e mais de 500 empresários ligados à rede. As revendas Ambev associadas à Confederação geram 23.000 empregos diretos e cerca de 70.000 indiretos, além de prestar atendimento a cerca de 1 milhão de pontos de venda em todo o País dentro do sistema Ambev de distribuição.

Juntas, as Revendas filiadas faturam mais de R$ 14 bilhões ao ano e possuem uma das maiores frotas do Brasil, com 9.740 veículos. Desses, 4.200 são caminhões, sendo 750 caminhões utilizados nas operações de puxada (transferência de produtos da fábrica para a Revenda), 2.750 caminhões nas operações de entrega, 700 caminhões terceirizados, 2.800 motos, 2.200 automóveis/utilitários e cerca de 540 empilhadeiras.

A Confenar investe, anualmente em média, mais de R$ 15 milhões em autopeças, R$ 4 milhões em uniformes, R$ 30 milhões em seguros, R$ 3 milhões em treinamento, entre outros. As frotas têm consumo anual de R$ 210 milhões em óleo diesel (combustível e lubrificante) e R$ 12 milhões em pneus.

 

Sobre a Confenar

A Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição) representa todas as empresas revendedoras dos produtos Ambev. Criada em janeiro de 2003, é hoje a maior rede de distribuição de bebidas do País. Entre suas iniciativas destacam-se a otimização das atividades do segmento, a garantia da sua representatividade e a geração de negócios que beneficiem os revendedores associados. Juntas, as revendas Confenar são responsáveis por uma das maiores frotas de veículos do País e por uma das mais complexas e eficientes operações de logística de distribuição do mundo.

 

PLANIN – Assessoria de Imprensa da Confenar

Angélica Consiglio e equipe - www.planin.com

Tel.: (11) 2138-8908

E-mail: confenar@planin.com

 

 

Camila Garrido

(11) 2138-8908

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www.planin.com