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sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto de Lei- Tráfego de Fortaleza

Retirado de Pauta Projeto de Lei que proíbe tráfego de caminhões nas ruas de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza cedeu as pressões das Entidades locais,  SETCARCE, ACESU, ACAD, CDL, FACIC dentre outras, e retirou de pauta  o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a restrição da circulação, carga e descarga de veículos automotores pesados no município de Fortaleza.

O projeto de lei de autoria do vereador Salmito Filho PT), foi retirado de pauta na Câmara Municipal, para discutir algumas alterações, dentre elas a delimitação do espaço onde aqueles veículos terão limitação de tráfego.

O petista disse ter recebido diversas sugestões para aprimoramento da matéria, que foi aprovada em primeira discussão, na última terça-feira. Ainda no dia da votação do projeto, o vereador se disse incomodado com questionamentos de vereadores, como José Carlos (PPS), sobre a possibilidade de a restrição abranger todo o Município de Fortaleza.

Fonte: Diário do Nordeste/com edição do SETCARCE




quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novidade!!!

A logística brasileira é precária, diz Jayme Campos

Senador destacou também a necessidade de reestruturação e moralização do DNIT



  • Senador do DEM também defende a moralização do DNIT



     O senador Jayme Campos (DEM-MT) criticou, nesta quarta-feira (24), a logística brasileira e a classificou como precária.


    Durante a sabatina de indicados para diretorias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), na Comissão de Infraestrutura, Jayme disse que a melhor forma de avançar o desenvolvimento brasileiro é investir no transporte intermodal.

    O senador, na inquirição aos indicados, afirmou que um dos modais mais importantes para o fortalecimento do setor é o transporte aquaviário e que, segundo disse, ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado.

    “O transporte fluvial é barato e pode aumentar substancialmente a movimentação de cargas no país. Os benefícios que o Brasil terá quando aumentar o transporte de cargas pelos rios serão enormes”, afirmou.

    Reestruturação
    Jayme Campos destacou também a necessidade de reestruturação e moralização do DNIT.

    “É necessário resgatar a dignidade do órgão, que lamentavelmente está desmoralizado diante da sociedade brasileira”, disse Jayme Campos, cobrando da nova diretoria compromisso de atuar com transparência e isenção.

    Fonte: www.midianews.com.br

Notícia:Jica apresenta relatório do projeto de expansão do Porto do Itaqui

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) apresentou, nesta terça-feira (23), ao do Comitê Diretor formado pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Casa Civil e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) o relatório da Fase II do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica para a expansão do Porto do Itaqui.

A apresentação ocorreu na sala de reunião da vice-governadoria, no Palácio Henrique de La Rocque e contou a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo; do presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, além de representantes da Casa Civil e da Seplan.

O relatório desenvolvido pela Jica faz um diagnóstico dos aspectos técnicos e econômicos da expansão do Itaqui com a construção dos berços 98 e 99. Os dois novos berços, que segundo o estudo seriam concluídos entre 2016 e 2017, terão a característica de terminais multiuso, o que significa que podem movimentar tanto cargas gerais como granéis sólidos e líquidos. O estudo elaborado pela Jica, que contempla a expansão da infraestrutura portuária, representa a segunda fase dos trabalhos no porto maranhense, iniciada em 2009.

Segundo o Presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati, a importância do estudo está no alinhamento dele com o planejamento estratégico que vem sendo elaborado pela Emap para os próximos 20 anos. “Hoje temos grandes projetos prestes a serem iniciados, como o berço 108 e o Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), e outros já em fase de conclusão como o berço 100. Pelos estudos da Jica o prazo de conclusão dos dois novos berços está de acordo com o nosso plano estratégico de expansão do Porto do Itaqui que vai significar um impulso ao desenvolvimento do Maranhão” afirmou Fossati.

Para o secretário da Sedinc, Mauricio Macedo, a parceria com a Jica é muito importante para o Maranhão e o estudo de viabilidade técnica da expansão do Porto do Itaqui foi bem conduzido. De acordo com Macedo, o governo, por meio da Sedinc, Emap, Seplam e Casa Civil, tem 30 dias para analisar o relatório apresentado e fazer as considerações finais. “A Emap precisa expandir o Porto do Itaqui. A economia maranhense está em processo de crescimento e o Itaqui é estratégico para o desenvolvimento do estado”, disse Macedo ao destacar a importância do estudo de expansão do porto.

O representante da Jica, Masayuki Eguchi disse que o trabalho foi satisfatório e que esse ainda é o início da cooperação entre a instituição e o governo maranhense. “Nós esperamos poder contribuir e colaborar na fase de implementação da expansão do porto”, disse o executivo. A missão da agência japonesa é detectar possíveis oportunidades de investimento em grandes projetos nos países em desenvolvimento.

Fonte: Jornal Pequeno

Steve Jobs se despede da cadeira de CEO na Apple

Deixou hoje o comando da Mega empresa de tecnologia Apple o seu célebre e mitológico CEO, Steve Jobs.
Steve divulgou, na noite desta quinta-feira (25), sua despedido em carta. "Infelizmente chegou o dia de deixar o cargo", disse. 

Em 1985, Jobs já havia se afastado da presidência da empresa, retornando em 1997 com a missão de salvá-la do fracasso. 

O novo presidente será Tim Cook, vice-presidente operacional que já o vinha substituindo em seus períodos de licença médica.

Sob o comando de Steve Jobs, a Apple saiu da posição de quase falida e se transformou na maior empresa com capital aberto do mundo. A desenvolvedora de gadgets como iPad, iPhone e iPod tornou-se símbolo de inovação lançando no mercado produtos com tecnologia diferenciada, criando novas tendências e hábitos de consumo em todo o mundo.

Embora sua saída da direção da companhia não tenha sido justificada na carta, as especulações são de que os motivos estejam relacionados com os problemas de saúde que já o haviam colocado em licença nos últimos meses.

No mercado, a saída de Jobs derrubou as ações da Apple em mais de 4%, mesmo elas não tendo sido negociadas nos instantes seguintes à divulgação do texto de despedida. 



25º Simpósio Supply Chain & Logística

Informação:Taxas e generalidades de fretes

Na composição final do frete de uma mercadoria podem figurar também algumas taxas e tributos, conhecidos também como Generalidades, desde que não incluídas nas despesas administrativas e de terminais. 

Muitas delas são bastante antigas e continuam fazendo parte dos “usos e costumes” do setor, mesmo após o aperfeiçoamento dos critérios técnicos de cálculo de custos.

A finalidade das taxas sempre foi cobrir riscos anormais, serviços de documentação ou tributos específicos, necessários à realização do transporte e que não estão relacionados com o volume ou o peso do bem transportado.

Como tal característica dificulta a inclusão dessas despesas no frete-peso, a solução encontrada foi a instituição de taxas capazes de ressarcir a empresa desse tipo de custo.
 

Despacho, coleta e entrega
 

Cobrada por conhecimento até 100 kg e por kg para conhecimento com mais de 100 kg, tem
como finalidade ressarcir a empresa das despesas de despacho, coleta e entrega. 

Em janeiro de 2.003, o valor recomendado pela tabela de referência de custos da NTC/Fipe (fora o lucro) era de R$ 18,36 por coleta e entrega. Acima de 100 kg, deveria ser cobrado R$ 0,18 por kg.
Esta taxa substitui o antigo SEC/CAT, Serviço de Coleta/Custo Adicional de Transporte, que ainda consta nos conhecimentos oficiais de carga. Por sua vez, a antiga taxa de Despacho, que remunerava despesas com documentos de tráfego e ainda figura nos conhecimentos, foi extinta e incorporada às Despesas Administrativas e de Terminais (DAT) apropriadas ao frete peso. 


Frete -peso mínimo
 

Valor mínimo de frete-peso por despacho, a ser cobrado para combinações de distâncias e pesos nos quais o frete tecnicamente calculado resultar inferior a este mínimo. Geralmente este valor é fixado em cerca de % do menor frete por tonelada. Em janeiro de 2.003, este valor era de R$ 9,01 na tabela de custos de referência da NTC/Fipe.
 

Taxa de Administração das Secretarias da Fazenda (TAS)
 

Oficializada pelo Conet em 25 de setembro de 2003, esta taxa tem como finalidade ressarcir as transportadoras dos elevados custos “invisíveis” gerados pelos trabalhosos procedimentos
adotados pelas Secretarias de Fazenda dos Estados. Estes custos estão ligados a:
- queda da produtividade dos veículos de transferência devido às grandes perdas de tempo
nos vários postos fiscais, motivadas pelo excesso de especificações dos diversos controles das SEFAZ estaduais;
- montagem de operações urgentes para atender prioridades de entregas de cargas que tiveram seu transit-time prejudicado por causa das horas/dias perdidos nos postos, ou pelas retenções
fiscais;
- administração dos casos de retenção/apreensão, exigindo comunicações aos clientes e
acompanhamento dos processos;
- multas lavradas contra o transportador por infração ocasionada por erros de emissão nas notas fiscais pelo remetente ou dados incorretos do destinatário;
- perda de área útil nos terminais e/ou gastos maiores com aluguel, devido à necessidade de
terminal com espaço maior do que a atividade-fim exigiria na região, gerada pelos espaços
reservados para armazenar mercadorias retidas ou apreendidas pelo fisco;
- agravamento dos índices de avarias, extravios e roubos das mercadorias que ficam sob a
responsabilidade do transportador enquanto o processo tributário não é resolvido, gerando gastos com indenizações;
- pessoal dedicado, quase que exclusivamente, às atividades ligadas às administrações de
processos onde ocorra não-conformidade tributária,
- outros custos ocasionais. 

A T.A.S. é cobrada sempre do pagador do frete (se frete é CIF, cobra-se do remetente; se frete FOB, cobra-se do destinatário), tanto para cargas interestaduais quanto para cargas
transportadas dentro do próprio Estado. 

O valor sugerido pelo Conet de 25 de setembro de 2003 foi de R$ 1,25 a ser cobrado por conhecimento para carga fracionada; e por 100 kg ou fração no caso de lotações.
 

Tributos Estaduais
 

Variáveis de um Estado para outro, remuneram a empresa de transporte das despesas com
tributos particulares de cada unidade da federação.
 

Federais
 

Taxa da Zona Franca de Manaus: 1% do valor de nota fiscal liberada mais a taxa de
desembaraço da documentação.
 

Resumo das Taxas ou generalidades existentes na tabela antiga de frete da NTC
 

Taxa de despacho por conhecimento R$/cto* 8,84
CAT – Custo adicional do Transporte - até 200 kg Por cto 15,25
CAT – Custo adicional do Transporte - acima de 200 kg Por kg 0,07
ITR – Incremento ao Transporte Rodoviário Por 6.000 kg ou fração 1,00
Frete-peso mínimo 5,96
Ademe – Adicional de Emergência Taxa MínPimoar %cto sobre NF 08,,4293
 

Tributos estaduais:
 

De e para AL, BA, CE, PB, PI, RN, SE, PE Por cto 3,97
De e para AM, MA, PA e AP Por cto 4,49
 

** cto = conhecimento

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Formação SEAP - Turma de 22 e 23 de Setembro de 2011

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vai investir mais 20 bilhões de reais em 2011, com juros subsidiados. Para o BNB aprovar um financiamento é necessário apresentar um Projeto Econômico-Financeiro que atenda as necessidades técnicas e os critérios de Análise de Projetos. 

Para orientar empresas de elaboração de projetos, consultores, profissionais da área financeira, estudantes, acadêmicos e demais interessados em aprender como desenvolver e elaborar projetos de captação de recursos de longo prazo, a GIGAMEDIA CONSULTORIA está ofertando a 5ª Turma do curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DE LONGO PRAZO COM USO DO SOFTWARE SEAP DO BNB.

Referido software, pela sua universalidade, é utilizado também para apresentação de Projetos Econômico-Financeiros para bancos privados, inclusive nos grandes centros financeiros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Objetivos
Atualizar e capacitar profissionais interessados na elaboração de projetos econômico-financeiros para captação de recursos de longo prazo oferecidos pela banca privada e pelo Banco do Nordeste do Brasil, orientando-os no uso dos recursos do Sistema de Elaboração e Análise de Projetos-SEAP do BNB.

Metodologia
As 16 horas de treinamento serão desenvolvidas em caráter interativo e vivencial, com utilização de um notebook por aluno e material didático completo, incluindo:
·Apresentação dialogada de conceitos
·Apresentação de roteiro detalhado com instruções para elaboração de projetos econômico-financeiros de médio e grande porte
·Compartilhamento de práticas e experiências dos participantes
·Resolução individual de três estudos de casos, dos setores industrial, comercial e rural

·Recebimento do 
Kit do Consultor - um conjunto completo de ferramentas informatizadas para realização dos trabalhos

Resultados
·Melhoria no desempenho profissional imediato para quem já realiza esse trabalho
·Aquisição das melhores técnicas sobre como elaborar projetos de médio e grande porte

·
Assimilação do conhecimento do facilitador e experiência nacional e internacional de 20 anos trabalhando com projetos econômico-financeiros

.Domínio sobre os fundamentos do software SEAP com aquisição de capacidade para elaborar projetos econômico-financeiros de qualquer porte e de qualquer setor da economia

.Conhecimento para elaborar projetos econômico-financeiros para qualquer agente financeiro, público ou privado

. Conhecimento das atitudes profissionais do consultor TOP do mercado

.Participação de comunidade virtual para discussão, pareceria e troca de experiência

Remuneração pelo trabalho 
A remuneração pelo trabalho de elaboração de Projeto Econômico-Financeiro varia de 0,5% a 3% sobre o valor dos investimentos. 

Data e Horário
:
22 e 23 de Setembro de 2011. Das 8h30 às 12h30; 13h30 às 17h30.
 
Local do curso:
SEBRAE-CE, Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Meireles – Fortaleza (CE).

Contatos para outras informações:
gigamediabr@gmail.com

Facilitador do curso:
ARNÓBIO ALBUQUERQUE é Mestre em Educação, pós-graduado em Economia e Finanças. Foi do funcionário do BNB por 17 anos. Elaborou e desenvolveu o Sistema de Elaboração e Análise de Projetos-SEAP, utilizado desde 1998 pelo BNB. Integrou equipe brasileira de implantação do Banco de Desenvolvimento de Angola-BDA. Possui experiência na concepção e elaboração de Projetos Econômico-Financeiros de médias e grandes empresas no Brasil e no exterior. É professor da disciplina Análise de Investimentos em cursos de pós-graduação. É membro da Sociedade Brasileira de Coaching com certificação reconhecida pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e International Coaching Council (ICC).

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Curso Preparatório para PMP - Project Management Professional do Project Management Institute - PMI

O INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO BUSINESS SCHOOL BRASIL (BSB) oferece o Curso Preparatório para Certificação Project Management Professional - PMP®.


OBJETIVO

•Preparar gestores de projetos para obter a Certificação PMP® do Project Management Institute - PMI®.

 

OBS. A Siderúrgica do Pecem, vai contrar mais de 200 gerentens de projetos certificados.


METODOLOGIA

•As 40 horas de treinamento serão divididas em 10 aulas de 4 horas e serão desenvolvidas em caráter interativo e vivencial, com uma nova metodologia e utilização de material didático completo, incluindo:

•Apresentação dialogada de conceitos

•Compartilhamento de práticas e experiências dos instrutores

•Resolução individual de exercício

•Kit Simulado PMP®:  

..CD-ROM com Simulado PMP® (com mais de 1.250 questões e  mais de 150 jogos de memorização)

..Poster com os processos de Gerenciamento de Projetos

•Complementarmente, serão indicadas as leituras que o participante deverá fazer

•Aplicação de Pré-teste inicial em gerenciamento de projetos, que servirá para reconhecimento do entendimento do assunto e como base e comparação da evolução durante o desenvolvimento do treinamento


DIAS DA SEMANA E HORÁRIOS

•Segunda-feira e Quarta-feira. Das 19h às 22h30min.


INÍCIO DO CURSO

.29 de Agosto 2011


MATERIAL DIDÁTICO

Iinclui: LIVRO PREPARATÓRIO PMP® + LIVRO PMBOK 4ª EDICÃO + CD-ROM  com SIMULADO PMP® (1.250 Questões) + CD-ROM com 150 JOGOS DE MEMORIZAÇÃO + POSTER DOS PROCESSOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS


•Livro específico para a certificação, com mais de 540 páginas, contendo:

-Toda a teoria necessária das nove áreas de conhecimento (integração, escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições);

-Teoria relacionada aos fundamentos de gerenciamento de projetos; 

-Teoria relacionada à ética e responsabilidade profissional;

-550 questões de múltipla escolha, semelhantes ao exame, com respostas explicativas;

-Dezenas de dicas e lembretes para o exame;

-Instruções para a elegibilidade;

-Preparatório para o dia do exame.

•Poster com as dicas, lembretes e fórmulas do exame;

•PMBOK 4ª. Edição – em português. 


CARGA HORÁRIA

.40 horas


PROGRAMA DO CURSO

•1ª. Aula – Apresentação inicial

-O PMI e a Certificação PMP®;

-Quais as vantagens em se tornar um PMP®

-A elegibilidade;

-Plano de Estudos;

-Exame inicial;

-Fundamentos de Gerenciamento de Projetos;

--O que é um projeto?
--O ciclo de vida do projeto;

--O que é gerenciamento de projetos?

--Os benefícios do gerenciamento de projetos;

--O contexto do gerenciamento de projetos;

--O gerente de projetos;

--As partes interessadas;

--Influências organizacionais no projeto;

--Fatores ambientais aplicados ao gerenciamento de projetos;

--Seleção de projetos.


•2ª. Aula – Grupos de processos de gerenciamento de projetos

-Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos;

-Mapeamento dos processos de gerenciamento de projetos; 

-Gerenciamento da integração do projeto;

-Desenvolver o termo de abertura do projeto;

-Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto;

-Orientar e gerenciar a execução do projeto;

-Monitorar e controlar o trabalho do projeto

-Realizar o controle integrado de mudanças;

-Encerrar o projeto ou a fase.


•3ª. Aula – Gerenciamento do escopo do projeto

-Coletar os requisitos;

-Definir o escopo; 

-Criar a EAP;

-Verificar o escopo;

-Controlar o escopo.


•4ª. Aula - Gerenciamento do tempo do projeto - Definir a atividade

-Estimar os recursos das atividades;

-Estimar as durações das atividades; 

-Desenvolver o cronograma;

-Controlar o cronograma;

-Exercícios sobre diagrama de rede.


•5ª. Aula - Gerenciamento dos custos do projeto

-Estimar os custos das atividades;

-Determinar o orçamento; 

-Controlar os custos;

-Exercícios sobre análise do valor agregado;

-Gerenciamento da qualidade do projeto;

-Planejar a qualidade;

-Realizar a garantia da qualidade;

-Realizar o controle da qualidade.


•6ª. Aula - Gerenciamento dos recursos humanos do projeto

-Desenvolver o plano de recursos humanos;

-Mobilizar a equipe do projeto; 

-Desenvolver a equipe do projeto;

-Gerenciar a equipe do projeto;

-Gerenciamento das comunicações do projeto;

-Identificar as partes interessadas;

-Planejar as comunicações;

-Distribuir informações;

-Gerenciar as expectativas das partes interessadas;

-Reportar o desempenho.


•7ª. Aula - Gerenciamento de riscos do projeto

-Planejar o gerenciamento de riscos;

-Identificar os riscos; 

-Realizar a análise qualitativa de riscos;

-Realizar a análise quantitativa de riscos;

-Planejar respostas aos riscos;

-Monitorar e controlar os riscos.


8ª. Aula - Gerenciamento das aquisições do projeto

-Planejar as aquisições;

-Conduzir as aquisições; 

-Administrar as aquisições;

-Encerrar as aquisições.


•9ª. Aula – Ética e Responsabilidade Profissional

-Revisão geral;

-Exercícios. 


•10. Aula - Instruções para o exame

-Simulado com 100 questões;

-Avaliação final. 


COORDENADOR

Prof. Dr. José BEZERRA da Silva Filho,  Doutor em Engenharia pela UPCG e University of  Maryland at College Park (EUA). Foi o coordenador fundador do Mestrado em Informática Aplicada da Unifor. Já coordenou 12 cursos de especialização em Gerência de Projetos PMBOK. Trabalha há mais de três décadas no Banco do Nordeste do Brasil (BNB).


INVESTIMENTO

Matrícula de R$279,20 + 3 parcelas 279,20


Material didático opcional: 

-LIVRO PREPARATÓRIO PMP®: R$332,90;  

-LIVRO PMBOK 4ª EDICÃO: R$149,00; 

-CD-ROM  com SIMULADO PMP® (1.250 Questões + com 150 JOGOS DE MEMORIZAÇÃO:  R$289,00; 

-POSTER DOS PROCESSOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS: R$12,00


INFORMAÇÕES INSTITUTO DE CAPACITAÇÃO BUSINESS SCHOOL BRASIL 

Av. Desembargador Moureira nº1701, Sala 802, Edifício Ricardo Studart. ALDEOTA-Fortaleza – Ceará

Telefone (85) 3032-7104

Celular:(85) 8853-9000 - OI

Celular:(85) 9627-6088 - TIM

Homepage:www.BSBr.com.br

E-mail:InstitutoCapacitacaoBSB@gmail.com

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Operador Logístico Regulamentação da atividade

O Departamento de Operadores Logísticos da ABML (Associação Brasileira de Movimentação e Logística), empenhado na regulamentação da atividade, convida para reunião no dia 17 de agosto de 2011, durante a qual serão discutidos os novos passos da proposta. 

  
A Regulamentação do Operador Logístico


Dia: 17 de agosto de 2011

Horário:
das 14 às 18
Local:
Academia de Serviços da TAM
Rua Ática, 673 (ao lado do Aeroporto de Congonhas*)

Programa:
13h45 - Café de boas-vindas
14h00 - Credenciamento
14h15 - Abertura

14h30 - Início das discussões:


Assuntos para a abertura:

- status das atividades já desenvolvidas até aqui pelo Departamento de Operadores Logísticos:
- consolidação do Manual do Operador Logístico
- resultado das reuniões do Grupo de Trabalho Tributos
- Resumo de consultas feitas a ex-dirigente da Receita Federal
- opinião dos presentes sobre o assunto, hoje

16h00 - Intervalo

16h30 - Reinício

2. Próximas etapas possíveis:

- os passos seguintes, segundo os participantes
- possibilidade de convidar especialista para avaliar as iniciativa, opinar sobre a mesma e sugerir caminhos para sua consecução
- engajar a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp.
- suporte financeiro simbólico para amparar os próximos passos - reuniões, coffee breaks, brunches, remuneração simbólica de um secretário para o Departamento, etc
- outros passos a serem dados:

3. Consolidação do que se discutiu:

- geração de ata sobre o encontro

18h- Coquetel

* Como chegar

A Academia de Serviços da TAM fica na Rua Ática, 673 - Campo Belo.. No final da Avenida Roberto Marinho, para quem vem da Marginal Pinheiros, basta entrar à direita. O estacionamento do evento fica do lado direito de quem sobe, entre a primeira e segunda ruas. 


Programaçãu sujeita a alterações.

Artigo: Diversificar e integrar matriz de transportes é desafio no CE

Por:DIEGO BORGES
 
Muito já foi feito, mas ainda outros projetos têm de sair do papel para aprimorar a cadeia
produtiva estadual

O Ceará passa por uma fase peculiar de sua história. Neste momento, grandes
empreendimentos estruturantes são articulados para que sejam instalados no Estado. Sonhos
de pelo menos quatro décadas, como a siderúrgica, assim como a refinaria, termelétricas,
dentre outros projetos, começam, aos poucos, a tomar forma. Sem falar do maior evento
futebolístico do planeta, a Copa do Mundo de 2014, da qual Fortaleza é uma das cidades-sede.
Mas tudo isso necessariamente não pode prescindir de uma infraestrutura de transportes
eficiente, integrada com o planejamento territorial da região, em sintonia com o meio
ambiente e que acomode ainda todos os modais necessários ao ir e vir de pessoas e de
mercadorias.

Muito já foi feito, mas ainda mais projetos precisam sair do papel para que haja o
aprimoramento da cadeia. O Estado precisa investir bastante para a melhoria da infraestrutura
rodoviária, degradada e sufocada; da malha ferroviária, pobre em capilaridade e integração
com os demais modais; dos aeródromos, no limite da operação com o crescimento da
demanda, impulsionada pelo aumento da renda; e da portuária, que apesar dos avanços, ainda
requer mais aportes.

Investimento de R$ 19 bi

Mais de R$ 19 bilhões precisam ser investidos para a recuperação e inovação da malha
logística estadual. O valor mensurado consta no Plano CNT de Transporte e Logística 2011,
elaborado pela Confederação Nacional do Transporte, e inclui, da mesma forma, projetos
para o melhoramento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a
exemplo do Metrô de Fortaleza, malha viária e os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Quase R$ 10 bilhões devem ser necessários somente para intervenções relacionadas à
melhoria dos meios de escoamento da produção. Este número está presente no relatório de
2009 do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), último a ser divulgado. O Plano é
fundamental por trazer à tona o planejamento de longo prazo para o setor, tão esquecido
desde o início da década de 90. Concebido a partir de 2006 pelo governo federal, foi com
ele que começou efetivamente a se pensar em mudanças na atual matriz de transportes,
dominada pelo modal rodoviário, visando um maior equilíbrio, a exemplo de outros países

desenvolvidos. Uma das principais metas é justamente dar destaque ao meio ferroviário e
aquaviário.

Mudança de perfil

Portanto, no caso do Ceará, a Ferrovia Transnordestina terá papel fundamental para uma
modificação nas relações de transporte em voga. A sua implantação deverá auxiliar o modal a
alcançar, até 2025, a participação de 35% dentre todas as matrizes de transporte, superando
inclusive a rodoviária, que teria cerca de 30% de inserção. Os meios aquaviários atingirão 29%
nesse ano, conforme o intento. Bem diferente da realidade encontrada no País. Conforme
dados de 2005 inseridos no PNLT, a participação do transporte rodoviário é de quase 60%,
contra 25% do ferroviário e 13% do aquaviário, um contrassenso, tendo em visa as dimensões
continentais do Brasil, seus extensos rios e litoral.

Mas até que se chegue a esses índices, várias intervenções em estradas, portos, aeroportos
e ferrovias serão necessárias, que já estão elencadas na pauta de execuções do governo, nas
instâncias federal, estadual e municipal, ou que precisam ainda ser postas como prioridade,
pois são demandadas pela própria sociedade, incluindo especialmente o setor produtivo.

De acordo com o professor João Bosco Furtado Arruda, do Departamento de Engenharia de
Transportes e do Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do
Ceará (UFC), a elaboração do PNLT no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi um
passo contrário ao dado por governos anteriores, que desativaram importantes instrumentos
de planejamento e execução de políticas para o setor de transportes, como a Empresa
Brasileira dos Transportes Urbanos (EBTU) e a Empresa de Portos do Brasil S.A (Portobrás),
deixando que o mercado tomasse as decisões necessárias para a resolução dos gargalos na
infraestrutura brasileira.

Retomada do planejamento

"O PNLT constitui um resgate do planejamento estatal, em bases científicas, realizado na
segunda gestão do Governo Lula, que busca otimizar a alocação de recursos do Programa
de Aceleração do Crescimento (PAC), no que tange ao setor logístico nacional. Ele sugere
correções na matriz modal brasileira, aproximando-a da racionalidade encontrada nas matrizes
dos países desenvolvidos de dimensões continentais como o nosso", explica Arruda, que
ainda é líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Infraestruturas de Transporte e Logística
da Energia (GLEN/UFC). Assim, em breve, a pretensão é que o modal mais poluente, menos

produtivo e adequado para longos percursos e grandes volumes, que é o rodoviário, dê lugar a
matrizes mais econômicas e que gerem maior competitividade dos produtos nacionais, tanto
no mercado interno como externo.

Fonte: Diário do Nordeste (CE)DIEGO BORGES

MOVIMAT 2011

Curso:Formação SEAP

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) vai investir mais 20 bilhões de reais em 2011, com juros subsidiados. Para o BNB aprovar um financiamento é necessário apresentar um Projeto Econômico-Financeiro que atenda as necessidades técnicas e os critérios de Análise de Projetos. 

Para orientar empresas de elaboração de projetos, consultores, profissionais da área financeira, estudantes, acadêmicos e demais interessados em aprender como desenvolver e elaborar projetos de captação de recursos de longo prazo, a GIGAMEDIA CONSULTORIA está ofertando a 5ª Turma do curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS DE LONGO PRAZO COM USO DO SOFTWARE SEAP DO BNB.

Referido software, pela sua universalidade, é utilizado também para apresentação de Projetos Econômico-Financeiros para bancos privados, inclusive nos grandes centros financeiros, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Objetivos
Atualizar e capacitar profissionais interessados na elaboração de projetos econômico-financeiros para captação de recursos de longo prazo oferecidos pela banca privada e pelo Banco do Nordeste do Brasil, orientando-os no uso dos recursos do Sistema de Elaboração e Análise de Projetos-SEAP do BNB.

Metodologia
As 16 horas de treinamento serão desenvolvidas em caráter interativo e vivencial, com utilização de um notebook por aluno e material didático completo, incluindo:
·Apresentação dialogada de conceitos
·Apresentação de roteiro detalhado com instruções para elaboração de projetos econômico-financeiros de médio e grande porte
·Compartilhamento de práticas e experiências dos participantes
·Resolução individual de três estudos de casos, dos setores industrial, comercial e rural

·Recebimento do 
Kit do Consultor - um conjunto completo de ferramentas informatizadas para realização dos trabalhos

Resultados
·Melhoria no desempenho profissional imediato para quem já realiza esse trabalho
·Aquisição das melhores técnicas sobre como elaborar projetos de médio e grande porte

·
Assimilação do conhecimento do facilitador e experiência nacional e internacional de 20 anos trabalhando com projetos econômico-financeiros

.Domínio sobre os fundamentos do software SEAP com aquisição de capacidade para elaborar projetos econômico-financeiros de qualquer porte e de qualquer setor da economia

.Conhecimento para elaborar projetos econômico-financeiros para qualquer agente financeiro, público ou privado

. Conhecimento das atitudes profissionais do consultor TOP do mercado

.Participação de comunidade virtual para discussão, pareceria e troca de experiência

Remuneração pelo trabalho 
A remuneração pelo trabalho de elaboração de Projeto Econômico-Financeiro varia de 0,5% a 3% sobre o valor dos investimentos. 

Data e Horário
:
29 e 30 de Agosto de 2011. Das 8h30 às 12h30; 13h30 às 17h30.
 
Local do curso:
SEBRAE-CE, Av. Monsenhor Tabosa, 777 – Meireles – Fortaleza (CE).

Contatos para outras informações:
gigamediabr@gmail.com
Fixo: 85-4141-2255

Facilitador do curso:
ARNÓBIO ALBUQUERQUE é Mestre em Educação, pós-graduado em Economia e Finanças. Foi do funcionário do BNB por 17 anos. Elaborou e desenvolveu o Sistema de Elaboração e Análise de Projetos-SEAP, utilizado desde 1998 pelo BNB. Integrou equipe brasileira de implantação do Banco de Desenvolvimento de Angola-BDA. Possui experiência na concepção e elaboração de Projetos Econômico-Financeiros de médias e grandes empresas no Brasil e no exterior. É professor da disciplina Análise de Investimentos em cursos de pós-graduação. É membro da Sociedade Brasileira de Coaching com certificação reconhecida pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e International Coaching Council (ICC).

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www.gigamedia.net.br


Postado por:Nayra Barros