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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Como fica o Trânsito de Carretas durante o carnaval nas Estradas Federais???

 Por: Robert Marques












Uma coisa precisa ficar clara para usuários e fornecedores do transporte rodoviário de cargas interestaduais, os veículos precisarão parar mesmo nos dias e horários estípulados sob o risco de multas.

A medida já tem dez anos, e não é mais surpresa. Por isso prepare-se!

O trânsito de carretas do tipo cegonheiras, bem como outros caminhões de transporte pesado de cargas não poderão circular nas rodovias federais de pistas simples (mão-dupla), em determinados horários. Portaria do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, do Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (23/2), proíbe a circulação destes veículos no período do carnaval. 

A mesma determinação excetua caminhões com até duas unidades, como por exemplo um caminhão-trator e um semireboque, desde que não excedam as dimensões regulamentares nos termos da legislação.

Na sexta-feira de carnaval (4/3), por exemplo, a restrição vai das 16h às 22h; já na quarta-feira de cinzas (9/3), será das 6h às 12h. Nos demais dias deste feriado os horários também são diferentes. Foram do horário de restrição o trânsito está liberado.

O objetivo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), é prevenir acidentes nas estradas, já que aumenta o fluxo de veículos durante os feriados. A determinação da PRF inclui ainda os seguintes feriados nacionais, que também têm grande circulação de carros: Semana Santa, Corpus Christi, Proclamação da República, Natal e Ano Novo. 

A proibição vale para todos os veículos de carga, inclusive os que têm Autorização Especial de Trânsito (AET) para transportar cargas com pesos ou dimensões excedentes. Quem descumprir a medida estará cometendo infração média, com punição de quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,13.

A portaria também define que a medida pode ser flexibilizada de acordo com as condições de tráfego e em função de peculiaridades regionais. Em alguns estados, por exemplo, o número de carros que trafegam durante o feriado de carnaval não é tão grande como em outros, não justificando a proibição do trânsito de caminhões pesados nesse período.









































A Polícia Rodoviária Federal informa que em virtude do aumento da frota de veículo e conseqüentemente do fluxo de veículo, neste ano, os estados de Rondônia e Acre também sofrerão restrição quanto ao tráfego de caminhões bi-trens e cegonhas em vias de pista simples durante o feriado do Carnaval. Cada período de restrição terá duração de seis horas e valerá para veículos com ou sem carga, independe de possuir Autorização Especial de Trânsito (AET).

Quem descumprir a determinação será multado também em R$ 85,13 (infração Média), receberá 04 pontos na CNH e permanecerá com o veículo estacionado até liberação pela polícia. 




Fontes: 
JL/Ass. Planalto
Globo.com
Estadao.com
jornaldeluzilandia.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CONTAGEM CÍCLICA, o que é isso???

CONTAGEM CÍCLICA


O QUE É?

É um sistema de contagem do estoque diário.

As contagens de estoques físicos são programadas de modo que cada item seja contado segundo uma programação predeterminada. Dependendo de sua importância, alguns itens são contados várias vezes durante o ano, enquanto outros não os são.

PARA QUE?

O objetivo da contagem cíclica não é apenas encontrar erros no estoque, mas principalmente identificar a causa do erro e corrigi-la de modo que haja menor probabilidade nova ocorrência.

Foco: Redução ou eliminação de perdas.
Importante: Utilização de pessoal treinado e dedicado à contagem cíclica.

COMO?

A freqüência de contagem tem como objetivo contar alguns itens a cada dia de modo que todos os itens do armazém sejam contados no ano, ou antes, de 12 meses. A freqüência que cada item será contado no ano, dependerá de sua quantidade de movimentação ou de valor agregado.

O acompanhamento dos itens inventariados é feita de preverência por um WMS, ou através de um arquivo em excel pelo Supervisor ou responsável.

Critérios da contagem

Para atender o critério de seleção de itens a serem contados, deverá ser utilizada a classificação ABC ou fator FMS no estoque. A seleção dos itens deve ser definido de modo que o início da contagem seja feita à partir da primeira prateleira identificada no armazém, otimizando o lay-out.

O colaborador responsável pela execução da “Contagem Cíclica” , não deve ser da equipe que trabalha no armazém.

Por ocasião da seleção dos itens para contagem, recomenda-se que cerca de 20% dos itens selecionados sejam contados em prateleiras diversas, para que o trabalho não fique concentrado em uma área específica do armazém, caracterizando-se que aquele setor somente voltará a sofrer efeito de conferência quando do início de outro processo da Contagem Cíclica.

A meta anual deve ser a contagem do estoque no mínimo 2 vezes por ano. Em unidades onde há poucos itens estocados a contagem cíclica deve ser superior.

A contagem cíclica deve se fundamentar em + ou – 1% do total de itens estocados, sendo distribuídos seletivamente conforme descrito abaixo:

• Classificação “A” (valores maiores) – 30% dos itens;
• Classificação “B” (valores intermediários) – 17% dos itens;
• Classificação “C” (valores pequenos) – 54% dos itens;

Após a contagem no Armazém, as quantidades encontradas deverão ser conferidas com o registro sistêmicos.

OCORRÊNCIAS

Os itens que apresentarem divergências deverão ser recontados para revalidação da primeira posição.

Caso persista a divergência, deverá ser feita uma verificação sobre a existência de documentos pendentes de recolhimento ou processamento de entrada no sistema.

Os itens divergentes terão que ser submetidos à análise de movimentação, para verificação de ocorrências indevidas, tais como processamento em duplicidade, entradas incorretas, etc.

Esgotadas todas as possibilidades de identificação das causas que geraram as ocorrências de discrepâncias, as sobras e faltas com quantidades, descrição e valores deverão ser incorporados a registro no WMS ou a uma planilha, para ser encaminhada a área de Controle de Inventário, na Controladoria.

Por Robert Marques

Continua.....

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Artigo: Coisas que você pode fazer AGORA para a OTIMIZAÇÃO de seu Centro de Distribuição !

Para o nosso deleite mais um excelente artigo do meu amigo Marco Antonio da TigerLog. 
O cara é fera!!! 
 

 
Coisas que você pode fazer AGORA para a OTIMIZAÇÃO de seu Centro de Distribuição
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

 
Tolerância e paciência são duas palavras que parecem não fazer parte do meio logístico. Normalmente somos cobrados por resultados no curto prazo; muitas vezes temos que tomar importantes atitudes gerenciais, sem qualquer respaldo técnico e financeiro, para alcançar resultados em alguns poucos meses.
 
Diante dessa pressão insaciável por resultados, a principal dúvida dos profissionais de logística consiste em o que fazer e por onde começar?
 
Do custo total de movimentação e armazenagem, 40% a 60% correspondem aos gastos com mão-de-obra. Portanto, se queremos obter ganhos significativos, precisaremos lidar com a questão do pessoal operacional e administrativo.
 
Para alcançarmos resultados realmente representativos junto à equipe é preciso implantar a cultura de melhoria contínua BOTTOM-UP, ou em outras palavras, implantar mudanças de baixo para cima, a partir de iniciativas dos próprios funcionários.
 
Encoraje a sua equipe a promover as melhorias necessárias.
 
Decretos-leis raramente têm um efeito positivo em Centros de Distribuição, e não contam com a adesão do pessoal, por isso, é de extrema importância o envolvimento da equipe na identificação das oportunidades de melhorias, no desenvolvimento das soluções, na implantação e no monitoramento dos resultados.
 
Tenha indicadores no nível operacional e gerencial e meça os resultados alcançados. A princípio foque na produtividade operacional, acompanhando o desempenho na carga e descarga de veículos, na separação de caixas e páletes completos, na montagem de kits, etc. Depois avance em outras dimensões como custos e qualidade do serviço prestado.
 
A partir de um histórico confiável, defina metas realmente desafiadoras. Tendo claro quais são os resultados pretendidos, reúna-se com a sua equipe e discuta as ações chaves, os responsáveis e os prazos.
 
Nesse sentido, procure capacitar sua equipe na aplicação das ferramentas da qualidade total como o PDCA, 5W2H, DMAIC, Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Relatórios de Três Gerações, etc. Dispor de uma metodologia ajudará muito e encurtará os caminhos para a melhoria contínua. Os primeiros trabalhos serão dolorosos e difíceis, porém, com o tempo a sua equipe desenvolverá uma forma rápida, simples e eficaz para a abordagem e resolução de problemas.
 
Invista no treinamento técnico da sua equipe. Quantas horas por ano você investe na formação e reciclagem do seu pessoal? As melhores práticas mundiais em treinamento em armazéns giram ao redor de 50 a 60 horas por homem por ano.
 
Desenvolva uma sistemática para a premiação da equipe. Sim, estamos falando de uma bonificação financeira em função dos resultados alcançados. Procure também envolver os familiares de seus funcionários, premiando, por exemplo, a esposa do melhor funcionário com um eletro-eletrônico ou eletrodoméstico, como microondas, TV, netbook, computadores portáteis, etc.
 
Para que tudo isso ocorra é indispensável o papel da liderança no chão do armazém. Você está seguro do papel desempenhado pelos encarregados ou supervisores de seu Centro de Distribuição, em todos os turnos operados? Qual foi a última vez que você realizou uma pesquisa de clima organizacional em sua operação?
 
Por fim, tenha um diálogo constante com a sua equipe. Pelo menos duas vezes ao dia dê um rápido giro pelo Centro de Distribuição. Invista alguns importantes minutos em um produtivo bate-papo com sua equipe. Nada de chamar "A" ou "B" em sua sala para uma conversa particular; vá para o front, vivencie a realidade deles e procure compreender as dificuldades existentes.
 
Resumindo, para obter resultados realmente consistentes e de uma forma relativamente rápida, trabalhe insistentemente na capacitação da sua equipe, no desenvolvimento de lideranças positivas, na mensuração dos resultados, na implantação de ações corretivas e preventivas e na premiação em função das metas superadas! 
 
 

Marco Antonio Oliveira Neves, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-graduado em Administração da Produção e Finanças no CEAG da FGV-SP. Diversos cursos de extensão em Logística no Brasil e no Exterior. Atuação em empresas como Goodyear, Cia Cervejaria Brahma (atual Ambev), Cervecera Nacional, Ryder Logística e Deloitte Consulting. Atualmente é Diretor Presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda, da NETLOG (voltada ao hunting e outplacement), da Resolve! e da Guepardo Serviços Técnicos. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no Exterior (em mais de 10 países). Atua como consultor em logística (mais de 150 projetos realizados) e como palestrante. Nos últimos seis anos treinou mais de 10.500 profissionais de 3.500 diferentes empresas em diversos cursos abertos e in-company. É colunista da Revista Mundo Logística e da Revista Quatro Rodas, além de autor de mais de 350 artigos na área divulgados em websites, revistas e jornais.
 
Tigerlog, empresa de consultoria e treinamento em logística, atuando desde 2003 no mercado, contando com mais de 150 projetos realizados e mais de 12.000 profissionais treinados através de cursos abertos ao público em todo o Brasil e sessões in-company desenvolvidas conforme as necessidades de cada empresa. Nosso portfólio em consultoria envolve a otimização de armazéns, projetos de novos Centros de Distribuição, redesenho da malha logística, revisão da operação de transportes, gestão do processo de contratação de Transportadoras e Operadores Logísticos, elaboração de plano Diretor de Logística e apoio a Transportadoras e Operadores Logísticos. Visite nosso website: www.tigerlog.com.br .
 
Notícias Tigerlog:
- Caramuru Alimentos seleciona Tigerlog para treinamento em movimentação e armazenagem de materiais em sua Unidade em GO
- Tigerlog realiza palestra sobre Custos e Gestão Comercial para cerca de 100 executivos de Transportadoras e Operadores Logísticos em Porto Alegre (RS)
- Proativa Logística e Transportes contrata Tigerlog para consultoria
- Autonomy Investimentos contrata Tigerlog para realização de estudo de viabilidade técnico-financeira
- MTR Transportes, sediada em Blumenau (SC) fecha contrato com a Tigerlog para a realização de projeto de melhoria contínua na empresa entre 2011 e 2012
- Modular Cargas de Canoas (RS) seleciona a Tigerlog para a realização de diagnóstico geral na empresa
- Três Corações contrata Tigerlog para projeto de otimização da operação de armazéns
- Grupo Simões (Coca-Cola na Região Norte) seleciona a Tigerlog para projeto em armazéns
- Cosan seleciona Tigerlog para estudo de malha logística
Consulte outros projetos em andamento.

 
 

 

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA – FACULDADE ATENEU.

Olá amigos,


é com satisfação que venho divulgar a Pós-Graduação MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA a pedido de meu amigo o Prof. Dr. José Bezerra, coordenador do curso na Faculdade Ateneu.


Para mais informações sobre o curso veja o folder abaixo.


OBS. A Ateneu oferece desconto de 10% para grupo de de 2 ou mais alunos.


MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA – FACULDADE ATENEU


*OBJETIVOS*Capacitar os profissionais na utilização dos conceitos e técnicas de planejamento logístico para a tomada de decisão e desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de logística.

*PÚBLICO ALVO*
Profissionais portadores de diploma de Curso Superior.

*INÍCIO DO CURSO*
26 Fevereiro de 2011

*CARGA HORÁRIA*
368 horas

*VAGAS LIMITADAS*Somente 25 alunos

*DISCIPLINAS*
Análise de Investimento e Custos Logísticos
Estratégia de Operações Logísticas
Fundamentos de Logística e Cadeia de Suprimentos
Gestão da Cadeia de Suprimentos
Gestão de Pessoas
Gestão de Projetos Logísticos
Gestão do Transporte e Distribuição Física
Legislação Tributária aplicada à Logística
Logística de Produções Produtivas
Logística Integrada
Logística Reversa
Marketing Aplicado a Logística
Metodologia da Pesquisa Científica
Procedimentos de Importação e Exportação
Sistemas de Informação em Logística
Sistemas e Técnicas de Movimentação e Armazenagem de Materiais
Terceirização e operadores logísticos

*HORÁRIO*
Sábados (8h às 17h) - Domingos (8h às 12h) - Curso Mensal

**INVESTIMENTO*
Matrícula e 24 mensalidades no valor de R$ 221,70

**COORDENAÇÃO*
Prof. Dr. José Bezerra, Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPB e Universiy of Maryland (EUA), Mestre em Ciência da Computação pela UFPB. Foi o coordenador fundador do Mestrado em Informática da UNIFOR. Elaborou, implantou 12 turmas em MBAs. É o coordenador do MBA EM GOVERNANÇA DE TI da Faculdade Ateneu e trabalha no Banco do Nordeste do Brasil a mais de 30 anos.

**INFORMAÇÕES GERAIS*
Faculdade Ateneu
Secretaria da Pós-Graduação
Rua Carlos Vasconcelos, 1774- ALDEOTA; Fortaleza – Ceará
Fone: (85) 3457-6500
Hopepage: www.fate.edu.br

--
Prof. Dr. José Bezerra
E-mail professor.dr.bezerra@gmail.com
Telefone (85) 9921 1675
http://twitter.com/profbezerra
http://www.facebook.com/profile.php?id=1798211184

Novas vagas em Logistica - Ceará

Neste inicio de ano temos observados diversa vagas em Logistica na região Nordestina, e em especial no Ceará.
Isto mostra quão promissor é o nosso negócio.
Conselho???? Qualifique-se.


VAGAS

FORT/CE - Gerente de Logística / Depósito

Enviado por: "daniela.santana84" daniela.santana84@yahoo.com.br daniela.santana84
Qua, 9 de Fev de 2011 8:20 pm

Empresa atuante há 31 anos no mercado no ramo alimentício contrata com urgência GERENTE DE LOGISITICA E DEPÓSITO.
TAREFAS EXECUTADAS:
*Planejar as atividades operacionais de recebimento, armazenamento, e distribuição;
* Administrar equipes:
* Gerenciar recursos materiais e financeiros da área;
*Controlar o processo operacional e avaliar seus resultados;
* Providenciar meios para que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com as normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde;
*Buscar novas tecnologias e assessorar a diretoria e setores da empresa;
*Definir metas(redução de custos,ganhos de produtividade,renovação de frota....);
*Definir processos de trabalho;
*Definir plano operacional e de manutenção;
* Planejar recursos humanos e materiais para as operações;
*Elaborar plano de contingência e ações preventivas
* Planejar desenvolvimento de mão-de-obra;
* Estimular a motivação da equipe;
*E outras ativiades inerentes a funçâo.
OFERECEMOS:
*Salário compatível com a função;
* Benefícios;
* Exigimos:
Experiência mínima de 6 meses;
Formação superior completa;
Disponibilidade total e imediata.
Interessados encaminhar currículo para daniela.recursoshumanos@yahoo.com.br com pretensão salarial.
OBS: Somente serão analisados os currículos dentro do PERFIL E COM PRETENSÃO SALARIAL.


PACATUBA/CE - Vaga - Trainee de Negócios
Enviado por: "marcia araujo" marcia.araujorh@gmail.com
Qua, 9 de Fev de 2011 7:41 pm
RHBrasil seleciona Trainee de Negócios

- Local de Trabalho: Pacatuba
- Cursando: Administração/Logistica;
- Atuar na área: Logistica, Administração e Comercial
- Bolsa:R$850,00
- Beneficios:Vale transporte, vale refeição e plano de saude.
- Horário:08:00 as 14:00
Interessados enviar curriculo para marciaaraujo.rhbrasil@gmail.com o mais
breve possivel.
*Marcia Araújo*
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Recrutamento e Seleção
*RHBrasil - Recursos Humanos - Fortaleza*
Rua Costa Barros n° 941 - Aldeota


FORT/CE - SUPERVISOR DE LOGÍSTICA
Enviado por: "RHind RHind" rhind2010@gmail.com
Qua, 9 de Fev de 2011 8:19 pm

*INDÚSTRIA EM FORTALEZA SELECIONA:*
*SUPERVISOR DE LOGÍSTICA*
Escolaridade/ Cursos:
- Superior COMPLETO ou CURSANDO Administração ou áreas afins.
Principais atividades a serem executadas:
- Manter atualizado as informações de apontamento nas etapas fabril da
empresa.
- Manter atualizados todos os dados de produção e estragos das áreas.
- Administrar os inicadores da área, dentre outras atividades.
Experiência
É indispensável experiência anterior com APONTAMENTO DE PRODUÇÃO e GESTÃO DE
PESSOAS. Experiência em Indústria.
Os interessados deverão encaminhar currículo com pretensão salarial para o
email abaixo, colocando no campo ASSUNTO o título da vaga:
rhind2010@gmail.com


FORT/CE - HOPE SELECIONA - SUPERVISOR(A) DE ALMOXARIFADO
Enviado por: "selecao.ce" selecao.ce@hopelingerie.com.br
Qua, 9 de Fev de 2011 6:31 pm

HOPE
SELECIONA
SUPERVISOR(A) DE ALMOXARIFADO
Graduação em Administração, Engenharia de Produção ou áreas afins;
Experiência anterior no cargo de Supervisor(a) de Almoxarifado preferência
na área de confecção;
Excel Avançado;
Disponibilidade para trabalhar em Maranguape-CE.
Salário compatível com o mercado, Vale Transporte + PS + PO + Refeitório
na empresa.
Interessado(a)s encaminhar currículo para o e-mail
selecao.ce@hopelingerie.com.br
Grata,
Érica Maria Afonso
Analista de RH
Recursos Humanos
Hope Lingerie
Tel.: (55 85) 3089-3000
http://www.hopelingerie.com.br/


Fonte: Grupo Mobilerhvagas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Notícia:Apagão no Nordeste durou mais de três horas e atingiu oito estados (JB)

Jornal do Brasil


O apagão que deixou às escuras várias cidades em oito estados brasileiros durou mais de três horas. O problema começou por volta das 23h30 desta quinta-feira e só foi contornado às 2h30 de hoje. Foram atingidos os estados de Alagoas, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piaí. Só o Maranhão não registrou blecaute.

O presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf),  Dilton da Conti Oliveira, disse que ainda não se sabe o que gerou o desligamento destas linhas de transmissão. "Houve uma falha no sistema e ainda não conseguimos identificar a causa. As usinas de Xingó, Sobradinho e Itaparica já voltaram a funcionar e, consequentemente, as subestações de diversos estados", acrescentou.

Conti informou que com o religamento das usinas, as empresas alimentadoras da concessionárias responsáveis pela distribuição de energia puderam cumprir seu papel e assim possibilitar o retorno da eletricidade nos estados do Nordeste. "Todo o pessoal da Chesf foi acionado. Passando essa fase de restabelecimento, vamos então ver a causa da ocorrência", disse Conti.

Segundo a GloboNews, o apagão teria sido causado por um curto-circuito em uma linha de transmissão no sertão pernambucano. Os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados.

A cidade do Salvador (BA) sofreu o apagão por volta das 23h do horário local. Da Cidade Baixa a Itapoã, ficaram iluminados somente os prédios com geradores. Às 23h30, Porto Seguro, no sul baiano, também caiu na escuridão. Idem a cidade de Senhor do Bonfim. Um dos principais eventos do calendário da cidade, o Festival de Verão funcionou com geradores. A cantora Ivete Sangalo se apresentou esta madrugada.


Fonte:jb.com.br


Notícia:Apagão no Nordeste causa cancelamentos no Aeroporto de Natal

Um voo foi transferido para Fortaleza e dois foram cancelados, diz Infraero. Demais aeroportos da região operaram normalmente durante a madrugada.

O apagão que atingiu oito estados do Nordeste entre a noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta-feira (4) prejudicou as operações no Aeroporto de Natal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De acordo com a Infraero, um voo que pousaria em Natal precisou ser transferido para Fortaleza e outros dois voos foram cancelados. Os transtornos ocorreram porque os geradores do aeroporto demoraram para entrar em funcionamento. O aeroporto já opera normalmente, segundo a Infraero.

Os voos nos demais aeroportos do Nordeste fluíram normalmente durante a madrugada. Eventuais atrasos e cancelamentos, segundo a Infraero, foram causados por outros motivos.

No Aeroporto de Fortaleza, dos 29 voos previstos para decolar até as 10h (horário de Brasília), dois 2 ( 6,9%) registraram atraso superior a 30 minutos e não houve cancelamentos.

No Recife, dos 27 voos programados, três (11,1 %) atrasaram e um (3,7%) foi cancelado. No Aeroporto de Salvador, três voos (7,3%) registraram atraso e dois (4,9%) foram cancelados, dos 41 previstos.

Em Ilhéus (BA), João Pessoa, Juazeiro do Norte (CE), Maceió e Teresina não há registro de atrasos ou cancelamentos até as 10h desta sexta. Em Petrolina (PE), apenas um voo foi cancelado no período.

Apagão
A pane que atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte ocorreu devido a uma falha no circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, no município de Jatobá, em Pernambuco. A informação é do diretor de operações da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, Mozart Bandeira Arnaud.

De acordo com o diretor, a energia já foi restabelecida em todos os estados atingidos, podendo haver falhas pontuais que deverão ser corrigidas.

A assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) afirmou que está em processo de apuração do ocorrido e deve se manifestar ainda nesta sexta sobre as causas do apagão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que aguarda um relatório detalhado do ONS para fornecer informações oficiais sobre o apagão.

 

Por G1, em São Paulo

Artigo:Crescimento brasileiro aquece o mercado de logística(NetMarinha)

O mercado dos operadores logísticos no Brasil está aquecido, mesmo com sinais de uma desaceleração em 2008 e 2009, período forte da crise mundial.  Percival Margato Júnior, diretor da Abrange Logística, que atua no mercado há 25 anos, afirma que a empresa tem uma projeção de crescimento em torno de 30% para este ano de 2011. Segundo ele, nesses últimos 2 anos,  o investimento da Abrange esteve focado na infraestrutura e também no estabelecimento de novas práticas de gestão, o que consolidou a atuação da empresa em 14 estados brasileiros.  Em entrevista, o diretor da Abrange, empresa reconhecida como referência no segmento de logística, destaca os fatores que têm desencadeado a evolução deste mercado.

"Fechamos 2010 com um nível de satisfação dos clientes superior a 90%", afirma o diretor da Abrange

Esse crescimento contínuo, até em momentos desfavoráveis, poderia ser atribuído a quais fatores?

Percival Margato Jr.: Somos uma empresa empreendedora, isto está no DNA de todos na Abrange. Buscamos o crescimento insaciavelmente. Estamos no mercado desde 1986, e no início dos anos 90, quando começaram a descobrir a importância dos serviços de logística, nós já estávamos lá. Investimos constantemente em nosso modelo de competências e conhecimentos para desenvolvermos nossas atividades, buscando com isso atender aos clientes com eficiência e qualidade.

Nesses 25 anos, o que mudou no mercado de operadores logísticos no Brasil?

- Quando houve a abertura do mercado nos anos 90, muitos operadores logísticos internacionais vieram para o Brasil. Esses operadores geraram grandes expectativas nos embarcadores brasileiros e, rapidamente cresceram e tomaram o espaço. Prometiam dominar o mercado, mas isso não aconteceu como esperavam, pois a realidade do Brasil, a infra estrutura, e os recursos humanos eram bem diferentes das quais eles estavam acostumados. As multinacionais aqui baseadas com muito capital não cresceram como planejaram, deixando espaço para os operadores nacionais, que mesmo com restrições de créditos, souberam se posicionar marcando presença no território nacional. As empresas brasileiras, tomadoras de serviços logísticos, perceberam a dinâmica, agilidade e tempo de resposta muito superior aos operadores nacionais, favorecendo a estes os serviços, pois além de oferecer qualidade, eram mais competitivos. Como já atuávamos no mercado, aos poucos, mostramos a contribuição e o benefício que nossa empresa poderia trazer para os negócios dos nossos clientes e potenciais.

Como é o nível de profissionalização dos operadores logísticos nacionais?

- Antes havia uma ausência de profissionalização. Apesar de haver bons operadores, eles não tinham padrão de metodologia e os resultados dos trabalhos nem sempre podiam ser medidos, mas o interessante era que isso também acontecia com os operadores internacionais. Hoje é inadmissível para qualquer operador logístico atuar sem metodologia formal e comprovadamente consistente, com profissionais capacitados e soluções diversificadas. Periodicamente, realizamos a Pesquisa de Satisfação dos Clientes para avaliar as críticas e o nível de exigência, responsabilidade e comprometimento com os resultados dos trabalhos que estamos entregando. Concluímos em dezembro nossa pesquisa e fechamos o ano de 2010 com um nível de satisfação dos clientes superior a 90%.

A logística está em alta no Brasil. Podemos dizer que o mercado está inflado pela atuação das transportadoras no segmento dos operadores logísticos? Isso é bom ou prejudica o mercado?
 
- O que posso dizer é que todo operador logístico domina os processos da cadeia de supply chain, quer na sua totalidade ou elos da cadeia, mas o inverso não é verdadeiro. As transportadoras tendem a se transformar em operadores logísticos e estes, em integradores logísticos. Mas, sem dúvida, existe uma profusão de empresas despreparadas dos dois lados, que comprometem a atuação de outras, quer sejam operadores ou transportadoras, prejudicando ambos, inclusive o mercado. Os dois se complementam, pois são atividades altamente especializadas. Quando o cliente busca a solução para as necessidades dele, ou tem um problema ou desafio a ser encarado cabe a empresa de logística saber se tem capacidade ou vontade de empreender e entregar o serviço. Tudo isso ficará mais fácil se o tomador do serviço souber exatamente o que quer. Caso contrário, ambos perderão tempo e dinheiro.

Então, como as empresas poderão se nortear para contratar um operador logístico?

- A maioria das empresas estão amadurecidas, mais críticas e seletivas quanto ao tipo de empresa que vão contratar. O setor caminha para a preparação de empresas fortemente especializadas em nichos determinados. Haverá uma seleção natural, mas faltarão operadores logísticos em todos os segmentos. Isso devido ao fato do Brasil estar em um crescimento intenso e acelerado. Isso não é bom para o mercado, mas por outro lado,  também gerará novas oportunidades. Com certeza, haverá uma transformação e crescerão aquelas empresas que conseguirem encantar os clientes. Nesse contexto, nós estamos nos esforçando muito para fazer a diferença. Costumo dizer, que você conhece um profissional ou empresa, na hora em que surgem os problemas.
 
Fonte: NetMarinha

Notícia:Pesquisa aponta perspectivas e problemas do setor de transporte

A NTC&Logística divulgou uma nova pesquisa, realizada com cerca de 400 transportadoras, a fim de apontar as perspectivas e principais dificuldades previstas para este ano. Segundo 32,3% dos entrevistados, o mercado terá estabilidade em 2011 em relação ao ano anterior, que apresentou crescimento médio de 15%.
Entre as dificuldades observadas, a falta de mão de obra qualificada aparece como a principal preocupação do segmento, segundo 42,7% dos empresários. Outros fatores citados incluem a ausência de capital para investimento, falta de infraestrutura em portos, estradas e aeroportos, além da escassez de veículos e equipamentos.
 
No entanto, 65,8% das companhias aferidas acreditam estar preparadas para atender a demanda deste ano, e 45,8% pretendem investir na aquisição de caminhões. 79,5% dos entrevistados declararam ter obtido resultados financeiros melhores que o de 2009, sendo que 52% atribuem o desempenho de 2010 ao aumento nos volumes de carga.
 
Fonte: Guia Marítimo News

Notícia:CearáPortos esclarece sobre paralização no Porto do Pecém

Sobre nota aqui publicada terça-feira, 1, sob o título "Pecém parou de novo na 6ª feira", Joseoly Moreira, assessor de Comunicação da Cearáportos, informa e esclarece: "Sobre o movimento de protesto dos caminhoneiros que exercem atividade no porto do Pecém, gostaria de prestar os seguintes esclarecimentos:

1) A Receita Federal não pode ser responsabilizada pelos protestos, considerando que não adotou nenhuma providência que viesse de encontro ao pleno desenrolar das operações portuárias;
2) Os fatos registrados foram pontuais, relacionados exclusivamente com o atendimento interno das empresas prestadoras de serviço que atuam no Pecém;
3) Tão logo o problema foi detectado, a Cearáportos adotou imediatas providências, reunindo-se inicialmente com os representantes da categoria para tomar conhecimento das reivindicações, mantendo em seguida contatos com os representantes das empresas prestadoras de serviço com o intuito de eliminar os gargalos;
4) Para melhorar o atendimento interno no Pecém, a Cearáportos está concluindo duas importantes obras que vão atender diretamente àqueles que exercem atividades no porto. Ao lado do "gate" foram construídos banheiros e sala de espera e até maio próximo será inaugurado o BUS - Bloco de Utilidades e Serviços que reunirá restaurante, lanchonete, agências bancária e dos correios, serviços de cartórios etc".
Tudo no meio do mar
 
Porto do Pecém: à esquerda, o píer 1, que movimenta tudo hoje, da escória ao contêiner; ao centro, o píer 2, no qual opera o navio regaseificador; à direita, a construção do Tmut e a ampliação do molhe de proteção do porto.
 
Pecados de Pecém
 
Um fiscal federal que atua no Pecém diz a esta coluna:
1) o comando do porto do Pecém, já fatigado pela longevidade, perdeu a motivação;
2) o porto não tem estrutura para os caminhoneiros - banheiros, por exemplo;
3) não há pátio de estacionamento para caminhões, nem segurança;
4) é péssima a iluminação na área externa do porto;
5) a Receita Federal e o Ministério da Agricultura trabalham 24 horas;
6) a vila de Pecém não tem atrativos para os portuários.
 

Fonte: Diário do Nordeste (Egídio Serpa)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Gbex, oportunidades que geram ações!

Por Robert Marques


Em 2009 a GBEX iniciou um processo de negociação com a SEFAZ do Piaui no intuito de agilizar as liberações de seus veículos parados nos postos fiscais do Estado com velocidade. Havia, e ainda há, uma enorme demanda no cumprimento dos prazos de entrega afetados pelas demoradas retenções. O objetivo era a implantação do serviço SEFAZNET dentro de suas instalaçoes.

Contando com o apoio do governo do estado PI na liberação de mão-de-obra fazendária em sua estrutura física trabalhando em exclusividade na digitação e processamento das NF´s transportadas pela GBEX, o foco era otimizar a liberação dos veículos e consequente entrega agil e pontual aos clientes finais.


Em outubro de 2010 deu-se a liberação do estado, e a GBEX adaptou-se fisicamente para atender as exigências necessárias afim de dar inicio a operação.

Em dezembro de 2010 a GBEX iniciou a operação fiscal dentro de sua própria estrutura, conseguindo toda a adequação durante o mês de implantação.

Hoje, a GBEX esta trabalhando com um excelente leedtime para aquela praça, entregando aos seus cleintes uma eficiência de entrega em 100% nos prazos acordados com seus clientes.

Parabéns a todos da Guanabara Express por esta realização. Com foco na satisfação de seus clientes criaram um Case de sucesso, construido com ações nas oportunidades.


Fonte: Diego Loureiro, Gerencia Comercial GBex

Por uma Logística cada vez mais feminina. - Que bom!

Olá Pessoal,

Passeando pela Net encontrei um site muito bacana e de excelente estrutura, é o www.womenandlogistics.com.

Um site focado em atender as profissionais da Logísticas.

É isso mesmo, "as" profissionais.

O "Women and Logistics" divulga os cases de sucesso, coloca na vitrine profissionais de primeira linha e auxilia no Network e na busca de informações.

O detalhe dele ser todo em inglês não é problema se você domina a lingua ou tem um Google Tradudor na barra de ferramentas.

Meninas, .... bom proveito!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Flash Post!

Fonte: Logweb

Logistica solidária da VarigLog. Parabéns!!!!

VarigLog transporta 5,2 toneladas de donativos de Salvador para o RJ

Um voo da VarigLog transportou na última quarta-feira, 28/1, de Salvador até o Rio de Janeiro, cerca de 5,2 toneladas de donativos provenientes do Nordeste com destino às vítimas da catástrofe que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro e deixou cerca de 840 mortos.

Foram doados roupas, alimentos não perecíveis, remédios e até brinquedos.




Na força do crescimento!!!

TNT abre 400 vagas em todo Brasil para diversas áreas

A TNT inicia 2011 com 400 vagas de emprego abertas em todo o Brasil. Os candidatos podem se inscrever para concorrer a oportunidades em diversas áreas, que englobam os níveis operacional, administrativo e de liderança.

As vagas vão desde motoristas de viagem, analista de controladoria, analista de RH, assistente de televendas, assistente bilíngue e executivo de vendas até gerente de vendas, gerente de filial, gerente de operações e gerente financeiro.

Outra novidade é a reformulação do "Trabalhe Conosco", no site da empresa. Agora, a TNT conta com um "Banco de currículos" no site www.vagas.com.br/tnt, no qual também estão descritas todas as vagas abertas. Essa será a principal fonte de recrutamento e, mesmo que não haja uma vaga atualmente no perfil de interesse do candidato, com o cadastro de seu currículo no Banco, ele poderá participar de processos futuros.